Atualmente tudo que nos cerca envolve eletricidade, à automação faz parte de nosso cotidiano mesmo que seja no mais simples possível. Comandos elétricos é o princípio da automação, foi onde tudo começou! Chegou a hora de aprender mais sobre o que é comandos elétricos, diagramas de comandos elétricos, simbologia para comandos elétricos, acionamentos elétricos, circuito de comando e circuito de cargas. Vamos lá pessoal!

O que são comandos elétricos?

Como dito anteriormente, comandos elétricos foi o princípio da automação, através de suas lógicas de comandos e acionamentos, sua principal função é realizar o acionamento de máquinas elétricas e equipamentos elétricos, como os motores trifásicos por exemplo, que são comuns de serem encontrados nas indústrias.

Comandos elétricos são utilizados para diversas finalidades, como por exemplo em elevadores, tornos, fresas, esteiras rolantes e infinitos processos de produção dentro das indústrias. Para ficar um pouco mais claro, os comandos elétricos dividem-se basicamente em circuito de força ou de cargas, onde são ligados os motores e equipamentos.

  • Circuito de cargas – O circuito de cargas pode ser monofásico (uma fase), bifásico (duas fases) ou trifásico (três fases), onde as quantidades de cargas elétricas utilizadas representam sua potência total.
  • Circuito de comandos – O circuito de comandos ou de controle é onde os dispositivos de acionamento e sinalização são encontrados, este local possui uma combinação de elementos que executam o acionamento das cargas e sinaleiros através de uma combinação lógica de elementos deste circuito.

Componentes usados em comandos elétricos

Botoeiras

As botoeiras que são conhecidas de forma genérica como botão de comando, é um elemento responsável por ligar e desligar os circuitos. As botoeiras mais comuns possuem contatos do tipo normalmente aberto (NA) e normalmente fechado (NF) permitindo diversas configurações.

Algumas botoeiras possuem um dispositivo de retorno por mola, que após ser acionado retorna para a posição inicial, neste caso são denominados botões pulsadores. Existem outros atuadores, que são as chaves rotativas, pedais, fins de curso e etc.
Para facilitar o entendimento, essas botoeiras ou acionadores possuem cores definidas de acordo com a sua função. Estas cores são definidas de acordo com as normas e a determinada função você vê nesta imagem abaixo:

Padrão de cores para botões em comandos elétricos.

Cores para sinalização de botões em comandos elétricos.

Fusíveis

Os fusíveis são dispositivos conhecidos por muitos, justamente por estarem presentes em estabelecimentos e carros por exemplo, sendo que a sua função é proteger o circuito que está instalado contra curto-circuito e queima.

Relé

O relé é um interruptor eletromecânico, cujo o funcionamento é bem simples, quando uma corrente circula pela bobina, esta gera um campo eletromagnético que acaba atraindo uma série de contatos, estes contatos fecham ou abrem os circuitos. Quando a corrente elétrica que passa pelas bobinas é interrompida o campo eletromagnético também é interrompido, ou seja, os contatos voltam para suas posições originais.

Sinalizadores

Como o próprio nome já diz, os sinalizadores servem para sinalizar o operador de uma situação que requer à sua atenção. Podem ser do tipo luminosos ou sonoros, sendo que o luminoso é o mais utilizado. Assim como as botoeiras, os sinalizadores são identificados por cores, como mostra a imagem abaixo:

Padrão de cores para lâmpadas em comandos elétricos.

Cores para sinalização de lâmpadas em comandos elétricos.

Contator

É um dispositivo eletromecânico e o principal elemento em comandos elétricos, cuja a sua principal função é controlar a passagem de altas correntes. Ele também possui as configurações NA e NF, e é composto por uma bobina que produz um campo eletromagnético que proporciona o movimento e a mudança de posição dos seus contatos.

Os contatores possuem dois tipos de contato, um é o de potência ou principal, que lidam com alta corrente, geralmente em blocos de três contatos, para cargas trifásicas sendo todos NA. Os outros são contatos auxiliares ou de comando, que lidam com baixa corrente, utilizados para os comandos elétricos propriamente ditos. Os contatos são mesclados entre NA e NF que variam de acordo com o fabricante e a necessidade.

Disjuntores

Os disjuntores são dispositivos de proteção e assim como os fusíveis atuam protegendo o circuito contra um possível curto-circuito ou sobrecarga. A principal diferença é que o disjuntor não é descartável como o fusível e os disjuntores possuem curvas características distintas.

Considerações finais

Atualmente é quase impossível encontrar nas indústrias alguma máquina ou processo de produção que não possua comandos elétricos em sua composição! Os comandos elétricos além de tornar possível o controle de múltiplas máquinas e suas atividades, otimizando a produção, reduzindo preços e evitando desgaste de equipamentos, também favorecem para o aumento da segurança dos operadores durante todo o processo.

Finalizamos aqui este artigo e esperamos ter respondido todas as suas dúvidas sobre comandos elétricos! Se ainda tiver restado alguma dúvida ou curiosidade sobre este assunto que queira esclarecer, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

6 comentários para “Comandos elétricos. O que são e suas aplicações!”

  1. Alex Sandro

    Excelente informações parabéns!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      OBrigado Alex Sandro!

      Responder
  2. Santiago Martins

    Melhor canal da elétrica com aulas muito show

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu demais!

      Responder
  3. Santiago Martins

    Muito show este canal

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Santiago!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)