O que é tabela ANSI e para o que serve!

Você sabe o que significa ANSI? Sabe a importância de regulamentar elementos na área da elétrica? Conhece alguma norma de padronização? Hoje o Mundo da Elétrica irá falar sobre a tabela ANSI, além de mostrar como usá-la. Então, vamos lá pessoal!

É muito comum no dia a dia de um técnico ou engenheiro elétrico a leitura e a interpretação de diagramas e projetos. E por isso, é de grande importância a padronização de elementos e nomenclaturas para facilitar a compreensão e tornar mais acessível a análise. Pensando nisso, muitas organizações e instituições ao redor do mundo criaram normas e regulamentos.

Mas o que é a Tabela ANSI?

Primeiramente vamos entender o significado da sigla ANSI! O Instituto Nacional Americano de Padrões (American National Standards Institute ou ANSI), foi uma organização fundada em 1918, que tinha como objetivo elaborar e reunir normas e/ou diretrizes de outros institutos.

Tendo em vista normatizar as funções de dispositivos de proteção, como disjuntores e relés, a ANSI elaborou uma tabela de códigos que são definidos por meio de uma sequência numérica. Em outras palavras, ela identifica os dispositivos de proteção através de um número!

Os dispositivos podem corresponder a um código numérico, por exemplo “76- relé de sobrecorrente CC”, ou eles podem ter vários números associados as suas funções, como: “50- relé de sobrecorrente instantâneo” e “51- Relé de sobrecorrente temporizado”.

Eles podem também ter variantes simbolizadas por letras com funções de sufixo ou prefixo, que especificam ainda mais o dispositivo. Por exemplo, “50N- relé de sobrecorrente instantâneo de neutro”.

É possível encontrar várias versões da tabela ANSI completa em PDF em sites na internet. Ela possui uma quantidade muito grande de dispositivos o que torna inviável decorá-la! Porém, é essencial saber os mais utilizados se você necessita fazer uma análise rápida de um diagrama, e por isso o Mundo da Elétrica selecionou e mostra quais são nas imagens abaixo!

Relés mais usados da tabela ANSI.

Principais relés protetores da tabela ANSI.

Além dos relés de proteção descritos na imagem acima podemos citar:

Na tabela abaixo, temos outros dispositivos protetores e os seus respectivos códigos que são importantes conhecer.

Dispositivos protetores mais usados da tabela ANSI.

Principais dispositivos de proteção da tabela ANSI.

Aplicação

Na imagem abaixo, temos um exemplo de aplicação dos códigos da tabela ANSI em um sistema de relés protetores para um disjuntor. O sistema possui um único dispositivo de relé protetor que realiza várias funções, como:

Esquema elétrico com os códigos da tabela ANSI.

Diagrama elétrico usando a norma ANSI.

Observe como as letras após o código numérico mostram a finalidade do dispositivo, como “G” para “terra” ou “P” para “fase”.
Se os sinais recebidos sugerirem qualquer uma das condições anormais citadas acima, o relé protetor enviará um sinal de comando ao disjuntor para abri-lo. O disjuntor é designado pelo código 52, como mostrado no símbolo da caixa no diagrama acima.

Além da norma ANSI, é ideal que o profissional conheça e saiba aplicar pelo menos as normas mais utilizadas na elaboração dos diagramas elétricos. Uma das normas técnicas mais usadas no Brasil é a ABNT, que foi publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica para aprender mais sobre ela!

Convidamos você para se inscrever no canal do Mundo da Elétrica no YouTube, pois sempre postamos conteúdos importantes sobre eletricidade. Continue também acompanhando o nosso site para que você possa aprender mais. Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre esse assunto, você pode deixar o seu comentário abaixo que iremos te responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário