O que são relés e quais os tipos de relés existentes? Neste artigo vamos mostrar detalhadamente todos os componentes de um relé, além de explicar como funciona um relé eletromecânico e qual a diferença para o funcionamento de um relé fotoelétrico, vamos lá pessoal!

O que é relé e qual a função do relé?

Os relés basicamente são dispositivos elétricos que tem como função produzir modificações súbitas, porém predeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saída. O relé tem um circuito de comando, que no momento em que é alimentado por uma corrente, aciona um eletroímã que faz a mudança de posição de outro par de contatores, que estão ligados a um circuito ou comando secundário. Resumidamente podemos dizer que todo relé se configura como um contato que abre e fecha de acordo com algum determinado fator ou configuração. Alguns relés são bem pequenos e fáceis de serem manipulados, testados e trocados, justamente por existir vários tipos de construções mecânicas para relés.

O que é relé eletromecânico?

Assim como o contator, o relé é um componente eletromecânico, ou seja, ele conta com uma parte mecânica de contato e o acionamento ocorre através da corrente elétrica em uma bobina. Na imagem abaixo é possível visualizar todos os componentes de um relé eletromecânico, que são:

  • Bobina
  • Induzido
  • Núcleo
  • Contatos da bobina
  • Contatos do relé
O que é relé? Quais as funções do relé?

Conheça os componentes de um relé do tipo eletromecânico!

A parte principal é a bobina de cobre que está envolvendo um núcleo de ferrite, uma espécie de eletroímã. No momento em que você acionar a bobina, o núcleo irá atrair o induzido que ao mesmo tempo que se desloca em direção a bobina, também irá empurrar o contato A do relé na direção do contato B, fechando este contato.

O que é relé fotoelétrico?

O relé fotoelétrico é um dos mais comuns e mais utilizados! Ele tem como função principal, o acionamento ou desligamento automático de um determinado circuito através da quantidade de luz. Com isso, permite uma infinidade de configurações para uma instalação e um exemplo bem clássico de utilização do relé fotoelétrico, é nas ligações das lâmpadas dos postes, que acendem automaticamente quando escurece.

Quais são os tipos de relés que existem?

Relé de estado sólido, relé de tempo, relé térmico, relé auxiliar, relé de sobrecarga, relé acoplador, relés automotivos, relés de proteção, relé falta de fase. Estes são alguns dos tipos de relés elétricos que existem, e os relés podem ser classificados como relés eletromecânicos ou relés micro processados, mas o princípio de funcionamento do relé é o mesmo, ou seja, a diferença está no tipo de acionamento que é diferenciado de acordo com a função.

O que é relé de estado sólido?

A lógica de funcionamento de um relé de estado sólido é bem diferente de um relé eletromecânico. O relé de estado sólido é um dispositivo eletrônico usado no chaveamento de cargas resistivas ou indutivas. Podemos afirmar que o relé de estado sólido possui inúmeras vantagens sobre os relés eletromecânicos convencionais.

Se você quiser conhecer detalhadamente o relé de estado sólido, sugerimos este vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica. Nele você vai conhecer todos os componentes e entender como ocorre o funcionamento deste relé.

Quais os benefícios do relé de estado sólido?

Dentre as principais vantagens podemos citar que eles possuem uma vida útil muito maior, uma alta velocidade de comutação, exigem baixa potência, não geram ruídos sonoros, são menores que os relés eletromecânicos convencionais de mesma potência, e como não geram arco voltaico, os relés de estado sólido também produzem bem menos ruídos eletromagnéticos. A alta velocidade de comutação citada como um dos benefícios, favorece uma resposta à comandos de disparo de maior frequência e com isso, há um aumento no leque de aplicações.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

8 comentários para “O que é relé? Como funciona um relé?”

  1. Luis Fumo

    Excelente

    Responder
  2. Marcos

    Parabéns muito bom excelente matéria

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Marcos!

      Responder
  3. Nelson

    Muito bom. Obrigado pelo site, compartilhando conhecimento.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Nós que agradecemos por nos prestigiar Nelson!

      Responder
  4. Carlos Nagatani

    Muito obrigado!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sempre a disposição!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)