Relés de impulso são dispositivos eletromecânicos que ao ser alimentado pela tensão nominal da rede, através do comando de interruptores pulsadores, comandam pontos de iluminação, também sendo possível comandar o mesmo ponto de luz por vários dispositivos de pulso. O relé de impulso é uma tecnologia desenvolvida e patenteado em 1950 por Piero Giordanino e é utilizada até os tempos atuais na indústria e, vem sendo adaptada e desenvolvida para aplicação residencial. Nas residências, a aplicação de relé de impulso pode ser similar aos sistemas paralelos ou “Three way” e intermediários ou “four way” que permite ao morador acionar o mesmo ou vários pontos de luz a partir de vários interruptores, que são de uso próprios desses sistemas.

Rele de impulso.

Relé de impulso Finder.

Se tratando das vantagens e diferenças entre relés de impulso e interruptores paralelos e intermediários (Three way e four way), podemos citar a economia de material. Para estes dispositivos podemos utilizar cabos de 0,5 milímetros quadrados para comando. Obs: Os cabos destinados a alimentação do relé e interligação com as lâmpadas deverá ser de no mínimo 1,5 milímetros quadrados, em conformidade com a NBR 5410. Os componentes de acionamento por sua vez também são de um custo mais baixo que interruptores paralelos e intermediários, pois apenas o impulso se faz necessário ao acionamento dos pontos luminosos. Em função desta instalação utilizar volume reduzido de cabos e seção menor nos condutores de comando, este sistema acaba se tornando mais econômico, com uma durabilidade maior e com menor volume de cabos nos eletrodutos reduzindo assim o risco de sobreaquecimento dos condutores e consequente redução do risco de incêndio.

Seu funcionamento é de fácil compreensão. Dentro do dispositivo temos uma bobina eletromagnética que é atuada a cada acionamento dos pulsadores, tanto para ligar quanto para desligar. A ligação desta bobina e feita como em contatores industriais (A1 e A2), que ao ser alimentado o efeito eletromagnético transmite o movimento através de uma alavanca que aciona os contatos ligando ou desligando os pontos de iluminação.

Os relés, dependendo do modelo, podem ser alimentados com diferentes tensões de alimentação bem como em corrente alternada ou corrente contínua, portanto deve se ficar atento às orientações dos fabricantes em seu manual de instruções.
Sua instalação é simples mas como em qualquer atividade com eletricidade requer atenção, pois descarga elétrica pode oferecer risco de morte ao eletricista instalador, portanto se atualize com as normas do setor elétrico e siga as orientações da NR 10. Caso você não seja um profissional habilitado procure orientação e qualificação na área de elétrica predial. Para a instalação do relé de impulso você deverá:

Relé de impulso diagrama funcional.

Diagrama de uma ligação de relé de impulso.

  1. Conectar um cabo do barramento fase ao borne 1, 3 e A1 do relé de impulso, caso deseje instalar dois dispositivos de iluminação.
  2. Em seguida conecte um cabo do borne A2 do relé de impulso aos bornes A dos pulsadores.
  3. Conecte um cabo do borne B dos pulsadores ao barramento neutro.
  4. Caso utilize duas lâmpadas conecte dois cabos dos bornes 2 e 4 do relé ao primeiro borne de cada um dos dispositivos de iluminação.
  5. Em seguida conecte dois cabos do segundo borne de cada dispositivo de iluminação ao barramento neutro.
  6. Para finalizar verifique todas as ligações, encaixe as lâmpadas, teste o circuito energizando o sistema.
  7. Não se esqueça de conferir as emendas e isolar todas perfeitamente para não fechar curtos circuitos.

O relé de impulso além de proporcionar uma economia no dimensionamento dos materiais e no consumo de energia, permite otimizar a quantidade de tipos diferentes acionadores, trazendo mais versatilidade, flexibilidade, redução da mão de obra na instalação e ainda proporciona conforto ao usuário.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

4 comentários para “Relés de impulso, o que são?”

  1. Roberto Calixto

    Muito interessante essa explicacão. Eu não sabia que existia esse tipo de rele. Parabéns pela matéria. E disso que o profissional nescessita, ensino claro e objetivo.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Ficamos contentes que tenha gostado Roberto! OBrigado pelo retorno.

      Responder
  2. Claudio Omar

    Gostei vou passar a usar este dispositivo

    Ob.pela informação.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom que gostou! Estamos sempre a disposição!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)