As botoeiras são componentes úteis e necessários em muitas máquinas industriais e principalmente em comandos elétricos! Existem disponíveis no mercado diversos modelos de botoeiras, cada uma delas com um sistema de funcionamento diferente, possibilitando várias aplicações. Devido a enorme quantidade de botoeiras que existem o Mundo da Elétrica decidiu te ajudar, vamos mostrar alguns tipos de botoeiras e principalmente falar das botoeiras de emergência e da importância de cada uma delas.

Botoeiras: Identificação por cor

Existe uma norma que especifica as cores das botoeiras de acordo com a sua aplicação, para que qualquer profissional possa identificar o fluxo de funcionamento de uma linha de produção ou máquina apenas observando as cores dos botões. A norma responsável por essa identificação é a norma NR 26.

Ela tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos, gases e advertindo contra riscos. Abaixo temos as especificações das cores para sinalização em botoeiras de acordo com a NR 26:

  • Verde ou Preto: Arranque, liga e partida.
  • Vermelho: Parar, desligar, botão de emergência.
  • Amarelo: Inverter o sentido, cancelar operação, cancelar condição perigosa.
  • Azul: Qualquer função diferente das anteriores.
  • Branco: Qualquer função diferente das anteriores.

Tipos de botoeira: Botão cogumelo ou botão de emergência:

O botão de emergência como o próprio nome já diz, é usado para desligar o comando em caso de alguma anormalidade como por exemplo, quando ocorre um acidente. O botão de emergência precisa conter algumas características importantes e uma delas além da sua cor, é de ser um botão de fácil acesso, de forma com que qualquer pessoa pode acionar e com qualquer parte do corpo.

O que é botoeira de emergência? Tipos e características!

Tipos de botoeiras de emergências.

Quando acionado o botão fica retido em sua posição final e para retornar à posição inicial é preciso girar o botão de emergência no sentido horário, promovendo o seu destravamento.

O botão de emergência possui retenção e é acionado através da pressão feita sobre a sua estrutura, retornando ao seu estado normal somente quando for girado o botão. Esta manobra torna o botão de emergência muito mais seguro, porque uma vez acionado, o botão não voltará a sua posição inicial por engano ou acidentalmente.

É importante destacar que os contatos de um botão de emergência normalmente são contatos NF (Normalmente Fechado), utilizados para desligar o circuito, sendo ideal para desligar o contato de selo.

Tipos de botoeiras: Botoeira com retenção ou chave seletora

As botoeiras ou chaves de retenção geralmente possuem duas ou três posições, que podem ser as posições de ligado e desligado, proporcionando algumas vantagens como por exemplo, ter em apenas um botão duas funções e ainda ocupar um menor espaço no painel de comandos.

Nem tudo é perfeito, pois apesar das vantagens o uso deste componente também apresenta algumas desvantagens, sendo que uma delas é que se acabar a energia e o circuito estiver em funcionamento ele permanecerá comutado na posição ligado, dessa forma quando a energia voltar o circuito irá ligar automaticamente.

Este problema também ocorre se um relé de proteção atuar, porque ao solucionar a falha o circuito retorna o seu funcionamento normal, havendo riscos de acidentes com trabalhadores envolvidos no sistema comandado.

Tipos de botoeiras: Botão pulsador ou botão sem retenção

O botão pulsador ou botão sem retenção normalmente é usado em circuito de comandos em conjunto com um contato de selo. Se o botão pulsador não for utilizado juntamente com um contato de selo seu funcionamento será temporário, ou seja, o contato comuta apenas enquanto o botão está pressionado.

Utilizamos o botão sem retenção visando a segurança, pois a sua vantagem é justamente resolver o problema do botão com retenção. Quando ocorre a falta de energia elétrica, mesmo com o contato de selo o funcionamento do circuito é interrompido, ou seja, quando ocorre uma falha e o circuito é desligado, ele é religado apenas se o botão for acionado novamente.

Aqui sempre colocamos a segurança em primeiro, por isso temos diversos conteúdos relacionados à segurança em eletricidade. Abaixo tem um vídeo do canal Mundo da Elétrica, nele é apresentado uma botoeira de emergência inteligente, explicando seu funcionamento e suas características.

Encerramos mais um artigo, caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre as aplicações e funcionamento das botoeiras de emergência, deixe nos comentários que iremos responder. Também visite o canal Mundo da Elétrica, nele possui muitos vídeos relacionados ao assunto.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)