A melhor forma de se refrescar no calor dentro do carro é utilizando o ar-condicionado, mas você sabe como funciona um ar-condicionado para carros? Neste artigo o Mundo da Elétrica explica como o ar-condicionado de carros funciona e se isso gasta a energia elétrica da bateria do carro.

Algumas pessoas pensam que o ar-condicionado do automóvel funciona á base de eletricidade da bateria do carro. Esse pensamento é até compreensível, pois o ar-condicionado de uma casa funciona através de um compressor ligado á energia elétrica. Por isso é comum ter dúvidas se o ar-condicionado de um carro também funciona á base de eletricidade da bateria do carro.

Ar-condicionado para Carros

O ar-condicionado é um sistema de refrigeração voltado para a climatização do ambiente, trazendo conforto térmico paras pessoas. Nos carros o ar-condicionado tem a função de fornecer conforto térmico para os passageiros durante suas viagens.

Ar-condicionado de carro gasta a energia elétrica da bateria do carro.

Ar-condicionado de carro.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o ar-condicionado para carros não funciona somente com a bateria do veículo. O ar-condicionado utilizado para carros se aproveita do giro do motor, que através de uma polia faz o compressor funcionar. Está polia transfere ao compressor a energia vinda do giro do motor, e por isso podemos dizer que o funcionamento do compressor é mecânico. Porém essa característica mecânica do compressor de um automóvel não dispensa totalmente o uso de componentes elétricos e nem a energia da bateria.

Durante todo o tempo de funcionamento do carro, a polia fica girando em sincronia com o giro do motor, mas isso não garante que o compressor esteja funcionando. O funcionamento só vai acontecer quando houver um acoplamento desta polia com o eixo do compressor através de uma embreagem eletromagnética.

Todo o acionamento da embreagem eletromagnética e o controle de temperatura do ar condicionado acontece por meio de circuitos elétricos alimentados pela bateria, tendo um ou mais pressostatos, termostatos, relés e sensores. Também existem ventiladores internos e externos que necessitam de energia elétrica das baterias, para realizar a troca de ar tanto na parte interna quanto próximo ao condensador.

O funcionamento do compressor é mecânico.

Sistema do ar-condicionado para carros.

Ar-condicionado para carros cuidados

Viajar no conforto de um carro com ar-condicionado é muito bom, mas para não prejudicar o funcionamento do ar-condicionado é necessário fazer a sua manutenção pelo menos a cada seis meses, e essa manutenção deve ser feita sempre por profissionais qualificados. Os defeitos mais comuns de acontecer no ar-condicionado dos carros são:

  • Defeito no ventilador do condensador
  • Defeito no compressor
  • Surgimento de maus cheiros
  • Vazamento de gás refrigerante
  • Fusível do compressor queimado
  • Correia do compressor com defeito
  • Falta da correia do compressor

Ar-condicionado faz o carro gastar mais combustível?

Uma dúvida frequente é se o consumo de combustível do veículo aumenta com ar-condicionado ligado. Infelizmente o consumo de gasolina aumenta quando estamos com ar-condicionado do carro ligado, e isso acontece porque quando a polia do ar condicionado se acopla mais carga será acrescentada ao eixo do motor, e naturalmente vai ser necessário queimar mais combustível para gerar energia e manter tudo funcionando.

Uma observação interessante é que andar na estrada com os vidros abertos a mais de 80 km/h pode ser menos econômico do que imagina, porque isso causa uma interferência na aerodinâmica do carro e com isso, o carro também vai gastar mais combustível visto que a entrada lateral de vento interfere sim no rendimento. Então em alguns casos compensa ligar o ar-condicionado do carro e fechar os vidros.

A utilização da bateria do carro deixa alguns donos preocupados, pois estes entendem que o uso das funções elétricas do carro como por exemplo, ar-condicionado, som, vidro elétrico, etc podem ocasionar o descarregamento da bateria. Abaixo vamos deixar um vídeo do Mundo da Elétrica mostrando como testar a bateria do carro.

Chegamos ao fim de mais um artigo, esperamos ter ajudado a esclarecer sua dúvida. Se tiver alguma pergunta deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)