Você sabe o que é um relé temporizador e como realizar a ligação de um relé temporizador? Neste artigo o Mundo da Elétrica mostra como temporizar o acionamento de um contator é ligar contator e relé temporizador com diagrama.

Existem muitas máquinas, processos industriais e até mesmo sistemas de iluminação que necessitam de temporização, ou seja, algo que precisa ser ligado ou acionado em um momento específico.

Relé Temporizador

O relé temporizador ou também conhecido como relé de tempo e timer, é o termo usado para denominar qualquer relé que realizar operações de comutação de acordo com o tempo que é ajustado, após este tempo ser excedido seus contatos comutam. Sua aplicação é frequente em processos industriais, como por exemplo em partidas de motores, fornos industriais, quadros de comando elétrico etc.

O modelo de relé temporizador que vamos utilizar na montagem do comando, possibilita regular o tempo de acionamento do relé em segundos, minutos ou horas. Outra grande vantagem é que este modelo de relé de tempo pode ser usado como retardo na energização ou pulso na energização.

Retardo na energização ou pulso na energização.

Relé temporizador em segundos, minutos e horas.

Nesta montagem vamos utilizar um disjuntor, um relé temporizador, um contator e uma chave seletora de duas posições. O objetivo do comando é que o temporizador acione um contator depois de um certo tempo do acionamento do circuito.

O objetivo do comando é que o temporizador assone um contator depois de um certo tempo do acionamento do circuito.

Componentes utilizado para ligação do relé de temo com contator.

Antes de iniciar a montagem é preciso entender os contatos do relé temporizador. Veja na imagem abaixo, que relé de tempo possui dois contatos para sua alimentação, o A1 e o A2, o borne A1 fica na parte de cima e o borne A2 na parte de baixo do relé temporizador. O relé de tempo também possui um contato reversível, ou seja, um contato comum que é o 15, um contato normalmente fechado representado pelo 16 e um contato normalmente aberto representado por 18.

O relé de tempo também possui um contato reversível.

Contatos do relé temporizador para fazer a ligação.

Montagem do comando

A montagem é bem simples, geralmente os profissionais têm mais dificuldade em regular o temporizador. Nosso sistema de alimentação é 220V bifásico, por isso vamos usar um disjuntor bipolar para proteção do circuito.

Da saída do primeiro polo do disjuntor vamos ligar o cabo 1 até o contato normalmente aberto da chave seletora.
Da saída do contato aberto da chave seletora, vamos ligar o cabo 2 até o contato A1 do relé temporizador, e vamos derivar um cabo para o contato 15 comum do relé temporizador.

Da saída do primeiro polo do disjuntor vamos ligar o cabo 1.

Ligação dos cabos 1 e 2, já preparado.

Do contato normalmente aberto 18 do relé temporizador, vamos ligar o cabo 3 ao contato A1 do contator. Do segundo polo do disjuntor, vamos ligar o cabo 4 ao A2 do relé temporizado, e derivar para o A2 do contator.

Finalizando a montagem do comando, agora é só fazer a regulagem.

Ligação dos cabos 3 e 4, já preparados para finalizar o comando.

Assim finalizando a montagem do comando, agora é só fazer a regulagem do tempo e acionamento do relé temporizador.

Regulagem do relé temporizador

Na parte frontal do relé temporizador temos 3 discos seletores. O primeiro disco seletor tem uma escala que vai de 10% a 100%, esta escala é responsável por regular o tempo de acordo com a escala selecionada no segundo disco seletor.

No segundo disco seletor existem 7 escalas, 1 segundo, 10 segundos, 1 minuto, 10 minutos, 1 hora, 10 horas e 100 horas. Então se por exemplo eu quiser programar o timer para 3 segundos e só selecionar o primeiro disco seletor em 30% e o segundo na escala de 10 segundos. O terceiro disco seletor é que define se é retardo na energização ou pulso na energização.

O primeiro disco seletor tem uma escala que vai de 10% a 100%.

Na parte frontal do relé temporizador temos 3 discos seletores.

O que é retardo na energização ou pulso na energização?

Ao selecionar o retardo na energização, o relé temporizador começa a contar o tempo assim que é energizado. Então, quando passar o tempo selecionado o relé arma e fecha o contato NA. Veja na imagem abaixo um exemplo de retardo na energização, nosso tempo está selecionado em 3 segundo e ao virar a chave seletora, somente após 3 segundos que o nosso contator é acionado.

Somente após 3 segundos que o nosso contator é acionado.

Retardo na energização do relé de tempo.

E quando selecionar o pulso na energização, o relé temporizador arma o relé e começa contar o tempo ao mesmo tempo. Então, quando passar o tempo selecionado o relé vai desarmar. Observe na imagem abaixo um exemplo de pulso na energização, nosso tempo selecionado é de 3 segundos, assim que virar a chave seletora, o contator vai acionar instantaneamente e após 3 segundo o contator vai ser desligado.

O contator vai acionar instantaneamente e após 3 segundo o contator vai ser desligado.

Pulso na energização do relé de tempo.

Este tipo de temporização pode ser usado para diversas áreas e o conhecimento sobre relés temporizadores é muito importante para o estudo de comandos elétricos. Saber sobre este componente e o seu funcionamento pode ser um diferencial na sua área de atuação, podendo aumentar o número de clientes.

Outro componente muito utilizado em comandos elétricos é o contator. Neste vídeo do canal Mundo da Elétrica, mostramos os tipos e aplicações de contatores.

No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre diversos temas, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)