O relé é um dispositivo importantíssimo para a elétrica! Ele possui muitos tipos e modelos, mas você sabe o que é um relé? Sabe como funciona um relé ou como instalar um relé? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai falar o que é relé e mostrar quais são os tipos de relé, além de explicar como o relé funciona, o que tem dentro do relé e ensinar como instalar o relé falta de fase. Vamos lá pessoal!

Relé: Definição

O relé é um dispositivo elétrico que realiza mudanças imediatas em um ou mais circuitos, essas mudanças são predeterminadas e dependem de algum fenômeno ou de algum acontecimento para serem feitas, e esses fenômenos ou acontecimentos variam de acordo com o tipo de relé que vai ser utilizado.

Relé: Tipos

Veja os tipos de relé!

Quais são os tipos de relé?

Existem vários tipos de relé que são utilizados em diferentes circuitos e com diferentes funções. Apesar do relé ter o mesmo funcionamento, os outros componentes que fazem parte do circuito do relé determinam o seu tipo e a sua função. Um exemplo é o relé fotocélula, que além do relé também possui o sensor LDR, que é um resistor que consegue variar a sua resistência de acordo com a quantidade de luz captada.

Dentre os vários tipos de relé podemos citar:

  • Relé fotoelétrico
  • Relé de sobrecarga
  • Relé de tempo
  • Relé auxiliar
  • Relé automotivo
  • Relé falta de fase
  • Relé de proteção
  • Relé acoplador
  • Relé digital
  • Relé de impulso
  • Relé de estado sólido e outros

Os relés também podem ser classificados em relés abertos, relés fechados e relés selados, além disso essa classificação também depende da utilização do relé.

Relé: Como funciona?

O funcionamento do relé é bem simples! Para entender o funcionamento de um relé é preciso conhecer a sua estrutura de formação.

O relé possui um conjunto de contatos de entrada, uma bobina, um núcleo para essa bobina, uma parte móvel que é chamada de induzido e um conjunto de contatos de saída, que podem estar em configuração NA ou NF.

O que tem dentro de um relé?

Veja a parte de dentro de um Relé!

Na imagem acima, é possível observar que a bobina é formada pelas espiras de um condutor, que geralmente é de cobre. Elas estão envolta de um núcleo que pode ser de ferro, ferrite ou outros materiais.

Quando uma tensão é aplicada nas espiras, um campo magnético é gerado em torno delas transformando o núcleo em um eletroímã que atrai a parte móvel chamada de induzido. É essa atração que acaba fazendo com que o induzido empurre o contato A, fazendo-o encostar no contato B fechando o contato que normalmente estava aberto.

Os contatos dos relés possuem configurações que podem ser NA, onde os contatos estão normalmente abertos e ao receberem uma passagem de corrente se fecham. Também podem ser NF, onde os contatos estão normalmente fechados e ao receberem uma passagem de corrente se abrem, ou podem ter as duas configurações!

Existem outras formas de funcionamento de um relé que são baseadas na construção do mesmo, essa forma descrita acima é apenas uma delas.

Relé Falta de Fase

O relé falta de fase é um dispositivo que foi criado para proteger equipamentos trifásicos.

Ele protege contra a falta ou inconsistências de uma das fases ou neutro (se houver), da assimilaridade do ângulo de alguma das fases e de uma tensão que seja maior ou menor que os valores limites. Esses acontecimentos são necessários para que o relé seja acionado.

Este tipo de relé foi criado principalmente para proteger motores elétricos trifásicos! Um motor trifásico é alimentado por três fases e na falta, falha ou inconsistência de uma dessas fases o motor sobrecarrega e queima.

Quando o relé está alimentado e as fases estão ligadas corretamente, o contato NA é fechado e o contato NF é aberto, quando falta uma fase, o contato NA é aberto voltando à sua posição original e o contato NF é fechado, também voltando à posição original fazendo assim o circuito ser cortado.

Relé Falta de Fase: Instalação

Como a maior utilização do relé falta de fase é para a proteção de um motor trifásico, iremos ensinar como fazer a instalação do relé falta de fase em um circuito de motor.

Realize a alimentação das fases no relé falta de fase, respeitando sempre a sequência das fases (R,S e T ou L1, L2 e L3). A sequência é importante pois caso o relé falta de fase tenha a função de sequência de fase, se as fases estiverem em sequência errada o relé não irá comutar os contatos.

Confira na parte lateral do relé falta de fase o diagrama que indica onde é a entrada do contato NA, do NF e do contato comum.

Após saber onde são as entradas de cada contato, coloque o cabo da fase que irá alimentar o comando do motor no contato comum do relé, saia com este cabo do contato NA e após isso pode ligar diretamente no contator, saia com o cabo fase do contator e o ligue na saída do comando para que seja possível acionar o motor. Veja abaixo um exemplo dessa ligação para facilitar seu entendimento.

Como instalar um relé?

Veja o esquema da instalação de um Relé!

Realizando corretamente os passos descritos acima, certamente a sua instalação do relé falta de fase estará funcionando perfeitamente! Por mais que a explicação do relé falta de fase tenha sido detalhada, ver o relé na prática ajuda mais ainda na fixação do conhecimento, e para isso indicamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica sobre este tipo de relé!

Esperamos ter esclarecido sobre relé falta de fase, mas caso ainda haja alguma dúvida deixe aqui nos comentários para te respondermos. Saber sobre este modelo de relé pode ser um diferencial para um eletricista, e se você quiser aumentar seu conhecimento em elétrica, continue acessando o site do Mundo da Elétrica!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)