Relé de impulso – Para que serve e como instalar!

Escrito na categoria "Comandos Elétricos" por Henrique Mattede.

Você sabe o que é um relé de impulso e como ele é instalado? Já ouviu falar sobre o telerruptor? É por causa deste componente que você nunca mais vai usar um interruptor three-way ou four-way! Então, vamos lá pessoal!

O que é telerruptor?

O telerruptor em si não é nenhuma novidade, mas caso você não saiba, ele também é muito conhecido como relé de impulso. Ele é um componente bem compacto e que ocupa o mesmo espaço de um disjuntor DIN no QDC.

O relé de impulso é extremamente versátil, sendo muito conhecido por causa das suas aplicações em sistemas de iluminação. Porém, o telerruptor também pode ser utilizado em outras aplicações, inclusive em comandos elétricos!

Para você ter ideia, a Schneider Electric tem o telerruptor iTL da linha Acti9 que suporta uma corrente nominal de até 16A! Ele é ideal para diversas aplicações, dispensando o uso de contatores.

O que é telerruptor e como ele funciona?

Telerruptor da Schneider e o seu esquema de ligação simples.

Como funciona o relé de impulso?

O relé de impulso funciona com o auxílio de um botão pulsador, que pode ser uma botoeira sem retenção ou interruptores usados em campainhas. Sempre que este botão é pressionado, o contato de saída do telerruptor é comutado, podendo ligar ou desligar uma carga.

Existem vários modelos de telerruptores que possuem diferentes configurações para os contatos de saída. Por exemplo, a Schneider Electric tem modelos com até 4 polos e que podem variar entre contatos NA e NF.

O que é telerruptor e como ele funciona?

Ligações para diversos tipos de telerruptores da Schneider.

Entre as diversas características de um telerruptor, o seu maior diferencial é que internamente ele tem um sistema eletromagnético. Este sistema é capaz de “memorizar” o estado no qual o relé de impulso estava antes de ser desligado! Isto é possível porque ele tem contatos com posições mecânicas estáveis, que são alterados através de pulsos eletromagnéticos na sua bobina.

Cada pulso recebido pela bobina inverte a posição do contato, que permanece igual até receber outro pulso. Vale a pena lembrar que, no intervalo entre os pulsos o consumo de energia é zero, contribuindo para um consumo praticamente nulo do componente!

Vantagens do relé de impulso

O relé de impulso é um excelente substituto dos interruptores three-way e four-way, pois com ele é possível utilizar quantos pulsadores forem necessários para acionar uma carga, ou seja, a quantidade de pulsadores é ilimitada!

Mais uma vantagem do telerruptor é que você pode economizar na quantidade de cabos e usar condutores de menor secção transversal, pois o sinal de comando é de baixa corrente e não permanece energizado por muito tempo.

Em comparação aos interruptores tradicionais, o relé de impulso suporta maiores níveis de corrente elétrica, em alguns casos dispensando até mesmo a utilização de drivers.

O telerruptor da Schneider tem na sua face alguns comandos. Por exemplo, ele possui uma chave manual que é prioritária, ideal para fazer testes!

Além disso, ele tem outra chave que serve como ponto de desconexão, e que é muito usada para fazer as intervenções de manutenção, ou seja, ao colocar ela em OFF, não é possível acionar a carga pelos pulsadores, contribuindo para uma manutenção mais segura.

Entenda o que é relé de impulso, para que serve e como funciona o relé de impulso!

Funções manuais do Relé de impulso Schneider.

Exemplo de instalação do relé de impulso

Neste exemplo, são usadas três botoeiras sem retenção, e para fazer a instalação é muito simples!

O primeiro passo é alimentar com a fase R todas as botoeiras que estão em paralelo e o borne 1 do telerruptor. Em seguida, deve-se interligar as saídas de todas as botoeiras e fazer uma derivação para o borne A1 do telerruptor.

O que é telerruptor e como ele funciona?

Esquema do telerruptor. Alimentação das botoeiras, borne A1 e polo 1 do telerruptor.

Logo após, um cabo é ligado ao borne 2 do relé de impulso e na entrada da lâmpada, e por último, o borne A2 do relé de impulso e a saída da lâmpada são alimentados com a fase S.

O que é telerruptor e como ele funciona?

Esquema completo do telerruptor. Alimentação da lâmpada, borne A2 e polo 2.

Pronto, viu como é fácil! Com isso, agora é possível acionar a lâmpada por qualquer botoeira, e se for necessário mais botoeiras é só instalar elas em paralelo com as outras.

Relé de impulso para acionar bombas de sucção

Uma outra situação em que o telerruptor pode ser usado é no acionamento de bombas de sucção, por exemplo ao drenar a água da garagem de um prédio.

Este sistema pode ter duas bombas, sendo que cada vez que ele for acionado uma bomba diferente deve ser usada, aumentando assim a vida útil delas.

É por isso que sempre falamos que o profissional deve buscar se capacitar cada vez mais, pois apesar do relé de pulso não ser uma tecnologia muito nova, o componente pode receber várias melhorias do fabricante, ampliando o seu campo de aplicação e facilitando a sua utilização!

Onde conseguir o relé de impulso?

Dispositivos como estes estão bem mais acessíveis! Caso você não saiba, dá para comprar facilmente pela internet na loja da Schneider Electric. Isso sem contar que você tem a possibilidade de comprar com descontos e outros benefícios!

São muitas as opções de componentes, para as mais diversas aplicações! Para comprar com descontos é só você entrar na loja.se, selecionar o produto e adicionar o cupom “Mundo8” antes de finalizar a compra. Com este cupom você tem um desconto de 8% no seu pedido que vale para qualquer produto da loja.

Outro detalhe bem legal é que com a nota fiscal da sua compra é possível acumular pontos e trocá-los por prêmios ou brindes. Caso você já esteja cadastrado como eletricista, a sua nota já é adicionada automaticamente e os pontos são convertidos. Para ter acesso a tudo isto e entender melhor como funciona, acesse o portal do parceiro Schneider.

Para compreender melhor o que é o telerruptor, colocamos abaixo um vídeo do canal Mundo da Elétrica que explica todos os detalhes sobre este dispositivo.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, você pode deixar o seu comentário aqui embaixo que vamos te responder. Também fique à vontade para acompanhar o conteúdo do nosso site e do canal Mundo da Elétrica!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário