Você sabia que existem categorias de emprego para os contatores? Aprenda o que são as classes de contatores, quais são elas e para que são utilizadas, além de saber quais são os modelos mais sofisticados e modernos disponíveis no mercado.

Os contatores são dispositivos eletromecânicos e magnéticos, adequados a cada aplicação, são uns dos principais equipamentos utilizados em comandos elétricos, como para acionamentos de máquinas e motores elétricos, onde a sua principal função é controlar a passagem de altas correntes.

Existem dois tipos de contatos, o que é usado na parte de comandos e o que é usado para as cargas. O de comandos é utilizado para correntes mais baixas, dispondo de contatos normalmente abertos (NA) e contatos normalmente fechados (NF). Já o contato usado para cargas é o de potência ou principal, que lida com altas correntes e normalmente dispõe de três contatos (NA). A quantidade de contatos varia de acordo com o fabricante.

Classes de contatores:

De acordo com a norma técnica IEC 947-4, foram estabelecidas categorias de emprego para a utilização de contatores. Essas categorias, foram feitas para estabelecer a corrente máxima que um determinado contator deverá estabelecer ou interromper. Estas categorias ou classes de contatores possuem a denominação corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC), dentre as categorias mais utilizadas estão AC1, AC2, AC3 e AC4.

Contador classe AC 1 Schneider Electric

Contator da Schneider Electric – Categoria AC1 LC1F400

As categorias de contatores dependem basicamente do tipo da carga e forma com que cada uma será acionada. Por exemplo, o tipo do motor que está sendo ligado ou se serão ligadas resistências no contator. Também deve ser levado em conta as condições nas quais serão efetuados os fechamentos e as aberturas dos motores, se estarão em regime ou em partida, inversão do sentido de rotação e frenagem por contracorrente.

Categoria AC1:

Essa categoria deve ser aplicada para todos os aparelhos de corrente alternada, desde que o fator de potência seja maior ou igual a 95%. No caso de cargas puramente resistivas a corrente elétrica do fechamento e da abertura do contator é igual a corrente nominal da carga, visto que não há transitórios, ou seja, a interrupção da corrente neste tipo de carga é fácil devido ao baixo fator indutivo. Esta categoria de contator, como já foi citada anteriormente é utilizada em cargas não indutivas ou levemente indutivas, como por exemplo, fornos de resistências.

Categoria AC2:

Esta categoria é usada para partidas e desligamentos, frenagens por contracorrente e partidas por impulsos em motores de anéis. Ao fechar, o contator estabelece uma corrente próxima a 2,5 vezes a corrente nominal do motor. Na abertura ele deve ser capaz de interromper a corrente nominal do motor em tensão próxima a da rede, neste caso a interrupção é mais severa. Partida e parada de motores de anéis utilizam bastante esta categoria de contatores.

Categoria AC3:

A categoria AC3 é referente aos motores de gaiola, cuja a interrupção é efetuada com o motor em regime. Quando seccionado, o contator deve suportar a corrente de partida do motor, que gira em torno de 5 a 7 vezes a corrente nominal. Na abertura, o contator acaba interrompendo a corrente nominal do motor sob uma tensão de aproximadamente 20% da tensão nominal da rede.

Contator classe AC 3 - Schneider Electric

Contador Schneider Electric – AC3 CR1F630

Esta categoria de contatores é utilizada em elevadores, escadas rolantes, correias transportadoras,condicionadores de ar, compressores de todos os tipos, bombas, misturadores, climatizadores, e várias outras aplicações.

Categoria AC4:

Contatores de categoria AC4 são referentes aos sistemas de frenagem por contracorrente e sistemas de partida por impulsos em motores tipo gaiola ou anéis.O contator fecha sob uma intensidade de corrente na ordem de 5 a 7 vezes a corrente nominal do motor quando ele abre, neste momento ele interrompe uma corrente de mesma magnitude e tensão, também quando a velocidade do motor for maior. Esta tensão pode ser igual a tensão da rede, portanto, o desligamento é severo e exige muito do contator.

Contatores desta categoria são utilizados em máquinas de impressão, levantamento de cargas, metalurgia, tornos, pontes rolantes, entre outras. A escolha da categoria de contator deve ser realizada caso a caso, analisando as cargas e calculando as correntes e tensões envolvidas. Atualmente no mercado existem vários tipos de contatores para motores e outras cargas e um dos principais fabricantes encontrados no Brasil é a Schneider Electric, que oferece dispositivos com os melhores recursos para proteção, segurança, monitoramento e controle de motor, além da fácil instalação de seus componentes.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Diferença entre as classes de contatores”

  1. Marco Antônio Cabral de Lima

    Gostária de aprender sempre obrigado

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Continue conosco!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)