Você sabe como instalar um interruptor paralelo? Iremos ensinar como fazer a instalação de um interruptor paralelo passo a passo de forma simples, mostraremos um esquema de ligação de um interruptor paralelo, além de explicar o que é uma ligação paralela e onde pode ser usado ligação paralela, vamos lá pessoal!

Ligação paralela, o que é?

A ligação paralela é composta por duas ou mais cargas, como por exemplo os equipamentos da instalação, que possuem dois pontos em comum, fazendo com que o fluxo da corrente elétrica separe proporcionalmente para cada carga, de acordo com o valor de sua “resistência” interna. Outro exemplo de ligação paralela são as lâmpadas, quando são acionadas ao mesmo tempo, pois possuem seus dois pontos de ligação em comum.

O que é o interruptor paralelo.

O interruptor three way , também conhecido como interruptor paralelo, é usado para acionar um ponto de iluminação por dois lugares distintos, muito usado em corredores e escadas. Porém é comum as pessoas pensarem que a ligação do interruptor three way é uma ligação paralela. Sendo que na realidade, ele recebe essa definição devido a dois cabos serem ligados ao interruptor, de forma que fique um paralelo ao outro.

Onde posso usar ligação paralela?

Uma das principais características de um circuito paralelo é que a corrente e a tensão elétrica no circuito irão se comportar de maneira diferente.

No caso da tensão elétrica, será sempre a mesma para todos as cargas do circuito paralelo, ou seja, a mesma tensão entregue pela fonte. Ao contrário da tensão elétrica, a corrente será diferente em cada carga, pois será de acordo com sua “resistência” interna.

Onde é aplicado este tipo de ligação são em instalações elétricas industrial e residenciais, onde todas as tomadas e lâmpadas são ligadas em paralelo, além redes de distribuição, equipamentos elétricos e eletrônicos.

Ligação de interruptor paralelo, passo a passo.

Medidas de segurança devem ser tomadas antes de iniciar a instalação! Desligue o disjuntor do circuito no QDC, caso não exista quadro de distribuição de circuitos desligue o disjuntor direto do medidor.

Após ter feito o desligamento do disjuntor certifique-se que não tem energia circulando nos cabos que serão manuseados e que o circuito não seja ligado acidentalmente enquanto está sendo realizado a instalação.

Para fazer ligação do interruptor é preciso de:

Dois interruptores three way, também chamado de interruptor paralelo; Cabos, preferencialmente com cores distintas, para diferenciar cabos de fase, neutro, retorno os que serão ligados de forma paralela, evitando problemas durante a execução do projeto e em manutenções futuras; Guia passa fios;receptáculo; lâmpada e Fita isolante.

Esquema de ligação de lâmpadas em paralelo.

Primeiro passo: devemos ligar o fio neutro diretamente no borne que dê continuidade na parte lateral do receptáculo, recomendamos que o neutro seja ligado dessa forma para minimizar a possibilidade de sofrer um choque elétrico a uma simples troca de lâmpada.

Diagrama de ligação do interruptor paralelo.

Passo 1: Ligação do fio cabo neutro no receptáculo.

Segundo passo é ligue o cabo de fase no borne central do interruptor 1.

Diagrama de ligação do interruptor paralelo.

Passo 2: ligação do cabo de fase no interruptor 1.

Terceiro passo: é ligar o cabo 1 no  borne superior do interruptor 1 e a outra ponta do cabo no borne superior do interruptor 2.

Diagrama de ligação do interruptor paralelo.

Passo 3: ligação do cabo 1 nos interruptores.

Quarto passo: Faça da mesma maneira anterior, fazendo com que o cabo 1 e 2 fique paralelos, porém ligando o cabo 2 no  borne inferior do interruptor 1 e a outra ponta do cabo no borne inferior do interruptor 2.

Diagrama de ligação do interruptor paralelo.

Passo 4: ligação do cabo 2 nos interruptores.

Quinto passo:  basta conectar o cabo de retorno no borne central do interruptor 2 e a outra ponta do cabo no borne central do receptáculo.

Diagrama de ligação do interruptor paralelo.

Passo 5: ligação do cabo de retorno

Antes de ligar o disjuntor confira a instalação, para ver se no meio da execução não foi ligado nada errado. Após ter energizado o circuito confira se a tensão da lâmpada seja a mesma presente no receptáculo.

Finalizamos aqui este artigo e esperamos ter tirado todas as dúvidas sobre como instalar um interruptor paralelo! Se ainda tiver alguma dúvida ou curiosidade sobre este assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

4 comentários para “Como instalar interruptor paralelo? Faça você mesmo!”

  1. Lorival

    Gostei muito dessa explicação me ajudou muito obrigado!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Lorival!

      Responder
  2. Carraro

    Parabéns, ótima explicação.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Carraro!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)