O que é tomada TUG? Características e aplicações!

Escrito na categoria "Componentes elétricos" por Henrique Mattede.

Você provavelmente já ouviu falar sobre as tomadas TUG, mas você sabe o que é uma tomada TUG? Sabe quais são as suas aplicações? Sabe como fazer a sua instalação? O Mundo da Elétrica preparou esse artigo para responder essas perguntas e você aprender muito mais sobre as tomadas TUG. Então, vamos lá pessoal!

O que são tomadas TUG

As tomadas são equipamentos energizados que são utilizadas para ligar diversos tipos de cargas, que na maior parte das vezes são eletrodomésticos. Elas podem ser de sobrepor ou embutidas nas paredes, com caixas padronizadas 4×2″ ou 4×4″.

As tomadas TUG recebem este nome porque TUG é a sigla para Tomada de Uso Geral, e são destinadas para a ligação de equipamentos cuja corrente nominal seja menor ou igual a 10A, ou seja, as tomadas TUG são utilizadas para aparelhos com baixa potência.

Aplicações para as tomadas TUG

Na cozinha temos tomadas TUG, que são as tomadas utilizadas para ligar alguns aparelhos que são de baixa potência e não permanecem ligados por um longo período, por exemplo, liquidificador, batedeira e outros.

Toda instalação deve conter um ponto de tomada! Portanto, as tomadas de uso geral podem ser instaladas em:

Aplicações da tomada TUG, saiba onde usar

Exemplos de aplicações da tomada TUG no dia a dia.

Instalação da tomada TUG

Os cabos usados para fazer a instalação da tomada TUG devem ser de no mínimo 2,5mm² de acordo com a norma NBR 5410. Esse cabo de 2,5mm² é capaz de suportar uma corrente que chega até 21A, mas nunca se esqueça de fazer o dimensionamento correto para os cabos do circuito, pois este é o valor mínimo e outros fatores podem influenciar para a escolha de cabos com uma maior secção!

Antes de iniciar a instalação da tomada TUG, é preciso verificar se a corrente elétrica do circuito é compatível com a tomada a ser instalada, pois é muito importante conhecer a corrente elétrica para não ter nenhum problema após a instalação. Com essa verificação feita, antes de iniciar a instalação também é preciso desligar o circuito e verificar se ele realmente está desenergizado.

Para a instalação da tomada TUG será necessário três cabos, neutro, terra e fase, onde cada cabo deverá ser conectado da forma correta no borne correspondente, assim como mostra a imagem abaixo. O cabo neutro deverá ser conectado no borne N, o cabo do aterramento será conectado ao borne central e então, o cabo de fase deverá ser conectado ao borne com identificação F/L.

Como fazer instalação de tomada TUG?

Exemplo de como fica a instalação da tomada TUG.

Essa informação dos bornes está impressa na própria tomada, mas para não ter dúvidas, de acordo com a norma NBR 14136 a posição correta de uma tomada é com o cabo terra no ponto central superior, com o neutro à esquerda (se houver) e a fase à direita.

Após a conexão dos cabos, você deverá energizar novamente o circuito e fazer o teste da tomada utilizando um multímetro na escala de tensão. Se o valor da tensão estiver certo significa que a tomada está pronta para o uso!

Para fazer a instalação da tomada TUG é importante contratar um profissional capacitado para realizar o trabalho seguindo todas as normas e padrões de segurança.

Então para escolher a bitola dos cabos corretamente, você pode assistir o tutorial abaixo! Assim, você irá aprender sobre o dimensionamento e dicas importantes sobre a instalação das tomadas TUG.

O vídeo abaixo foi desenvolvido pensando como ajudar você na instalação, é muito importante que você aprenda com profissionais do Mundo da Elétrica para não ter nenhum problema.

Caso ainda tenha restado dúvidas sobre o assunto, você pode deixar o seu comentário aqui embaixo que vamos te responder com todo prazer.

Convidamos você para acompanhar o conteúdo do nosso site e do canal mundo da Elétrica no Youtube. Assim, você fica por dentro de tudo relacionado a eletricidade!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário