Você pensa em ser um refrigerista? Você sabe qual a função do técnico em refrigeração? Neste artigo o Mundo da Elétrica mostra quais cursos são necessários para se formar nessa área, além de explicar quais são as ferramentas importantes para quem quer trabalhar com refrigerador e climatizador, vamos lá pessoal!

Técnico em refrigeração e climatização, o que faz?

Para começar a falar deste assunto vamos entender melhor alguns termos importantes desta área! A refrigeração e climatização têm as siglas HVAC (heating, ventilating and air conditioning), ou AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado).

O profissional que trabalha com a instalação, manutenção e consertos de refrigerador e climatizador é chamado de refrigerista. Ele pode ser técnico de refrigeração ou técnico de climatização.

Caso você não saiba, o profissional que trabalha com refrigeração tem uma área bem ampla de atuação, podendo executar serviços em geladeira, freezer, bebedouro, ar-condicionado, câmaras frias e vários outros.

Refrigerador, climatizador, qual a diferença?

Veja qual a área de atuação do eletricista de refrigeração!

Técnico em refrigeração: Capacitação

O que é preciso para ser um profissional da área de refrigeração e climatização? Esta talvez seja a primeira grande pergunta a ser respondida! A lista com os principais cursos vocês podem ver abaixo:

  • Curso de refrigeração
  • Curso de climatização
  • Curso de eletricista
  • Curso de instalação e manutenção em ar-condicionado
  • Curso de instalação e manutenção em geladeiras

Você não precisa fazer todos estes cursos para começar a atuar, mas é importante destacar que quanto mais capacitação, maior será o seu mercado de trabalho. Com isso, consequentemente maior será o seu número de clientes.

Porém, você pode optar por uma área específica e focar nela! Por exemplo, fazer o curso base de refrigeração ou climatização, e se especializar em manutenção de geladeiras. Isso não é ruim, mesmo que inicialmente reduza um pouco as possibilidades de trabalho.

O lado bom é que você vai ter um conhecimento muito maior em uma determinada área, ou seja, você vai buscar ser referência nisso. Então, futuramente pode ser que você nem tenha tempo para pensar em pegar trabalhos de outras áreas da refrigeração.

Uma dica valiosa e que talvez poucos profissionais fazem uso, é que muitos fabricantes de aparelhos de refrigeração e climatização oferecem cursos específicos para manutenção de seus aparelhos, além de apostilas, materiais didáticos, vídeo aulas e etc.

Por trabalhar nas proximidades e muitas vezes intervir em sistemas elétricos, os refrigeristas devem obrigatoriamente ter curso de NR10. Aliás, este é um curso indispensável, mas infelizmente muitos profissionais não o faz. Por isso, infelizmente temos vários acidentes graves e alguns até fatais!

Eletricista de refrigeração

O refrigerista é responsável por projetar, instalar e dar manutenção em aparelhos ou sistemas de refrigeração e climatização. Como falamos, existem vários cursos na área de refrigeração, mas este profissional não pode focar apenas na sua área, visto que ele lida com outras áreas em paralelo como por exemplo, a elétrica e a mecânica.

Como vários aparelhos de refrigeração são eletromecânicos, o aconselhado é ter conhecimento também na área de mecânica, elétrica, comandos elétricos, automação e é claro, o máximo de conhecimento possível do ciclo de refrigeração.

Refrigerista: Equipamentos e ferramentas

O profissional de refrigeração deve ter todas as ferramentas básicas de um eletricista e de um mecânico. Na lista abaixo você confere as principais ferramentas da parte de refrigeração.

  • Kit Manifold
  • Termômetro Penta
  • Bomba de vácuo
  • Maçarico
  • Cortador de Tubo
  • Kit Flangeador

Todo refrigerista deve procurar sempre novos conhecimentos sobre peças, aparelhos e tecnologias na área de refrigeração e climatização. Quanto mais se capacitar, maiores são as chances de se dar bem no mercado de trabalho.

No vídeo a seguir você pode conhecer ainda mais sobre a diferença entre os tipos de ar-condicionado, além de saber todos os detalhes que é preciso observar antes de comprar o ar-condicionado. Vale a pena assistir porque essas dicas podem te fazer ter ainda mais clientes.

Gostou das dicas deste artigo? Tem muita informação gratuita e interessante aqui no site. Vale a pena continuar se capacitando, então é só clicar e acessar!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)