Quando falamos em instalação de ar-condicionado também devemos lembrar da parte elétrica, que é essencial para o seu perfeito funcionamento. É preciso fazer o dimensionamento correto tanto dos cabos quanto do disjuntor para o ar-condicionado.

O Mundo da Elétrica ensina neste artigo como calcular o disjuntor adequado para ser usado no ar condicionado, seja ele Split, portátil, inverter ou qualquer outro modelo de ar-condicionado. Aprenda também qual o procedimento correto para dimensionar disjuntor do ar-condicionado de acordo com as normas. Vamos lá pessoal!

Ao fazer a instalação elétrica de um ar condicionado devemos estar atentos com as características do ar-condicionado e da instalação elétrica. Em relação a instalação elétrica do ar-condicionado é preciso avaliar alguns itens importantes, como tensão da rede, tensão de funcionamento do ar-condicionado, local onde será instalado, seção dos cabos e qual disjuntor usar.

Disjuntor para ar-condicionado: Por que usar?

O disjuntor é um componente obrigatório e serve para proteger os circuitos de falhas elétricas, como o curto-circuito. Assim quando ocorre uma falha na corrente elétrica, o disjuntor desarma automaticamente.

Pelo fato do ar-condicionado ter um consumo de energia elétrica relativamente alto, ele necessita de um disjuntor exclusivo, que garanta a seletividade e segurança dos do circuito elétrico.

Disjuntor para ar-condicionado: Qual escolher?

Em relação ao disjuntor para ar-condicionado existem algumas tabelas para disjuntor de ar-condicionado, de acordo com as suas respectivas características. Nestas tabelas cada disjuntor possui uma corrente nominal definida de acordo com a potência do eletrodoméstico a ser ligado. É importante esclarecer que alguns fabricantes de condicionadores de ar indicam no manual ou na etiqueta da condensadora qual a corrente para cada ar-condicionado.

Aprenda dimensionar disjuntor para ar-condicionado.

Qual disjuntor escolher para ar-condicionado?

Em casos onde o fabricante não indica a corrente elétrica consumida pelo ar-condicionado, é necessário calcular a sua corrente através da sua potência elétrica. Lembre-se que a potência elétrica (watt) é diferente da potência de refrigeração (BTU), por isso não podemos converter a potência de refrigeração em potência elétrica para dimensionar os cabos e disjuntores. Isso acontece porque a capacidade de transformar energia elétrica em energia de refrigeração depende do modelo de ar-condicionado e tecnologia envolvida na construção de cada aparelho.

Como exemplo iremos usar um ar-condicionado Split inverter de 11.000 BTU, 1.200 W e com uma tensão de alimentação 220V. O Primeiro passo para fazer o cálculo e encontrar a corrente elétrica do ar condicionado é dividir a potência elétrica pela tensão elétrica, para então encontrarmos o valor da corrente elétrica. Veja na imagem abaixo como realizar o cálculo corretamente.

Aprenda dimensionar disjuntor para ar-condicionado.

Resolução para cálculo de corrente elétrica.

Após fazer o cálculo da corrente nominal do ar-condicionado precisamos multiplicar a sua corrente elétrica nominal pelo fator de serviço, que é igual a 1,25. Este fator de serviço é uma margem de segurança para que o disjuntor não desarme e seccione o circuito quando o ar-condicionado estiver em funcionamento.

Aprenda dimensionar disjuntor para ar-condicionado.

Resolução aplicando o fator de serviço.

Ao fazer a multiplicação pelo fator de serviço a corrente elétrica final é de 6,81A, sendo está a corrente elétrica usada como referência para dimensionar o disjuntor do ar-condicionado. Além de saber a corrente nominal do disjuntor é preciso ter conhecimento sobre as curvas do disjuntor, que para ar-condicionado usamos um disjuntor de curva C.

O disjuntor ideal é aquele que tem a corrente mais próxima da corrente de referência, que neste exemplo é de 6,81A. De acordo com a tabela a seguir não tem disjuntor com a corrente de 6,81A, sendo assim selecionamos um disjuntor para o ar-condicionado com o valor de corrente acima do valor de corrente de referência para o dimensionamento. Logo, precisamos de um disjuntor bipolar de 10A e com curva C.

Aprenda dimensionar disjuntor para ar-condicionado.

Tabela para disjuntores com dois polos.

Disjuntor para ar-condicionado: Considerações finais

Recomendamos que faça a leitura do manual de instalação do ar-condicionado antes de iniciar o dimensionamento ou a instalação do disjuntor. Quando o fabricante não fornece os dados sobre qual disjuntor usar ele recomenda o profissional responsável pela instalação consultar a norma NBR 5410.

Abaixo tem um vídeo do canal mundo da elétrica com uma explicação completa sobre as diferenças entre a potência de refrigeração e a potência elétrica, vale a pena conferir!

Aqui no site tem diversos artigos sobre dimensionamento de disjuntores e ar-condicionado, portanto fique à vontade para visitá-los. Também visite o canal Mundo da Elétrica, lá tem diversos conteúdos sobre ar-condicionado que vão te ajudar muito!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)