Entenda o funcionamento do relé térmico

Em Comandos Elétricos por Henrique Mattede

Os relés são dispositivos de proteção muito importantes e utilizados em comandos elétricos. Existem diversos tipos de relés para várias aplicações, e no artigo de hoje o Mundo da Elétrica irá te explicar tudo sobre o relé térmico. Então, vamos lá pessoal!

O que é relé térmico

Os relés térmicos são dispositivos construídos para proteger, controlar ou comandar um circuito elétrico, atuando sempre pelo efeito térmico provocado pela corrente elétrica.

O relé térmico ou relé bimetálico de sobrecarga, é muito usado na proteção dos motores elétricos de possíveis anomalias, como sobrecarga de correntes prolongadas, sobreaquecimento e falta de fase.

Quando o motor trava o seu eixo ou está trabalhando com muita carga, ele solicita mais corrente da rede elétrica para tentar compensar o peso requerido, resultando em um trabalho acima das especificações nominais.

Dessa maneira, o motor fica mais suscetível a danos em suas bobinas, sobreaquecimentos e até mesmo, um provável derretimento na sua isolação, condições que podem provocar curtos-circuitos internos.

O relé térmico também é usado para a proteção dos condutores de alimentação e dos dispositivos de manobra. Além do mais, ele pode ser utilizado em conjunto com disjuntores, uma vez que é possível realizar a sinalização, através de sinaleiros e alarmes, para o desarmamento do disjuntor.

Funcionamento do relé térmico

O relé térmico funciona seccionando o circuito quando é identificado um aquecimento excessivo!

Os relés térmicos têm como elemento básico o bimetal ou como ele é conhecido, lâmina bimetálica. Esse elemento é constituído de duas lâminas finas, normalmente ferro e níquel, sobrepostas e soldadas.

Como os dois materiais apresentam coeficientes de dilatação diferentes, um se alonga mais do que o outro quando aquecido.

Além disso, por estarem rigidamente unidos e fixados em uma das extremidades, o metal de menor coeficiente de dilatação provoca um encurvamento do conjunto para o seu lado.

Esse movimento provoca o contato mecânico e a abertura do circuito elétrico em sequência ao disjuntor térmico, efetuando a proteção dos equipamentos elétricos.

Além do mais, com o acionamento do relé, há o desarmamento do circuito do motor e do circuito de comando, através de seus contatos auxiliares.

O relé térmico é muito utilizado, uma vez que após acionado, ele trava e impede o acionamento do motor novamente. Dessa forma, só é possível ligar o motor novamente quando ocorrer uma ação manual de rearme!

Alguns fatores são responsáveis pela atuação ou desarmamento do relé térmico, são eles:

Contatos do relé térmico

Existem diversas simbologias para representar os dispositivos elétricos, e com o relé térmico não é diferente!

Na imagem abaixo, é possível observar a simbologia adotada para representar o relé térmico.

Contatos do relé térmico.

Imagem do símbolo do relé térmico.

Além disso, existem várias nomenclaturas para o relé térmico!

Contatos principais

Os contatos principais recebem as três fases para a alimentação da carga e quando acionados, conduzem a sua corrente nominal.

Identificados pelos algarismos 1, 3, 5 ou as letras L1, L2, L3 (linha) para a entrada da alimentação. E 2, 4,6 ou T1, T2, T3 (terminal) para a saída até carga.

Contatos auxiliares

Os contatos auxiliares protegem o circuito de comando do motor trifásico e o circuito de lógica do motor.

Contato fechado

Os contatos fechados são usados para evitar que o usuário fique tentando ligar o motor após o desligamento pelo relé, geralmente associado próximo ao botão de emergência. Eles são identificados pelos números 95 e 96.

Contato aberto

Os contatos abertos podem ser usados para sinalizar que o relé térmico está acionado ou que existe um problema no circuito, através de uma lâmpada por exemplo. Eles são identificados pelos números 97 e 98.

Contato tipo comutador

Os contatos do tipo comutador são usados da mesma forma que os outros contatos aberto e fechado, porém, com apenas uma entrada de alimentação.

Assim como os demais dispositivos elétricos, o relé térmico também necessita de ajuste específico de acordo com cada circuito e cada tipo de motor a ser utilizado.

Existem classes de disparo, tornando possível o melhor dimensionamento dele de acordo com o tempo de partida do motor. Para aprender ainda mais sobre os relés, assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

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Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

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