Você já chegou em casa cansado foi para seu quarto dormir, esqueceu a lâmpada acesa e teve que levantar para apagar a luz? Então com uma simples instalação de interruptor three way isso poderia ter sido evitado. Neste artigo vamos mostrar tudo sobre o interruptor three way, conhecer os demais tipos de interruptores e principalmente como instar interruptor three way, vamos lá pessoal.

O que é interruptor?

O interruptor tem a função de interromper a corrente elétrica do circuito, de forma com que nas residências os interruptores são usados em circuitos de iluminação. Existem vários tipos de interruptores como por exemplo, interruptor simples, interruptor duplo, interruptor triplo, three way (paralelo) e four way (intermediário).

Interruptor simples

O interruptor simples têm a finalidade de acionar uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas de apenas um ponto, possui dois bornes, sendo que em um borne é conectado o condutor elétrico fase e no outro borne o condutor de retorno, que vai para a lâmpada. É o interruptor mais usado nas resistências como por exemplo, em banheiros, salas, cozinhas, quartos, etc.

Interruptor duplo

O interruptor duplo possui duas seções e tem o mesmo princípio do interruptor simples, também só possibilita acionar uma lâmpada ou  um conjunto de lâmpada de apenas um ponto. Porém, podemos acionar lâmpadas distintas como por exemplo, uma casa que tem a cozinha conjugada com a sala de jantar podemos  usar o interruptor duplo, porque é possível acionar a lâmpada da cozinha ou da sala de jantar de forma separada.

Interruptor triplo

O interruptor triplo tem o mesmo princípio do interruptor duplo, mas com uma seção a mais. Muito usado em salas muito amplas e cômodos conjugados. É muito comum o uso do interruptor triplo em galpões, pois pode acionar três grupos de lâmpadas diferentes como por exemplo acionar a parte da frente, do meio ou fundo do galpão de forma separada.

Three Way (paralelo)

O interruptor three way mais conhecido como interruptor paralelo, é usado para acionar uma lâmpada ou um grupo de lâmpadas de dois pontos diferentes, para isso basta instalar dois interruptores three way em diferentes pontos de acordo com sua preferência, geralmente sendo usados em corredores, escadas e quintal.

Por estarem localizados em dois pontos diferentes, os interruptores three way oferecem um maior conforto e praticidade. A diferença entre o interruptor three way para o interruptor simples é a existência de um terceiro borne, que faz a comunicação entre os dois interruptores three way ou entre o interruptor three way e o interruptor four way.

Four Way (intermediário)

O interruptor four way também conhecido como interruptor intermediário, deve ser ligado entre dois interruptores three way para funcionar corretamente e assim ampliando os pontos de acionamento das lâmpadas, possibilitando ter três ou mais pontos de acionamento de lâmpada ou grupo de lâmpada sendo acionados.

Qual é diferença entre os interruptores?

As diferenças entre os interruptores é definida por quantos pontos você pode acender ou apagar uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas, pelos números de bornes no interruptor e seções. O interruptor simples, duplo e triplo possibilitam acender ou apagar uma lâmpada somente de um ponto. Porém, os interruptores duplo e triplo possuem seções a mais do que o interruptor simples, assim acionando diferentes seções de lâmpadas.

Já com o interruptor three way, pode ser acionar a lâmpada de dois pontos diferentes, muito usado em escada e corredor. O interruptor three way muitas vezes é confundido com interruptor triplo, mas são muito diferentes, pois o three way pode acionar as lâmpadas de pontos diferentes e o interruptor triplo não permite o acionamento de pontos diferentes, mas de seções diferentes de lâmpadas.

Como fazer a ligação de um Three way?

O exemplo a seguir representa um quarto de uma residência, que já tinha um circuito de interruptor simples para o acionamento da lâmpada, mas por conforto o proprietário resolveu instalar circuito de three way no lugar do interruptor simples.

Esquema de ligação de um interruptor simples.

Circuito elétrico de interruptor simples.

Para fazer qualquer alteração ou substituição de circuitos elétrico é preciso contratar um eletricista qualificado para executar esses tipos de serviço, para fazer uma análise da sua propriedade e informar se tem a possibilidade de fazer a alteração desejável, se vai ser preciso passar novos eletrodutos e quais materiais elétrico serão necessários para fazer a alteração desejável. Após isso, a instalação do interruptor three way ficará fácil.

Na propriedade do exemplo abaixo a instalação possui tensão de 127 volts (fase e neutro). Não foi preciso passar novos eletrodutos, pois a residência já possuía toda estrutura para instalar interruptor three way. Foi preciso comprar os condutores e dois interruptores three way.

Quais são os materiais para instalar three way?

Materiais elétrico para instalar interruptor three way.

Vamos a instalação! Após a compra dos materiais elétrico, por seguranças desligue o disjuntor responsável pelo circuito de iluminação, caso não exista uma separação de circuito na propriedade, deve se desligar o disjuntor geral. Agora retire o interruptor simples e o retorno da lâmpada do circuito com interruptor simples.

Circuito de lâmpada sem interruptor.

Retirada do interruptor simples.

É preciso instalar o interruptor three way no lugar do interruptor simples, para isso conecte o condutor elétrico fase (vermelho), no borne central do interruptor three way (A).

Aonde conectar o fio no interruptor three way?

Instalação do interruptor three way.

O próximo passo é escolher o melhor lugar para instalar o segundo interruptor three way (B), no exemplo foi definido o ponto ao lado da cama. Em seguida devemos conectar o primeiro condutor elétrico (marrom 1), no borne superior do interruptor three way (A), leve o condutor até o segundo interruptor three way (B) e conectar o condutor no borne superior do interruptor three way (B).

Em seguida é preciso conectar um segundo condutor elétrico (marrom 2), no borne inferior do interruptor (A), levar o segundo condutor elétrico até o interruptor (B), e conectar o condutor no borne inferior do interruptor three way (B).

Como liga dois interruptor three way?

Comunicação entre os dois interruptor three way.

Para finalizar a ligação do circuito dos interruptores three way é preciso conectar um condutor elétrico (retorno amarelo) no borne central do interruptor three way e conectá-lo no borne central do receptáculo (soquete ou boquilha). Após ter concluído a instalação pode ligar o disjuntor novamente, e agora é possível acionar a lâmpada de dois pontos distintos.

Como colocar retorno na lâmpada?

Ligação completa de circuito three way.

Neste vídeo do Mundo da Elétrica mostra outros tipos de interruptores, que talvez você não conheça, vale apena conferir para ampliar seus conhecimentos!

Viu como é fácil instalar interruptor three way? O site do Mundo da Elétrica está cheio de informações sobre interruptores, fique a vontade para ler outros artigos relacionados ao tema. Qualquer dúvida ou curiosidade deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Tudo sobre interruptor Three Way!”

  1. Erasmo

    Show de bola esse vídeo bastante esclarecedor parabéns Mundo da Elétrica.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Erasmo!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)