Tipos de contatos

Contatos são dispositivos para seccionar ou comutar a passagem de corrente elétrica, isto é, abrir, fechar ou selecionar ramais de circuitos elétricos.

Contatos de alta capacidade de comutação numerados por cifras simples são chamados de contatos de carga, ou também contatos principais. São destinados a aplicação em ramais de motores ou de carga, onde há altas intensidades de corrente.

A marcação dos terminais de contatos de carga é feita por cifras (1/2, 3/4,5/6, etc).

Todos estes contatos de cargas são contatos normalmente abertos, funcionam de forma análoga aos interruptores ou seja quando acionados eles fecham o circuito permitindo passagem de corrente elétrica entre seus terminais, proporcionando assim o funcionamento das cargas.

Contatos que são destinados para serem usados nos próprios comandos são chamados de contatos auxiliares. Eles suportam apenas correntes relativamente baixas, e por isso não podem ser aplicados em circuitos de carga. O primeiro dígito representa a numeração sequencial do contato, alguns contatores possuem até 4 contatos em seu corpo, podendo ainda em alguns modelos ser encaixado um bloco de contatos auxiliares.

Contato NA essa denominação se deve a abreviatura da função Normalmente Aberto. (inglês Normaly Open). Os códigos de função para contatos auxiliares NA são 3 e 4, estes representados sempre no segundo digito.

Simbologia contato normalmente aberto.

Simbologia contato NA.

Já o número 1 usado tanto na entrada como na saída representa que neste componente (seja contator ou relé) esta sendo usado o primeiro contato.

Contato NF essa denominação se deve a abreviatura da função Normalmente Fechado. (inglês Normaly Closed). Os códigos de função para contatos auxiliares NF são 1 e 2, estes representados sempre no segundo digito.

Simbologia contato normalmente fechado.

Simbologia contato NF.

Já o número 2 usado tanto na entrada como na saída representa que neste componente (seja contator ou relé) esta sendo usado o segundo contato.

Contato Comutador O contato comutador representa uma função composta ou seja ele vai ter no mesmo contato uma parte NF e outra parte que é NA, isso possibilita que ao invés de simplesmente ligar ou desligar um circuito ele possa comutar entre duas partes distintas do circuitou ou seja selecionar entre uma linha ou outra.

Simbologia contatos reversível.

Simbologia contatos comutador.

Este tipo de contato não é encontrado em contatores e sim em relés diversos.

Neste vídeo abaixo é possível também ver esta aulas sobre contatos:

Contato Comutador de múltiplas posições não há abreviatura para contatos comutadores de múltiplas posições. Outra denominação é contato selecionador.

Os contatos selecionadores encontram-se em chaves manuais, como por exemplo, numa chave reversora, a qual tem três posições.

Entender a lógica dos contatos é muito importante para uma melhor interpretação dos diagramas de comandos elétricos bem como entender corretamente as trocas que ocorreram durante a execução das funções dos comandos elétricos.

 

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

8 comentários para “Quais os tipos de contatos em Comandos elétricos?”

  1. Edson Magalhães

    Olá bom dia gostaria de um breve ajuda de como instalar um contator weg cwm25
    Aonde que devo ligar os fios.obrigado

    Responder
    • Henrique Mattede

      Bem depende muito da utilização. Preciso de mais informações para lhe ajudar.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

      Responder
    • Alexander G

      Tenho uma bomba ligada em estrela triângulo, temos r, s, t na entrada de disjuntor de alimentação só consigo medir a corrente na s, t na linha r não da leitura de corrente mais quando colocamos o amperimetro na saida dos contactores conseguimos ter leitura, o que pode está ocorrendo agradeço aguardo uma resposta novamente obrigado

      Responder
      • Henrique Mattede

        Em que ponto está sendo realizada esta leitura?

  2. Ronaldo

    Bom dia.
    Não entendi:
    Na figura da primeira simbologia contato NA diz o seguinte:
    – Já o número 1 usado tanto na entrada como na saída representa que neste componente (seja contator ou relé) esta sendo usado o primeiro contato.

    Na figura da segunda simbologia contato NF diz o seguinte:
    Já o número 2 usado tanto na entrada como na saída representa que neste componente (seja contator ou relé) esta sendo usado o primeiro contato.

    Dúvida:
    Em ambos os casos estão sendo utilizados o PRIMEIRO contato?
    13 e 14 – 21 e 22 utilizam o primeiro contato?

    Grato.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Atualizamos nosso artigo obrigado por ajudar a identificar esse equivoco.

      Responder
  3. Guilherme Fracisco Schmidt

    Muito bem a informação de eletricidade de vocês obrigado

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sempre a disposição!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)