Você já ouviu falar em termostato? Provavelmente sim! Mas, você sabe dizer o que é um termostato? Neste artigo do Mundo da Elétrica vamos explicar o que é um termostato, as aplicações do termostato e como funciona um termostato. Então, vamos lá pessoal?

O que é um termostato?

O termostato é um dispositivo muito utilizado na automação de processos. Ele é capaz de detectar as variações de temperatura e corrigir essas variações, para que a temperatura se enquadre dentro dos valores pré-estabelecidos.

Devido à sua capacidade de detectar e adequar a temperatura do sistema, o termostato está presente em diversos tipos de equipamentos, aparelhos ou sistemas que necessitam desta detecção/correção da temperatura, de uma forma automática e eficaz.

Estes são alguns exemplos da aplicação do termostato:

  • Geladeiras
  • Sistemas de ar-condicionado
  • Equipamentos de laboratórios
  • Berços aquecidos
  • Estufas
  • Aquários
Como funciona um termostato.

Exemplo de um tipo de termostato.

Como funciona um termostato?

O termostato é caracterizado por ser composto basicamente por duas partes: o sensor e o regulador. Como dito anteriormente, o termostato tem a capacidade de perceber as variações nos níveis de temperatura e corrigir essas variações. Cada uma das partes do termostato desempenha uma dessas funções.

O sensor do termostato é a parte que detecta as variações da temperatura, sejam elas acima ou abaixo do programado. Quando o sensor percebe essas variações, ele envia um sinal para o regulador.

Ao receber o sinal do sensor, o regulador, que estará ligado em algum equipamento, toma as medidas necessárias para que a temperatura se adeque aos níveis estimados anteriormente.

Tipos de termostato

Existem diferentes tipos de termostatos. Cada um é desenvolvido para exercer a sua função de detecção/controle de temperatura de acordo com as condições de uso do componente e com os limites da temperatura de trabalho.

A seguir, falaremos sobre alguns dos tipos de termostato encontrados no mercado atualmente.

Termostato bimetálico

No caso do termostato bimetálico, são usados dois metais com coeficientes de dilatação diferentes, juntamente com o contato principal. Os materiais que podem ser usados nessa aplicação são: cobre, ferro, aço ou latão.

Enquanto a temperatura está dentro do estabelecido, as chapas metálicas fazem com que a passagem da corrente elétrica seja estabelecida no circuito. Quando ocorre a variação desta temperatura, os metais começam a se dilatar.

Devido ao fato de que cada material possui um coeficiente de dilatação diferente, um metal vai se dilatar mais do que o outro, fazendo com que as chapas se curvem e deixem de estabelecer a passagem da corrente, interrompendo o funcionamento do circuito.

Sensor de temperatura a gás

Este tipo de termostato usa o princípio da dilatação do gás. Este princípio denomina que um gás ideal sofre expansão quando é aquecido. Entretanto, em locais confinados, o volume não sofre mudanças, mas sim a pressão do gás.

Deste modo, o sensor de temperatura a gás mede a pressão interna do sistema onde está instalado e consegue determinar a atmosfera correspondente de acordo com a unidade registrada.

Termostato digital

Os termostatos digitais usam sensores eletrônicos como por exemplo, os termopares e os termistores. Os termistores variam a sua resistência elétrica de acordo com a temperatura do sistema, e de acordo com o registro do termistor, é possível determinar a temperatura em que o ambiente se encontra.

Os termopares são equipamentos que utilizam um conjunto de dois filamentos metálicos de materiais diferentes. Os termopares registram a mudança do potencial elétrico das suas pontas a partir da variação da temperatura, possibilitando a medição.

Para escolher o termostato que melhor atende a necessidade do seu sistema, conheça bem as finalidades que o termostato deverá atender, assim como é importante conhecer a forma de atuação do termostato.

O Mundo da Elétrica preparou um vídeo especialmente para explicar como funciona o termopar, citado anteriormente. Neste vídeo, explicamos o que é um termopar e o princípio de funcionamento de um termopar. Vale a pena conferir!

Gostou de aprender sobre o termostato? Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário para a gente! A sua dúvida pode ser respondida e até virar tema de um artigo aqui no Mundo da Elétrica.

Não deixe de conferir os outros artigos aqui do site e nos seguir em nossas redes sociais para ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)