A eletricidade nos ajuda diariamente, durante todo o dia, mas também pode acabar oferecendo perigos, para isso existem alguns dispositivos que são capazes de proteger você e sua família contra choques elétricos, independente se seja por contato direto ou indireto, o DR é um desses dispositivos. Aprenda o que é um DR, como ele funciona, qual a diferença entre um DR comum e o super imunizado e para quais situações cada um é indicado, vamos lá pessoal!

O que é um DR?

DR é a sigla para Diferencial Residual, que também é conhecido como Interruptor Diferencial Residual (IDR), ambos se referem ao mesmo dispositivo, mas se diferem do DDR.

O dispositivo Diferencial Residual dentro de uma instalação é responsável por seccionar o circuito assim que for detectado uma fuga de corrente maior que o valor determinado, que é geralmente de 30mA, dessa maneira evitando que o choque elétrico seja fatal.

A sensibilidade do DR pode variar de acordo com dispositivo e aplicação, o valor de 30mA é proposital, pois essa é a intensidade máxima de corrente que uma pessoa consegue suportar sem sofrer danos.

Dispositivo DR bipolar da Schneider.

Disjuntor Residual linha Easy9 da Schneider.

É importante destacar que o dispositivo Diferencial Residual não impede a pessoa de tomar um choque elétrico! O DR permite o choque, porém o que não permite que a pessoa sofra danos maiores é o tempo que irá durar a descarga elétrica, sendo por um período extremamente curto, que é a resposta do DR em relação a fuga de corrente.

Existem outros dispositivos diferenciais residuais que são destinados a outra aplicações, como por exemplo, para proteção de máquinas e equipamentos, além da proteção contra incêndio, que varia entre 300mA a 1000mA para ser acionado, que muda de acordo com aparelho.

Como funciona um DR?

O dispositivo DR mede permanentemente a soma vetorial das correntes que percorrem os condutores de um circuito. Se o circuito elétrico estiver funcionando sem problemas, a soma vetorial das correntes nos seus condutores sempre será praticamente nula.

No momento que ocorrer uma falha de isolamento em um dos equipamentos alimentados pelo mesmo circuito que está ligado o DR, surgirá uma corrente de fuga, então no momento que acontecer, a soma vetorial das correntes nos condutores que estão sendo monitorados pelo DR não será mais nula, é assim que o dispositivo imediatamente detecta a diferença entre as correntes de entrada e saída e abre o circuito imediatamente.

O funcionamento é o mesmo quando alguém toca uma parte viva do circuito, sendo de forma direta ou indireta a corrente irá circular pelo corpo dessa pessoa, havendo também um desequilíbrio na soma vetorial das correntes.

Dispositivo DR bipolar da Schneider.

Disjuntor Residual linha Acte 9 ilD da Schneider.

Diferença entre um DR comum e um DR Super Imunizado

Assim como o DR tradicional o Diferencial Residual super imunizado também é desenvolvido com o objetivo de proteger as pessoas contra choques elétricos e princípios de incêndio. Ele possui uma função de processamento de sinal e proporciona disparos muito mais precisos, como os modelos Acti 9 iID desenvolvidos pela Schneider Electric através de uma tecnologia inédita e inovadora.

No entanto no DR comum, uma corrente em alta freqüência, gerada por descargas atmosféricas, chaveamentos na rede ou por uma rede de computadores, pode ser vista como uma falha, fazendo com que ele possa ser acionado de maneira desnecessária.

O dispositivo Diferencial Residual com a função de processamento de sinal já é capaz de identificar se a corrente realmente oferece risco ou se é apenas algum desses fenômenos que o DR comum não é capaz de diferenciar..

Outra vantagem do DR Super Imunizado é que ele pode ser utilizado em ambientes úmidos ou poluídos com agentes agressivos. Além disso, o dispositivo tem performances superiores ao DR tradicional, suportando maior corrente e frequência.O DR Super Imunizado também é indicado para instalações industriais, mineração, saneamento, hospitalar e data centers.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)