Você já pensou em trocar a tomada da sua casa, mas na hora ficou com medo de não conseguir realizar a troca? Neste artigo vamos mostrar como você pode estar trocando sua tomada de forma segura e correta, apresentar quais são os tipos de tomadas existente e onde essas tomadas devem ser usadas. Vamos lá!

O que é tomada?

A tomada é basicamente um ponto de conexão que fornece energia elétrica para um plugue que será conectado. Os plugues são mais usados para ligar aparelhos elétricos e eletrônicos como por exemplo, geladeira, cafeteira, computador, TV, liquidificador, aspirador de pó, micro-ondas, etc.

Nas residências as tomadas são divididas em duas classes, TUG (tomada de uso geral) e TUE (tomada de uso específico). As tomadas da classe TUG são usadas para ligar aparelhos elétricos e eletrônicos com corrente elétrica de no máximo até 10A como por exemplo, computador, carregado, TV, liquidificador, geladeira, carregadores etc.

As tomadas da classe TUE devem ter um circuito independente, pois são para ligar aparelhos elétricos e eletrônicos com corrente elétrica acima de 10A e até 20A como por exemplo, micro-ondas, secadora, lava louça etc. É importante destacar a necessidade de realizar o dimensionamento adequado para cada classe de tomadas, pois a corrente elétrica que passa pelas tomadas TUG e TUE são diferentes.

Como instalar tomada TUG?

Diferença entre tomada TUE e TUG.

Existem diversos modelos e cores de tomadas como por exemplo, tomadas duplas, tomada com interruptor, modular, UBS, embutir, sobrepor etc. Nas residências as tomadas mais usadas são as de três furos de 10A de 127v/220v ou 20A de 127v/220v. O terceiro furo foi implementado por se responsável pela conexão do aterramento dos aparelhos elétrico e eletrônicos.

Tipos de tomadas para usa casa.

Modelos de tomadas usadas em residências.

Como instalar uma tomada?

Muitas pessoas têm dúvidas de como instalar uma tomada e onde encontrar as informações necessárias das tomadas. As informações da tomada são impressas na estrutura da tomada, é possível identificar informações como por exemplo, corrente máxima, tensão, modelo da tomada, certificações de segurança etc.

Como olha corrente máxima da tomada?

Informações técnicas das tomadas.

Após todas explicações necessárias, vamos a instalação da tomada. Por segurança desligar o disjuntor geral da sua residência, para que não ocorra um acidente elétrico ou curto circuito na hora de instalar a tomada.

O exemplo a seguir mostra como realizar a instalação de uma tomada 127v, com a corrente elétrica de 10A em um circuito TUG monofásico (fase, neutro e terra). Destacamos que é importante identificar qual é a corrente máxima da tomada a ser utilizada, muitos modelos informam na parte frontal da tomada este valor da corrente elétrica.

Tomada com corrente elétrica de 10A.

Tomada tipo TUG de três furos.

O primeiro passo é decapar os condutores (fase, neutro e aterramento), que serão conectados na tomada. Em alguns modelos de tomadas têm um gabarito para medir a quantidade de condutor que deve ser decapado.

Para usar essa medida, aproxime o condutor da medição impressa na tomada, após ter realizado a marcação do condutor utilize um alicate adequado, de preferência um alicate decapador e decape 11mm do condutor, em seguida repita o processo para os demais condutores que serão conectados aos bornes da tomada.

Decapar fio como a medida correta.

Forma correta de decapar condutor.

Após decapar os condutores faça as conexões dos condutores aos bornes da tomada. O condutor neutro deve ser conectado no borne com a identificação de neutro, que é representado pela letra N. Em seguida o condutor de aterramento deve ser conectado no borne central da tomada, o aterramento tem a função de proteger a tomada contra fuga de corrente. Para finalizar conecte o condutor fase no borne com a identificação de fase, que é representado pelo símbolo F/L.

Após isso certifique se todos os condutores ficaram bem conectados aos bornes, ligue o disjuntor geral, é sua tomada está pronta para uso.

Onde deve se conectado os condutores na tomada?

Conexão dos condutores nos bornes da tomada.

Em um circuito elétrico pode ter mais de uma tomada da classe TGU, neste vídeo do Mundo da Elétrica mostra como ligar mais de uma tomada TUG no mesmo circuito elétrico, vale apena conferir para ampliar seus conhecimentos!

Viu como não é difícil instar uma tomada tipo TUG! O site do Mundo da Elétrica está cheio de informações sobre tomadas, fique à vontade para ler outros artigos relacionados ao tema. Qualquer dúvida ou curiosidade deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)