Os relés são componentes importantes na área da elétrica e a sua função vai muito além de ligar ou desligar algum componente, e é disso que vamos falar neste artigo. Mas antes de começar, você sabe me dizer o que é um relé? Para que serve um relé? Como funciona um relé? Quais são os tipos de relé? Fique atento, porque vamos te dar todas as respostas e muitas dicas sobre o relé e seu funcionamento, vamos lá pessoal.

O que é relé e para que serve um relé?

O relé é um dispositivo elétrico destinado a realizar modificações súbitas, mas predeterminadas em um ou mais circuitos de saída. É importante compreender que para realizar esta ação, ele precisa alcançar uma condição especifica que varia de relé para relé.

O que são relés e como usar?

Veja para que serve um relé e quais são os tipos de relé!

Como funciona um relé?

Podemos dizer que o funcionamento do relé é bem simples! No momento que uma corrente circula pela bobina, um campo eletromagnético é gerado atraindo uma série de contatos, que fecham ou abrem os circuitos. E no momento que a corrente elétrica para de passar pelas bobinas, o campo eletromagnético é interrompido e com isso, os contatos voltam para as suas posições originais.

Quais são os tipos de relé?

Atualmente no mercado existem 3 gerações de relés e a variação destas gerações depende dos componentes estruturais e da forma de funcionamento!

  • Relés eletromecânicos – Primeira geração
  • Relés de estado sólido – Segunda geração
  • Relés digitais – Terceira geração

Seguindo com os tipos de relés, eles ainda podem ser classificados de acordo com a função é muito importante não fazer confusão quanto a função de cada componente. O relé em si, apenas liga ou desliga algum circuito, mas existem diversos componentes eletrônicos que fazem com que cada relé atue em uma determinada função, observe a seguir:

  • Relés temporizadores – As temporizações podem variar de menos de 1 segundo até vários minutos, dependendo da aplicação e do modelo deste relé escolhido. Eles são usados com grande frequência nos quadros de comando, mas também estão presentes em lâmpadas e vários eletrônicos com programação para desligar.
  • Relés térmicos – Podem ser ser utilizados em qualquer ambiente onde seja necessário controlar a temperatura. Neste caso a lista de exemplos é enorme, por exemplo: chocadeiras, sistemas de ar condicionado, ventilação, incubadoras, frigoríficos, aquários e etc.
  • Relés de proteção – Esse tipo de relé trabalha de acordo o funcionamento das correntes elétricas, podendo criar campos eletromagnéticos que podem causar mudanças de estados dos contatos, ligando ou desligando aquele dispositivo. Na maioria dos casos, estes relés são de terceira geração e podem medir grandezas de tensão, isolamento, sequência de fase e outros.

Neste vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica, eles mostram como fazer o dimensionamento de um relé de sobrecarga que é um relé térmico, explicando todas as funções e mostrando na prática o seu funcionamento, vale muito a pena conferir!

Os relés podem ser abertos, fechados ou selados, e isso vai depender principalmente da sua utilização. Por exemplo, pode ser usado relés do tipo aberto em locais ou equipamentos fechados, onde os relés não estejam expostos à umidade ou sujeira que possam prejudicar o componente, mas o mais comum é usar os relés fechados, que são protegidos por uma capa plástica. Já os relés selados são bastante utilizados em situações onde o relé fica em atmosferas submersas. Como você pode notar, o que determina a utilização de um relé basicamente são as suas características, e compreender estas características é indispensável para escolher e instalar o relé correto para aquela determinada função.

E assim finalizamos este artigo sobre relé e a sua funcionalidade. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que teremos o maior prazer de responder. Aqui no site mundo da elétrica tem vários artigos falando sobre os tipos de relés e suas funções, caso queira aprofundar neste assunto, indicamos esta leitura complementar!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Para que serve um relé e quais são os tipos?”

  1. Reginaldo Manuel

    Foi muito boa esta aula, ajudou-me a estar mas actualizado na matéria… Muito obrigado…

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Fico contente que tenha gostado Reginaldo!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)