Veja como funciona o sistema elétrico de carros!

Em Comandos Elétricos por Henrique Mattede

Conhecer e entender a parte elétrica dos carros é essencial para o seu bom funcionamento, bem como para aumentar a sua vida útil. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber sobre o sistema elétrico automotivo e o seu funcionamento. Então, vamos lá pessoal!

O que é o sistema elétrico do carro?

O sistema elétrico do carro é responsável por alimentar todos os componentes elétricos do veículo. Uma de suas funções principais é dar a partida no motor a combustão, através do circuito de partida.

Conforme os veículos ficaram mais modernos e usando mais peças elétricas, o sistema elétrico do carro se tornou ainda mais essencial. Por isso, se capacitar e entender sobre elétrica automotiva pode ser muito vantajoso para diversos profissionais. Veja na imagem abaixo!

Sistema elétrico do veículo.

O que é o sistema elétrico do carro?

Qualquer carro moderno possui milhares de componentes elétricos que dependem do bom funcionamento desse sistema. Por exemplo, o sistema elétrico do carro é responsável por:

Como funciona o sistema elétrico automotivo

O sistema elétrico é de extrema importância, uma vez que peças cruciais para o funcionamento do veículo dependem de eletricidade.

O sistema elétrico automotivo começa a funcionar desde o momento que o motorista gira a chave de partida. Nesse momento, a bateria é acionada, enviando eletricidade para todos os componentes do carro.

Ele precisa ser muito bem conservado, visto que uma falha elétrica pode deixar o carro inoperante, e se acontecer durante o movimento, pode causar acidentes fatais! Exatamente por isso que o Mundo da Elétrica separou as principais partes do carro alimentadas pelo sistema elétrico.

Circuito de partida

O circuito de partida é responsável pela ignição do veículo e precisa de energia elétrica para funcionar.

Assim, quando o motorista vira a chave para dar partida, a bateria envia energia para um pequeno motor elétrico na caixa de marcha, acoplado ao virabrequim. A partir disso, as peças começam a se movimentar para causar a explosão que faz o motor funcionar.

Circuito de carga

O circuito de carga é a parte da elétrica automotiva que tem relação com o alternador, que funciona apenas com o motor ligado.

Por isso, ele só garante a recarga da energia gasta pela bateria enquanto a combustão está acontecendo. Este é o motivo da bateria descarregar se deixarmos o som ou os faróis do carro ligados sem o motor do carro estar acionado.

Circuito de bordo

O circuito de bordo é uma das partes mais complexa do sistema elétrico do carro, uma vez que controla dezenas de outros componentes, como:

É também no circuito de bordo que encontramos o painel de fusíveis. Esse painel é quase que um colete a prova de balas do sistema elétrico, uma vez que em casos de pane ou curto-circuito, os fusíveis vão absorver a descarga e proteger os demais componentes.

Ignição

O sistema elétrico do carro também é responsável por manter o motor funcionando a todo momento. Para que um motor a combustão possa funcionar, ele precisa das faíscas geradas pelas velas, que usam a energia elétrica para criar as faíscas e causar a explosão do combustível, acionando os pistões.

Componentes do sistema elétrico do veículo

Existem alguns componentes essenciais que são alimentado pelo sistemas elétrico do carro, se uma destas peças não estiver funcionando corretamente o seu carro provavelmente não vai funcionar corretamente!

Bateria

A bateria é o coração do sistema elétrico do carro, sendo responsável por armazenar energia e enviá-la por todo o veículo. Além disso, ela possui outras funções como:

Interruptores e sensores automotivos

Os interruptores e sensores são essenciais para que diversas outras peças funcionem corretamente. Afinal, os interruptores são literalmente, as peças responsáveis pela liberação de corrente elétrica.

Por exemplo, o interruptor de pressão de óleo libera corrente elétrica para acender uma luz de alerta no painel sempre que o nível de pressão está abaixo do recomendado.

Alternador

O alternador é a peça que transforma a rotação do motor em eletricidade, recarregando a bateria enquanto o veículo está em movimento. Ele ajuda a regular o consumo de energia e a prolongar a vida útil da bateria.

Sistemas dependentes e auxiliares

O sistema elétrico do carro suporta diversos sistemas, alguns são dependentes, ou seja, precisam de energia constante, enquanto outros demandam energia por um curto período. Alguns exemplos são:

Principais falhas no sistema elétrico

Existem várias falhas que podem acontecer no sistema elétrico do veículo, dentre elas podemos citar:

O sistema elétrico do carro é muito importante para que o veículo funcione corretamente e que acidentes não aconteçam. Por isso, a manutenção preventiva é crucial para mantê-lo sempre em boas condições, bem como para prolongar a vida útil do veículo e prevenir que acidentes aconteçam!

Para aprender mais e descobrir se ter um carro elétrico compensa, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos e nos acompanhe nas redes sociais! Deixe nos comentários as suas dúvidas ou sugestões e te responderemos!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário