Sensor NTC – Características e funcionamento!

Escrito na categoria "Componentes elétricos" por Henrique Mattede.

Você conhece muito sobre o sensor NTC? O que é NTC? A que grupo de sensores ele pertence? Como funciona? Se você está com alguma dúvida sobre este tipo de sensor, o Mundo da Elétrica vai te ajudar a entender mais sobre o sensor de temperatura Termistor NTC. Então vamos lá pessoal!

Mas antes de começarmos a falar do NTC em si, precisamos explicar o que é um sensor de temperatura, além de falar sobre o grupo ao qual o sensor NTC faz parte.

Sensor de Temperatura

O sensor de temperatura basicamente pode ser definido como um dispositivo de monitoramento, que com base em um funcionamento interno, consegue detectar a temperatura de um certo local ou equipamento e enviar um sinal de saída com a informação da respectiva temperatura.

Também conhecido como sonda de temperatura, este dispositivo pode ser usado em instalações prediais, comércios, veículos, equipamentos industriais, eletrodomésticos, etc. Porém, o método e o tipo de medição variam de acordo com o tipo de sensor, que pode ser:

Sensor de Temperatura: Termistor

O sensor de temperatura do tipo termistor é um sensor que tem uma variação de resistência proporcional à temperatura! Ele também pode ser definido como um dispositivo semicondutor e tem uma incrível sensibilidade à temperatura, quando ela está dentro dos seus valores limites.

Este tipo de sensor (Termistor) não possui polarização elétrica e é muito usado em alarmes, circuitos eletrônicos de redução de calor, termômetros, dissipadores de calor, dentre outros. Além disso, existem dois tipos de termistores, o termistor PTC e o termistor NTC.

O que é PTC?

PTC é uma sigla para Positive Temperature Coefficient ou Coeficiente Positivo de Temperatura, em português. Essa sigla pertence ao sensor termistor que aumenta a sua resistência elétrica de acordo com o aumento da temperatura do local ou do dispositivo medido.

O que é NTC?

NTC é uma sigla para Negative Temperature Coefficient ou Coeficiente Negativo de Temperatura, em português. Este é o completo oposto ao tipo falado anteriormente, já que o termistor NTC diminui a sua resistência elétrica conforme o aumento da temperatura do local ou do dispositivo medido.

O termistor NTC é o tipo mais usado de termistor, pois ele tem uma sensibilidade altíssima ao aumento de temperatura e também porque a sua fabricação é de certa forma mais fácil.

Porém, devido ao fato de ter uma alta sensibilidade, a relação de variação da temperatura e da resistência elétrica deste sensor não é linear, apresentando na maioria das vezes um comportamento exponencial.

Sonda de Temperatura NTC: O que é?

Gráfico Exponencial da relação Resistência x Temperatura do Sensor NTC!

Geralmente, os termistores conseguem trabalhar em um intervalo de temperatura que vai dos -200ºC até os +1000ºC! No entanto, na faixa de temperatura que compreende dos -50ºC aos + 150ºC o sensor NTC tem uma estabilidade maior.

Ele até funciona fora dessa faixa, mas sem muita precisão que é a sua principal qualidade. Devido às suas características, o sensor NTC pode ser usado nas seguintes aplicações:

Termistor NTC: Exemplo de Funcionamento

Uma aplicação muito usada desse sensor é a medição de temperatura em determinados líquidos, e isso é feito através da conexão do sensor NTC com um controlador de temperatura.

Quando o sensor faz a medição de temperatura, ele emite um sinal através da resistência do NTC. O que o controlador de temperatura faz, é ler esse sinal e convertê-lo na temperatura real do ambiente por meio de cálculos internos.

Veja a imagem abaixo mostrando um exemplo que quando conectado à um multímetro, o sensor emite diferentes valores de resistências ao ser colocado em líquidos com diferentes temperaturas.

Sonda de Temperatura NTC: O que é?

Variação da resistência do Sensor NTC em líquidos de diferentes temperaturas!

Já conectado à um controlador de temperatura, o que é exibido é o valor real da temperatura em que os líquidos se encontram!

Sonda de Temperatura NTC: O que é?

Medição da temperatura da água com o Sensor NTC e o Controlador de Temperatura!

Sabendo isso, é possível dar muitos outros usos à este sensor, bastando usar a criatividade de um profissional.

Um outro tipo de sensor que muita gente não sabe usar é o sensor de nível, você conhece este sensor? Caso queira aprender também sobre este tipo de sensor, basta ver o vídeo abaixo do Mundo da Elétrica!

E aí, você sabia tudo isso sobre o sensor NTC? Compartilhe este artigo com os seus amigos para eles aprenderem também! Ah, e se tiver ficado alguma dúvida, não hesite e deixe-a aqui nos comentários para que possamos te responder.

Quer ver conteúdos exclusivos do Mundo da Elétrica? É só nos seguir nas redes sociais e continuar acompanhando o nosso site!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário