A fotocélula ou o relé fotoelétrico é muito utilizado, sendo um dispositivo que está entre os dispositivos pioneiros da automação residencial, embora atualmente pareça ser algo extremamente comum. Iremos falar o que é exatamente o que é a fotocélula, como funciona a fotocélula e como instalar fotocélula, vamos lá pessoal!

Fotocélula: O que é e como funciona?

A fotocélula ou relé fotoelétrico hoje pode parecer uma coisa simples e comum, porém quando foi inventada, ela definitivamente trouxe muita praticidade e economia de energia elétrica. Podemos citar que a principal função da fotocélula é possibilitar que um determinado circuito seja acionado ou não de forma automática, através da quantidade de luz detectada pela fotocélula.

Com esta função, surge uma infinidade de aplicações para fotocélula, seja residencial, predial, industrial e entre outras. Um dos exemplos práticos de aplicação para a fotocélula, é no acionamento das lâmpadas dos postes, que acendem automaticamente ao escurecer.

É importante destacar que o nome fotocélula não é o mais adequado para este dispositivo, embora seja comumente usado por muitas pessoas, inclusive alguns profissionais da área. Na verdade fotocélula, célula fotovoltaica, célula fotoelétrica são termos usados se referir às células coletores de energia solar, mas como ambos os dispositivos trabalham de acordo com o princípio da iluminação, como fonte de acionamento ou fonte de energia, esta confusão com os nomes é muito comum.

Dicas de como instalar uma fotocélula

Como ligar relé fotoelétrico.

Fotocélula: Funcionamento

O funcionamento de todo relé se configura basicamente como um contato normalmente aberto ou normalmente fechado, sendo que seu acionamento é de acordo com algum fator ou configuração, que no caso do relé fotoelétrico, este fator é a quantidade de luz que incide sobre o sensor da fotocélula, que nada mais é do que um sensor LDR (light dependente resistor, que traduzindo é resistor dependente de luz).

O Sensor LDR é fundamental para o funcionamento do relé fotoelétrico, pois o sensor LDR é capaz de variar uma pequena resistência de acordo com a quantidade de luz incidida sobre ele, ou seja, de acordo com a variação desta resistência é possível fazer com que uma determinada corrente, circule ou não por uma bobina, que fará com que um contato venha abrir ou fechar, dessa forma comutando o circuito que estará ligado a este relé.

Fotocélula: Aplicação

Assim como um interruptor simples, o relé fotoelétrico também possui basicamente a função de acionar ou não um ponto de iluminação, porém a fotocélula é responsável por acionar este ponto de iluminação de acordo com a variação de luz sobre ele, ou seja, se tiver pouca luminosidade sobre a fotocélula ele aciona o ponto de iluminação.

O local mais comum onde podemos encontrar os relés fotoelétricos é no acionamento de lâmpadas em postes de iluminação, além de também poder ser usado para automatizar a iluminação em diversas áreas, como por exemplo jardins, garagens, corredores, trilhas e entre outros.

Fotocélula: Cuidados para a instalação.

Antes de ensinar como instalar fotocélula, devemos tomar alguns cuidados. O primeiro cuidado que devemos ter certificar que o circuito está desenergizado, portanto desligue o disjuntor do circuito onde será instalado a fotocélula ou disjuntor geral.

Usando uma chave de teste ou multímetro, certifique que o circuito está desligado e que ninguém irá ligar o este circuito acidentalmente, para isso recomendamos o uso de um cadeado.

É importante destacar que a potência máxima da grande maioria das fotocélulas disponíveis no mercado são de 1000W, e dessa forma a máxima corrente elétrica que um relé fotoelétrico destes é capaz de suportar seria de aproximadamente 7,8A para um circuito de 127V ou 4,5A para circuito de 220V.

É preciso ficar atento em relação a posição que o relé fotoelétrico ficará instalado, pois se o relé for instalado com o visor do sensor LDR voltado diretamente para a lâmpada que ele estará acionando, ocorrerá um efeito “pisca pisca”. Portanto o visor sempre deve ser instalado com o visor do sensor LDR voltado para a direção onde tenha menor incidência de luz.

Fotocélula: Como instalar.

A instalação da fotocélula é relativamente simples, pois com a exceção de alimentar o relé fotoelétrico para seu funcionamento interno, o restante da instalação é a mesma para ligar uma lâmpada, ou seja, é o mesmo de estar usando um relé fotoelétrico no lugar do interruptor do interruptor.

O primeiro passo instalar a fotocélula é fazer a sua alimentação, neste caso alimentamos com fase e neutro para instalações de 127V ou fase e fase, para instalações de 220V, lembre-se que estes valores podem mudar de acordo com a sua região e tipo instalação. Veja o esquema de ligação na imagem abaixo.

Dicas de como instalar fotocélula.

Primeiro passo para instalar relé fotoelétrico.

O segundo e último passo é a instalação da lâmpada, então ligamos o cabo de retorno do relé fotoelétrico diretamente ao borne central do receptáculo, por questão de segurança. Em seguida ligamos ao outro borne do receptáculo uma o cabo neutro, como podemos ver no esquema de ligação na imagem abaixo.

Dicas de como instalar fotocélula.

Segundo passo para instalar relé fotoelétrico.

Para facilitar o entendimento de como instalar o relé fotoelétrico, este vídeo abaixo mostra passo a passo a instalação da fotocélula, para que não reste dúvidas em relação a sua instalação correta.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer como fazer a instalação de um relé fotoelétrico e como ele funciona. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

4 comentários para “Dicas de como instalar fotocélula”

  1. Marnon Alves Cardoso

    Henrique fera obrigado pelas suas matérias e ensinamentos se você puder trazer novidades com esquema de ligação do dimmer digital

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Marnon! Sugestão anotada!

      Responder
  2. Moisés Santana

    Quero agradecer por compartilha conhecimento tão relevante para pessoas que querem aprende elétrica ou apenas tira dúvidas mais uma vez o obrigado e um forte abraço.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Moisés!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)