Relé temporizador – Características e funcionamento

Escrito na categoria "Comandos Elétricos" por Henrique Mattede.

Alguma vez você já usou o relé temporizador? Sabe o que é temporizador e para o que ele serve? Quais são os seus tipos? Acompanhe o Mundo da Elétrica nesse artigo que vamos responder todas essas perguntas e falar de tudo sobre o relé temporizador, que é um componente importante e muito usado nos sistemas de automação em comandos elétricos. Vamos lá pessoal!

O que é Relé Temporizador?

O relé temporizador, timer ou relé de tempo, como também é chamado, pode ser definido como um dispositivo que é capaz de fazer processos de comutação através da manipulação de tempo.

Mas o que isso quer dizer? Isso significa que manipulando o tempo antes, durante ou após o seu acionamento, o relé temporizador comuta os seus contatos e consegue realizar funções como:

Tipos de Relés Temporizadores

Assim como os outros contatores e relés, o relé temporizador possui contatos auxiliares, que se comutam a partir da contagem do tempo configurado.

Existem alguns tipos de relés temporizadores, mas além disso, existem diversos modelos, os quais podemos citar:

Veja abaixo os diferentes tipos de relés temporizadores, para que você entenda o que cada tipo de relé pode fazer.

Temporizador com retardo na desenergização (off delay)

Esse tipo de relé trabalha desenergizando o circuito após o tempo configurado nele. Ou seja, após a energização da sua bobina, esse relé comuta os seus contatos imediatamente e dá início ao processo de contagem do tempo que foi ajustado nele.

Assim que esse tempo programado chega ao fim, os contatos que foram comutados voltam para as suas posições originais, cessando a passagem de corrente para o circuito que estava ligado.

Observe na imagem abaixo como é a simbologia deste relé temporizador (off delay).

Tipos de Relés Temporizadores!

Temporizador Off Delay e Simbologia!

Temporizador com retardo na energização (on delay)

Esse tipo de relé trabalha energizando o circuito após o tempo configurado nele. Ou seja, no momento que a sua bobina é energizada, esse relé dá início ao processo de contagem do tempo que foi ajustado nele.

Quando o tempo que foi programado acaba, o relé realiza a comutação dos seus contatos, os deixando nesta posição até que a energia seja cortada.

Veja na imagem abaixo como é a simbologia deste relé temporizador (on delay)

Tipos de Relés Temporizadores!

Temporizador On Delay e Simbologia!

Temporizador estrela-triângulo

Esse temporizador trabalha da seguinte forma: quando ele recebe a alimentação e a sua bobina é energizada, a comutação dos seus contatos estrela acontece imediatamente.

Quando o tempo que foi programado nesse relé acaba, os contatos estrela retornam para a sua posição original, e quando isso acontece, o relé inicia uma nova contagem de tempo (geralmente 100 milissegundos).

E por fim, ao chegar no final dessa nova contagem, os contatos triângulo do relé se comutam, permanecendo assim até o interrompimento da alimentação. Observe a simbologia desse temporizador na imagem abaixo.

Tipos de Relés Temporizadores!

Temporizador Estrela-Triângulo e Simbologia!

Temporizador com pulso na energização

Esse tipo de temporizador trabalha com a energização temporária. Os seus contatos comutam no momento que ele recebe energia da fonte de alimentação, mas simultâneo à isso, a contagem do tempo ajustado também começa.

Quando o tempo termina, os contatos comutados retornam para as suas posições iniciais. Veja abaixo como é a simbologia deste relé.

Tipos de Relés Temporizadores!

Temporizador com Pulso na Energização e Simbologia!

Temporizador cíclico

Esse temporizador trabalha com duas programações de tempo, porque ele funciona assim: Quando é alimentado e a sua bobina é energizada, os contatos do relé se comutam na hora e depois de um determinado tempo, voltam para as suas posições originais.

Esse processo de comutação e volta para a posição original se repete, criando um ciclo até que a energia seja interrompida. Então, as duas regulagens são: o tempo que será ajustado para que os contatos permaneçam comutados e o tempo que será ajustado para que os contatos permaneçam nas posições originais.

Veja abaixo a simbologia deste relé cíclico.

Tipos de Relés Temporizadores!

Temporizador Cíclico e Simbologia!

Os relés temporizadores são usados em ampla escala nas áreas industriais, tanto em processos produtivos microprocessados quanto em processos produtivos com eletrônica convencional.

Agora que você já conhece os tipos e o que é um relé temporizador, qual deles escolheria? Para ter mais uma opção de escolha, veja esse vídeo do Mundo da Elétrica sobre um incrível relé temporizador. Com certeza vale a pena assistir!

Chegamos ao fim de mais um artigo do Mundo da Elétrica, esperamos que tenha gostado e que continue acompanhando as nossas postagens!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário