O que fazer em casos de acidentes envolvendo eletricidade ? Qual a primeira providência a tomar? A eletricidade oferece diversos riscos à saúde, sendo que acidentes com eletricidade podem ser fatais. Sabendo disso o Mundo da Elétrica apresenta uma dica de extrema necessidade e que pode salvar vidas.

Em todo treinamento de NR10 existe uma carga horária reservada aos primeiros socorros, pois este assunto é muito importante! Saber executar os primeiros socorros é imprescindível, pois você se sente preparado para prestar os primeiros socorros à uma pessoa que se acidentou.

É essencial  acionar as equipes de resgate logo que ocorre um acidente, seja os bombeiros ou o SAMU, que é o serviço de atendimento móvel de urgência. É fundamental que ao  ligar para a equipe de resgate você tenha o máximo de informações possíveis sobre a pessoa que se acidentou, quando a vítima do acidente está acordada e consegue falar, basta perguntar. Mas se a pessoa estiver desacordada o uso do cadastro de emergência do celular pode salvar a vida da vítima.

Informações Médicas e de Emergência

Praticamente todas as pessoas hoje têm um celular e mesmo com o celular bloqueado você consegue acessar os dados médicos da pessoa. Em alguns celulares por exemplo, basta tocar na tela para aparecer a tela de desbloqueio do celular, mas tem um outro botão que é o chamada de emergência.

Quando você clica no botão emergência aparece o teclado do telefone e você pode discar para as equipes de emergência, mas na parte de baixo à esquerda tem um ícone vermelho para as informações médicas e de emergência, em alguns modelos o ícone pode ser na parte de cima, isso vai depender do modelo do celular.

Na parte de baixo à esquerda tem um ícone vermelho para as informações médicas e de emergência.

Informações médicas e de emergência.

O Dr, Augusto Pupio que já foi médico socorrista do SAMU por muitos anos fez um vídeo recente que tem rodados nas redes sociais falando sobre a importância de cadastrar seus dados de emergência no celular e o quanto isso pode salvar vidas.

Cadastro de Informações Médicas e de Emergência

Para fazer o cadastro de dados de emergência, basta você entrar nas configurações do seu perfil no celular. Queremos deixar claro que esta configuração pode mudar um pouco de um aparelho para o outro.

Em determinados Smartphone é só entrar na lista de contatos e logo no início tem seu próprio contato. Clicando nele aparece uma lista de informações e a opção do cadastro de informações médicas e de emergência.

É possível cadastrar informações como por exemplo, alguma alergia que possui, medicamentos que está tomando, tipo sanguíneo ou outros dados que forem importantes para um médico analisar o seu estado de saúde.

Cadastre estas informações em seu celular, porque esses dados relativamente simples podem salvar a sua vida.

Cadastro de informações médicas e de emergência.

É conveniente que você cadastre estas informações em seu celular, porque esses dados relativamente simples podem salvar a sua vida no caso de uma emergência. É importante ficar atento as informações que são cadastradas, pois qualquer pessoa que tiver acesso ao seu aparelho pode estar lendo essas informações. Então recomendamos que não coloque endereços pessoais, números de documentos, números de familiares, entre outros. Cadastre apenas informações que pode salvar a sua vida em caso de acidente.

Todos os profissionais que já passaram por treinamento de NR10 sabem dos perigos e danos que um acidente envolvendo eletricidade pode causar. Infelizmente às vezes esquecemos de manter os nossos conhecimentos em prática, abaixo vamos deixar um vídeo do canal Mundo da Elétrica mostrando o que fazer em casos de acidentes envolvendo eletricidade.

Nós aqui do Mundo da Elétrica nos preocupamos muito com a segurança e falamos sempre sobre este tema, mas também temos que falar sobre os casos onde ocorrem acidentes e está dica pode minimizar as consequências de um acidente. Não custa nada e não toma muito tempo para cadastrar os dados de emergência! Então, tire três minutinhos do seu tempo e faça imediatamente o seu cadastro.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)