Os sensores são usados em vários tipos de aplicações nas indústrias, comércios e até mesmo na sua residência. Neste artigo vamos falar quais os tipos de sensores que existem e explicar a utilização de cada um, vamos lá pessoal!

Sensor: O que é?

O sensor basicamente é um dispositivo que tem a função de detectar e responder com eficiência algum estímulo. Existem vários tipos de sensores que respondem à estímulos diferentes como por exemplo: calor, pressão, movimento, luz e outros. Depois que o sensor recebe o estímulo, a sua função é emitir um sinal que seja capaz de ser convertido e interpretado pelos outros dispositivos.

Sensor: Quais as aplicações?

A escolha do sensor depende exclusivamente do objetivo da sua instalação. Portanto, é preciso avaliar as condições do ambiente e optar pelo sensor mais adequado para aquela atividade. Na sequência vamos mostrar os tipos de sensores e dar exemplos de utilização para cada um!

Tipos de sensores: Sensor acústico

Quais são os tipos de sensores?

Conheça as principais aplicações do sensor acústico!

Este tipo de sensor utiliza o retorno do eco que se propaga na velocidade do som, sendo um dos tipos de sensores usados para captar distâncias. O sensor acústico foi usado nas câmeras polaroides e é usado em muitos estudos que trabalham com sistema sonar. Outra utilização do sensor acústico é no sistema de estacionamento dos carros mais modernos.

Tipos de sensores: Sensor elétrico

Quais são os tipos de sensores?

Conheça as principais aplicações do sensor elétrico!

Os sensores elétricos detectam variações em grandezas elétricas como por exemplo, um aumento de correte elétrica ou mesmo a variação da tensão elétrica. Estas mudanças provocam algum tipo de sinal para mudar o status de um circuito específico, comutar um relé. O uso deste tipo de sensor é muito comum em circuitos de detecção de tensão, relés de proteção contra sobrecorrente ou sobretensão.

Tipos de sensores: Sensor magnético

Para que serve o sensor magnético?

Conheça as principais aplicações do sensor magnético!

Os sensores deste tipo são usados para detectar a abertura de portas ou janelas. O sensor magnético é composto por uma pequena caixa plástica que tem em seu interior duas lâminas metálicas milimetricamente afastadas. A ação do campo magnético é justamente nestas lâminas que quando se fecham, permitem a circulação de corrente. Este campo magnético é obtido através de um ímã!

O sensor é colocado em um ponto fixo na janela ou na porta. Quando o a porta ou janela está fechada, o ímã permanece com o contato fechado, e quando a porta ou janela está aberta, o contato se abre e informa a central que dispara o alarme. Portanto, este tipo de sensor é bastante usado para informar arrombamento de portas ou janelas.

Sensores indutivos também são sensores magnéticos, estes sensores criam um pequeno campo magnético em sua ponta e quando um metal passa próximo a ele perturbando o campo magnético, o sensor consegue captar essa perturbação e envia um sinal que pode ser interpretado por algum circuito ligado ao sensor, como um microprocessador por exemplo.

Tipos de sensores: Sensor mecânico

Quais são os tipos de sensores mecânicos e para que serve?

Conheça as principais aplicações do sensor mecânico!

Estes sensores são os que possuem capacidade para detectar as posições, movimentos ou presença por meio de recursos mecânicos. Entre as principais aplicações, podemos citar a presença de objetos em um determinado lugar, a detecção de fechamentos ou aberturas de portas, sendo que o sensor de fim de curso é um dos mais conhecidos.

O sensor de fim de curso tem como objetivo evitar que um motor continue funcionando mesmo após a peça de movimentação chegar ao ponto máximo. Caso o fim de curso não seja instalado corretamente, certamente resultará em sobrecarga podendo causar um circuito de acionamento.

Tipos de sensores: Sensor óptico

Conheça as principais aplicações do sensor óptico!

Onde são usados os sensores ópticos?

Estes sensores também são conhecidos como fotoelétricos e usa a propagação da luz para seu funcionamento. O sensor óptico é utilizado para indexar objetos e também pode ser usado para medir a distância em que este objeto se encontra em relação ao sensor.

Este tipo de sensor é usado em vários lugares que muitos de vocês tem convívio diário. Em portas de elevador, em mouse de computador, leitor de código de barra, em sistemas de ré dos veículos mais modernos e muitos outros.

Tipos de sensores: Sensor térmico

Qual a aplicação do sensor térmico?

O que é e para que serve o sensor térmico?

Este tipo de sensor fornece uma determinada resposta quando é submetido à uma mudança de temperatura. Existem vários tipos de sensores térmicos e são diversas as aplicações!

O sensor térmico mais conhecido é o termômetro que quase todo mundo tem casa. Ele é usado para medir a temperatura corporal. Este tipo de sensor de temperatura é muito utilizado em ambientes onde é necessário manter uma determinada temperatura, como por exemplo as câmaras frias. Neste caso, o sensor envia uma resposta quando percebe que a temperatura está fora do ideal, e de acordo com esta resposta a refrigeração é desligada ou acionada.

É importante informar que existem sensores específicos que se encaixam dentro destes grupos citados que são os mais comuns. Espero que tenha ficado bem claro que não são os sensores que acendem a lâmpada, fecham a porta e etc., eles apenas enviam sinais para outros componentes que desempenham esta função, por isso a elétrica e eletrônica são tão fascinantes.

Eu poderia ficar horas falando das aplicações dos sensores, mas quero deixar um desafio para vocês. Deixe nos comentários qual tipo de sensor você conhece e qual aplicação que você sabe não foi citada nos exemplos que passamos.

Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder. Continue acessando o site Mundo da Elétrica, porque semanalmente postamos várias informações que podem ajudar na sua capacitação profissional.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “O que são sensores e quais as suas aplicações?”

  1. Givaldo Lima

    Muito bom esse trabalho, são informações resumidas mais com muita propriedade.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Givaldo!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)