Como sabemos a indústria sempre vem crescendo ao longo dos anos, passando por grandes revoluções, trazendo avanços tecnológicos, mais investimentos em segurança e qualidade nos processos industriais. Assim exigindo cada vez mais que os profissionais do Mundo da Elétrica se atualizem sempre.

Pensando nisso o Mundo da Elétrica mostra um sistema de controle e segurança para pequenas máquinas, este sistema utiliza acionamento de comandos elétricos. O sistema de controle e segurança é utilizado em diversos segmentos na indústria. Uma solução prática e confiável para atender os diversos tipos de máquinas de pequeno porte, é o sistema de controle BMC.

Sistema de controle BMC

O sistema de controle BMC é compacto e de fácil instalação, monitorando até 4 dispositivos de segurança, atingindo categoria de segurança 4, performance Level E e SIL3 certificado, assim atendendo os requisitos da NR12.

O sistema de controle e segurança é utilizado para acionamento de comandos e monitoramento das funções de segurança, podendo ser utilizado por exemplo, em máquinas de panificação, confeitaria, açougue, madeireira e outros. O BMC permite acionar um motor elétrico e monitorar até quatro dispositivos de segurança, que no caso do nosso exemplo são:

Os quatro dispositivos devem permitir o acionamento do motor, e basta que apenas um destes sensores seja acionado para que o motor seja desligado imediatamente. Na imagem abaixo temos um sistema de controle BMC controlando um motor de indução trifásico com potência de 1 CV, mas o BMC suporta motores elétricos com potência de até 7,5 CV.

Sistema de controle BMC.

Sistema de controle e segurança para pequenas máquinas.

Um dos dispositivos de segurança instalado no BMC é a barreira de luz, que quando algum objeto é colocado entre os sensores da barreira de luz o motor desliga imediatamente. A barreira de luz é uma excelente alternativa para monitorar áreas de riscos em centros de processamento com montagem, armazéns, máquinas de embalagem, impressão e etc.

Quando algum objeto é colocado entre os sensores da barreira de luz o motor desliga.

Sistema de controle BMC, barreira de luz.

Outro dispositivo é a chave de segurança que tem a função de trava porta, podendo ser utilizado em vários tipos de portas. Não é possível acionar o sistema para ligar o motor com a porta aberta, e ao tentar ligar o motor o LED que indica a chave de segurança da porta não aciona. Só apos fecha a porta e reiniciar o sistema é possível acionar o motor. Quando a porta está fechada, a trava impede que ela seja aberta com o motor em funcionamento, sendo possível abrir a porta apenas usando uma botoeira. Uma opção é usar uma botoeira à chave, pois no exato momento que gira a chave o motor desliga e a porta é destrava. O uso deste tipo de botoeira é importante para impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso ao comando da máquina.

Não é possível acionar o sistema para ligar o motor com a porta aberta.

Chave de segurança que tem a função de trava porta.

Temos também os sensores eletrônicos que são utilizados apenas para monitora se a porta está aberta ou fechada, caso os sensores eletrônicos não estejam na posição correta o motor não liga, e o LED do BMC que indica os sensores eletrônicos não aciona. Somente com os sensores para a posição correta é que o motor pode ser acionado normalmente, e ao deslocar os sensores com motor em funcionando, ele é desligado imediatamente. Os sensores eletrônicos podem ser usados para monitorar e indicar a situação que determinados elementos estão. Por exemplo, identificar se a porta de uma máquina está aberta ou fechada.

Os sensores eletrônicos não estejam na posição correta o motor não liga.

Sensores eletrônicos para monitora porta.

O último dispositivo, mas não menos importante é a chave de emergência do próprio BMC. No momento que o botão de emergência é sonado o motor é desligado. A chave de emergência interrompe imediatamente o funcionamento do motor quando é acionada, assim como todos os outros dispositivos de segurança utilizados.

No momento que o botão de emergência é sonado o motor é desligado.

A chave de emergência interrompe imediatamente o funcionamento do motor.

Além do BMC ser capaz de monitorar até quatro entradas de segurança, também é possível ligar outros dispositivos em série, desde que sejam dispositivos e modelos iguais, ou seja, sensor com sensor e etc. Podem ser usados até 31 sensores eletrônicos iguais em série. É possível configurar o sistema de controle BMC para frenagem do motor, assim variar a velocidade que o motor vai girar. Desta forma evitando danos ainda maiores para a máquina, e principalmente para as vítimas de acidentes.

É importante reforçar que os sistemas de controle e segurança devem se adequar às normas nacionais e internacionais como por exemplo, a NR 12. Essa é a norma que tem como objetivo, melhora a segurança do trabalhador, melhorias das condições de trabalho em máquinas e equipamentos de uso geral. As NR’s são importantes para segurança do trabalhador. Na área da elétrica a NR 10 é fundamental para segurança do eletricista. Abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica falando o que é NR 10, vale muito a pena assistir!

O Mundo da Elétrica sempre luta por mais segurança na área da elétrica! Então deixe a sua opinião e dúvida aqui nos comentários para a gente continuar falando sobre segurança.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)