Uma grande dúvida dos eletricistas iniciantes e até de alguns mais experientes é sobre como ligar tomadas da forma correta. Se você está com essa dúvida, não se preocupe! Neste artigo o Mundo da Elétrica vai te explicar a forma correta de ligar uma tomada e ensinar como instalar tomada dupla, tomada tripla e tomada com interruptor, além de falar qual é a posição correta da tomada em uma instalação. Então, vamos lá pessoal!

O que são tomadas?

A tomada basicamente é um dispositivo que fica conectado à rede elétrica, ela tem a função de servir como um ponto de conexão para aparelhos elétricos e eletrônicos. Esse simples e significativo dispositivo faz com que a conexão direta desses aparelhos à alimentação seja desnecessária, pois eles podem ser conectados e desconectados facilmente com os plugues que possuem.

Quais os tipos de tomada?

Tomada de 10A e de 20A, veja como são!

Existem diferentes tipos de tomadas e essa informação deve ser levada em consideração antes de fazer a instalação das tomadas. Há tomadas para redes monofásicas, bifásicas, tomadas de 10A para uso geral (TUG) e tomadas de 20A para uso especial (TUE).

Antes de Começar

Antes de começar a instalação das tomadas, você deve prestar muita atenção nos seguintes pontos e tomar alguns cuidados que podem determinar o funcionamento da sua instalação.

Para instalar as tomadas, você deve fazer o correto dimensionamento dos cabos e dos disjuntores da sua instalação. Cabos e disjuntores mal dimensionados podem gerar sobrecarga e até um curto-circuito na sua instalação.

A escolha da tomada correta é crucial para o bom funcionamento dela, caso a corrente nominal dos aparelhos seja abaixo de 10A é aceito o uso de uma tomada TUG de 10A. Caso a corrente nominal seja maior que 10A, é obrigatório fazer um circuito exclusivo para essa carga e usar uma tomada TUE de até 20A.

Decida se a sua instalação será de uma tomada simples, tomada dupla, tomada tripla ou tomada com interruptor e escolha os respectivos espelhos para dar acabamento.

Como você vai trabalhar com eletricidade, usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pode salvar sua vida! Não negligencie o uso deles por achar que tomadas são “tranquilo” de instalar, pois um acidente pode ocorrer a qualquer momento.

Materiais e Ferramentas para esse trabalho

O uso das ferramentas corretas para instalar uma tomada também é importante! Evite usar e fazer gambiarras que no momento parecem ser eficazes, pois elas podem gerar muitos problemas futuramente.

As ferramentas e os materiais que serão necessários para essa instalação são:

  • Tomadas
  • Interruptores (se houver)
  • Um alicate desencapador
  • Um alicate de corte
  • Uma chave Philips ou chave de Fenda
  • Um multímetro
  • Uma chave de teste
  • Parafusos para fixação das tomadas

Posição correta da tomada

De acordo com a norma da ABNT NBR 14136, a posição correta de uma tomada é com o cabo terra no ponto central superior, com o neutro à esquerda (se houver) e a fase à direita. Caso seja um circuito bifásico, a segunda fase ocupa o lugar do neutro. Preste atenção no caso em que a posição da tomada seja invertida, nesse caso a ligação também será invertida.

Como posicionar uma tomada?

Posição e Alimentação correta das Tomadas!

Como instalar tomada simples

Vá até o ponto de tomada e identifique os cabos. Caso seja monofásico você encontrará um cabo fase, um cabo neutro e se houver, um cabo terra. Caso seja bifásico, você encontrará dois cabos fases, provavelmente um cabo neutro e se houver, um cabo terra. Você pode identificar os cabos pela coloração deles, também deve usar uma chave de teste ou um multímetro, pois a coloração pode estar errada. Após identificar os cabos, marque-os para poder desligar o circuito.

Com os cabos identificados e marcados, desligue a fonte de energia do circuito, aconselhamos que desligue o disjuntor geral para uma maior segurança. Agora, com uma chave Philips ou Fenda, coloque o suporte da tomada no ponto de tomada, apertando os parafusos para uma boa fixação.

Faça a derivação dos cabos de alimentação da tomada e os desencape para conectá-los.

Conecte os cabos da alimentação na tomada, respeitando a posição correta da tomada (o borne do neutro vem com uma identificação na forma da letra N).

Como Instalar uma Tomada?

Ligação de uma Tomada Simples!

Prenda a tomada ao suporte, conferindo se ela não está bamba. Após isso fixe o espelho da tomada para o acabamento. Com esses passos realizados corretamente a sua tomada estará instalada! Agora é só conferir o funcionamento e a tensão da tomada.

Como instalar tomada dupla e tripla

O processo de instalação de uma tomada dupla ou tripla é praticamente igual ao da tomada simples, o ponto que diferencia é na derivação das tomadas.

Atualmente existem tomadas que já possuem dois encaixes para conexão, justamente para poder derivar os cabos para uma segunda tomada.

Após realizar a derivação dos cabos principais, alimente a primeira tomada conectando os cabos em um dos encaixes de conexão. Agora, meça a distância entre as tomadas e corte um cabo com a medida obtida. Conecte uma ponta deste cabo no segundo encaixe de conexão e a outra ponta na segunda tomada.

Como instalar tomada dupla ou tripla?

Ligação de uma Tomada Dupla!

Faça este processo novamente se houver uma terceira tomada. Tenha certeza de apertar firmemente os bornes de conexão para que não aconteça futuros problemas.

Confira o funcionamento das tomadas e se estiver tudo ok, encaixe o espelho de proteção para o acabamento.

Como instalar tomada com interruptor

A instalação de uma tomada com um interruptor é dividida em duas partes, porém é muito fácil!

A primeira parte é igual a da instalação da tomada simples, depois basta ligar o neutro (se houver) diretamente na carga que será comandada pelo interruptor.

Faça também a derivação da fase da tomada para o borne central do interruptor (se for circuito bifásico, basta fazer a derivação das duas fases e conectar no interruptor bipolar). Após isso, basta sair com o cabo de retorno do interruptor e o ligar no borne de fase da carga.

Como instalar interruptor com uma tomada?

Ligação de Tomada com Interruptor!

Confira o funcionamento da tomada e do interruptor, se estiverem funcionando, coloque o espelho de proteção para o acabamento.

Viu como é fácil aprender como ligar uma tomada? Agora, se quiser aprender ainda mais sobre este assunto, indicamos que assista este vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica. Ele vai te ensinar sobre tomadas de 10 amperes e de 20 amperes. Não se esqueça de deixar o gostei no vídeo e de se inscrever no canal!

Conhece alguém que não sabe fazer essa instalação? Compartilhe este artigo com ela e também nas suas redes sociais para nos ajudar! Continue acessando o site do Mundo da Elétrica para mais artigos, e se tiver ficado alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários para te respondermos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)