Ao decorrer dos anos a tecnologia vem crescendo e evoluindo cada vez mais, sempre com o intuito de automatizar os processos de produção industrial e também o nosso dia a dia, trazendo conforto, eficiência, segurança e economia. Pensando nisso resolvemos mostrar uma maneira de economizar energia elétrica, além de apresentar o que é um interruptor a cartão, como funciona o interruptor por cartão, as aplicações do interruptor a cartão e como instalar o interruptor a cartão, vamos lá pessoal!

O que é um interruptor por cartão?

O interruptor por cartão que também é conhecido como chave cartão, nada mais é que um sistema eletromecânico de acionamento, que tem a capacidade de controlar o acionamento da iluminação ou cargas ligadas a ele através de um cartão plástico.

Uma grande vantagem do interruptor por cartão é que para ele ser instalado não precisa quebrar paredes ou algo semelhante, como é o caso do módulo interruptor por cartão da Schneider da linha Orion, basta encaixá-lo na base e realizar as devidas ligações.

Funcionamento do interruptor por cartão:

Este interruptor a cartão funciona basicamente como uma chave geral, que ao inserir o cartão no módulo, seu contato interno comuta, permitindo a passagem de energia elétrica por ele e seguindo para a carga ou circuito ligados ao módulo. Apesar do fato deste dispositivo funcionar basicamente como uma chave geral ele não é um disjuntor ou qualquer outro dispositivo de proteção!

Quando o cartão é retirado, todo o circuito é desenergizado automaticamente após um tempo, este prazo é necessário para que o usuário saia do local antes de todo  o circuito ser desligado. Seu principal objetivo é evitar com que as lâmpadas e outros equipamentos fiquem ligados sem necessidade, dessa maneira economizando energia elétrica.

O que é interruptor por cartão e quais as suas utilizações?

Acionamento de circuito por interruptor a cartão.

Aplicações para o interruptor por cartão:

As aplicações para este dispositivo são diversas, entre elas podemos ligar uma minuteria por exemplo, fazendo com que o fornecimento de energia para o circuito funcione durante um determinado tempo após a retirada do cartão. Também pode ser ligado a um módulo de potência, para comandar ar-condicionado, outros motores, portas, entre outros.

O interruptor a cartão é utilizado quando for necessário controlar o fornecimento de energia a partir de um único ponto e principalmente economizar energia elétrica. Sendo ideal para locais onde haja circulação de pessoas como por exemplo em hotéis, flats, academias e clínicas.

Para que fique mais fácil de entender podemos usar este interruptor por cartão para controlar toda a parte elétrica do quarto fazendo que os aparelhos elétricos e lâmpadas funcionem apenas quando o cartão estiver no local adequado.

É importante destacar que para este dispositivo controle cargas de maior potência, como é o exemplo acima, devemos utilizar um contator para acionar acionar a carga ou circuito, e o interruptor é apenas o responsável pelo comando.

Quando é necessário que algumas tomadas mantenham energizadas o tempo todo, é possível manter este circuito fora do sistema, permitindo que possa deixar algum equipamento carregando, uma geladeira, frigobar e entre outros equipamentos.

Instalação passo a passo:

Iremos mostrar dois exemplos de instalação utilizando um módulo interruptor por cartão da Schneider, de forma que um é para ligações mais simples, que faz a ligação apenas de uma lâmpada e outro um pouco maior, que irá ligar uma tomada, uma lâmpada e um ar-condicionado, de forma que seja usado um contator.

Ligação de uma lâmpada:

Este interruptor pode ser ser instalado tanto em ligações 127V quanto 220V, ele ocupa o espaço de dois módulos. A ligação deste módulo é bem simples, ele possui apenas quatro bornes, sendo três de entrada e um de saída, que é o retorno para lâmpada.

Basta ligar o os cabos de fase e neutro/fase nos bornes indicados no dispositivo, e por fim conecte o cabo de retorno da lâmpada, exatamente como o indicado na imagem abaixo.

Esquema de ligação do interruptor por cartão.

Interruptor por cartão ligado diretamente à lâmpada.

Acionamento de um circuito:

Está ligação é tão simples quanto a de uma lâmpada, mas devido as demais cargas possuírem uma potência maior e consequentemente uma corrente elevada, elas devem ser acionadas com o auxílio de um contator.

Assim como indicado na imagem abaixo, conecte os cabos de fase e neutro/fase nos bornes indicados no dispositivo, e por fim conecte o cabo de retorno direto no contato A1 do contator e o contato A2 na outra fase ou no neutro, então a ligação do módulo já está feita.

Esquema de ligação de um interruptor por cartão.

Interruptor por cartão acionado um circuito com maior potência.

Feito a ligação do interruptor, agora é realizar a instalação do ar-condicionado, tomada e lâmpada, para isso iremos usar dois contatos do contator, sendo um deles para a tomada e lâmpada, o segundo contato para o ar-condicionado, como mostra a imagem acima.

Este vídeo abaixo é uma das aplicações para  o interruptor por cartão, onde todo o circuito é energizado de acordo com este dispositivo. Ele mostra a montagem passo a passo deste circuito que aciona uma lâmpada e duas tomadas, mas que conta com o auxílio de um contator.

Finalizamos aqui este artigo e esperamos ter ajudado a tirar todas as dúvidas sobre o interruptor por cartão! Se ainda tiver restado alguma dúvida ou curiosidade sobre este assunto, deixe nos comentários que iremos responder, obrigado!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “Interruptor por cartão! Como funciona, quais suas aplicações e como instalar?”

  1. Carlos Araujo

    Muito bom o vídeo, continuem sempre assim!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sempre a disposição!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)