Tomada TUE – O que é, características e aplicações!

Escrito na categoria "Componentes elétricos" por Henrique Mattede.

Neste artigo o Mundo da Elétrica vai te mostrar tudo que precisa saber sobre a Tomada TUE! Entenda o que é TUE e TUG, saiba o que a norma NBR 5410 diz sobre estes componentes, e não erre mais na hora de aprender como instalar tomada TUE corretamente. Então, vamos lá pessoal!

Instalações elétricas

Sabemos que as tomadas são componentes essenciais na instalação elétrica. Sendo consideradas como pontos energizados, elas servem para a ligação dos equipamentos elétricos em residências, comércios e indústrias.

As tomadas são classificadas em dois tipos, as tomadas de uso geral (TUG), e as tomadas de uso específico (TUE)! Neste artigo vamos focar apenas nas tomadas TUE, mas aqui no site tem um artigo completo sobre as tomadas TUG, vale a pena essa leitura adicional.

Tomada de uso específico

As tomadas TUE devem ser usadas para alimentar de modo exclusivo, os equipamentos que possuem corrente nominal superior à 10A. Para que você compreenda melhor quais são estes equipamentos, confira alguns exemplos na lista abaixo!

Tomadas TUE e Tomadas TUG

Como instalar tomadas TUE corretamente?

Como instalar tomada de uso específico?

Para fazer a instalação das tomadas de uso específico, você deve observar atentamente o dimensionamento dos cabos e disjuntores responsáveis pelo circuito. A orientação é que cada aparelho esteja separado por circuitos diferentes, que vão estar protegidos por disjuntores diferentes.

Eu já vi alguns portais de informação oferecendo uma “receita de bolo” sobre os disjuntores e cabos usados para instalar tomadas TUE, onde eles indicavam o uso de fios 2,5 mm² e disjuntores de 15A. Sabemos que o dimensionamento correto depende de uma análise mais detalhista, justamente para evitar os riscos desnecessários!

Essa orientação de dimensionamento geral não serve para o caso do chuveiro elétrico por exemplo, que vai precisa de um disjuntor de no mínimo 25A, e os fios do chuveiro elétrico nunca são de 2,5 mm². É importante destacar que estamos frisando sobre o dimensionamento dos fios e disjuntores, visto que o chuveiro elétrico nunca deve ser ligado em tomadas.

Distribuição das tomadas TUE

Outro detalhe que deve ser analisado é a distância entre o QDC e o ponto da tomada, pois isso certamente pode influenciar no dimensionamento.

Distância entre o QDC e o ponto de tomada

Observe o local de utilização do ponto de tomada TUE!

Por exemplo, em uma casa você pode usar a churrasqueira elétrica tanto na cozinha quanto em uma área externa, tipo uma área de lazer. Neste caso, pode haver uma diferença no dimensionamento do cabo elétrico da cozinha e da área externa, porque se a área de lazer for muito longe do QDC, pode haver uma queda de tensão e o uso de cabos de secção maior será necessário!

A orientação é que o projetista escolha a quantidade, a localização e o tipo das tomadas em função do layout escolhido para cada cômodo, sempre respeitando e observando as necessidades dos usuários.

Outra recomendação que quase ninguém cita, é que estes pontos de tomadas TUE devem estar localizados no máximo à 1 metro de onde o aparelho vai estar. Já observou que estes aparelhos normalmente possuem fios bem curtos? Isso é justamente para impedir que haja queda da tensão que chega ao equipamento.

Cuidados importantes

Se a sua tomada está esquentando muito e até derretendo, não basta apenas trocar a tomada! Se o seu disjuntor desarma quando você liga um aparelho com potência elétrica maior, não basta apenas trocar o disjuntor! Para que você consiga escolher corretamente os componentes da sua instalação elétrica, é preciso aprender sobre dimensionamento.

Portanto, indicamos que assista este vídeo abaixo do Mundo da Elétrica, que certamente vai fazer diferença na sua capacitação profissional!

Se tiver ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, por favor deixar nos comentários que iremos responder. Quem sabe a sua dúvida não seja tema de um artigo aqui no site. Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais, e nos ajude a orientar as pessoas sobre o uso correto dos aparelhos elétricos!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário