Casa automatizada – Como acender luz pelo celular?

É fato que o avanço da tecnologia vem alcançando cada vez mais áreas, um exemplo desse avanço é o que chamamos de casas automatizadas, e é sobre elas que o Mundo da Elétrica irá falar no artigo de hoje! Então vamos lá pessoal!

A automação residencial vem popularizando-se a passos largos, devido principalmente à disseminação das tecnologias de informação e informática. Essa crescente necessidade de conforto e de portabilidade faz com que cada vez mais, seja imprescindível a capacitação de profissionais.

A automação residencial também pode ser conhecida como domótica, esse termo é originado da junção das palavras domus, que em latim significa casa, e robótica!

A domótica faz uso de vários equipamentos distribuídos pela residência de acordo com as necessidades dos moradores. Estes equipamentos podem ser divididos em três grupos principais:

Com a automação residencial é possível controlar a sua casa pelo celular de onde estiver. Por isso, termos aquilo que chamamos de casa automatizada ou inteligente!

As tecnologias que compõem as casas automatizadas estão cada vez mais modernas e mais acessíveis, sendo possível encontrar dispositivos de diversas marcas e com valores variados! Esses recursos e dispositivos contribuem para a melhoria do estilo de vida das pessoas, aumentam o conforto, a segurança e a economia da residência.

Além disso, eles aumentam também a acessibilidade de pessoas com deficiências físicas e/ou idosos, já que através de um controle centralizado, as funções que antes eram feitas de forma manual, podem ser feitas de maneira automática ou com apenas um click.

Antes de ter uma casa inteligente é necessário pensar o que você deseja realizar e quais partes da casa você deseja automatizar! Alguns exemplos são:

Uma das primeiras mudanças que normalmente são feitas quando se quer uma casa automatizada é a iluminação, e para isso é importante conhecer as lâmpadas e os interruptores inteligentes!

Lâmpadas Inteligentes

Um dos dispositivos inteligentes para a casa com mais modelos encontrados no mercado são as lâmpadas smart. Elas possuem luzes em LED personalizáveis e são controladas por um aplicativo para celular via Wi-Fi ou Bluetooth.

As lâmpadas inteligentes podem ser programadas para ligar ou desligar em horários programados. Para pessoas surdas ou com baixa audição, uma função muito útil é conectá-las a outros dispositivos inteligentes e programá-las para piscar quando alguém tocar a campainha ou quando o telefone receber uma ligação, por exemplo.

Na imagem abaixo, é possível ver uma lâmpada inteligente controlada pelo celular.

Lâmpada smart controlada pelo celular.

Lâmpada inteligente controlada pelo celular.

Com as lâmpadas inteligentes é possível:

Algumas lâmpadas Wi-Fi possuem compatibilidade com a Internet e dispõe de um app para o controle. Além disso, alguns modelos têm interação com as plataformas conectadas da Amazon e Google, tendo a possibilidade de comandos por voz e outras funções mais específicas do dispositivo.

Os tipos mais comuns de lâmpadas inteligentes, são:

Interruptor inteligente

Uma alternativa para quem deseja uma casa mais conectada são os interruptores de luz Wi-Fi ou inteligentes. Eles permitem que o usuário controle o acionamento das luzes à distância, criando uma definição de horários para que os interruptores apaguem ou acionem as luzes em momentos pré-determinados.

Na imagem abaixo, é possível alguns modelos de interruptores inteligentes.

Interruptores Wi-Fi.

Modelos de interruptores inteligentes.

O interruptor smart funciona conectado à internet o tempo todo associado a um app disponibilizado pelo fabricante ou com compatibilidade à plataformas on-line, como o Google. Eles são capazes de comandar com precisão o nível de iluminação de um ambiente e oferecer modos de uso para economia de energia, evitando luzes acesas desnecessárias.

Outra configuração é acender e apagar a iluminação da residência em períodos prolongados de ausência, simulando a presença dos moradores, algo que pode desencorajar os criminosos.

Um interruptor smart pode ser usado para administrar toda a iluminação do local, com autoridade para determinar os níveis de iluminação em cada cômodo, políticas de horários e até aplicar restrições automáticas para poupar energia com a intenção de reduzir os gastos.

Se você deseja aprender mais sobre automação residencial, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica, nele te ensinaremos como acender a luz pelo celular e com a sua voz!

Caso você tenha gostado desse conteúdo, continue nos acompanhando aqui no site, pois estamos sempre postando artigos como esse! Compartilhe com os seus amigos e nos siga nas redes sociais, e se você ficou com alguma dúvida, deixei abaixo nos comentários para que possamos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário