Os interruptores fazem parte do nosso dia a dia, eles são indispensáveis e fundamentais para o acionamento de lâmpadas ou conjuntos de lâmpadas. Existem diversos tipos de interruptores, cada um com a sua respectiva característica e aplicação. Neste artigo o Mundo da Elétrica vai mostrar as características e aplicações dos principais tipos de interruptores como por exemplo, interruptor simples, interruptor duplo, interruptor paralelo, interruptor intermediário e outros. Vamos lá pessoal!

O que é interruptor?

A função de qualquer interruptor é basicamente ligar ou desligar um determinado circuito elétrico , permitindo ou não circulação de energia elétrica. Quase todo mundo conhece o interruptor por ser usado para controlar o acionamento de uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas. Por isso como o próprio nome sugere, a principal função do o interruptor é interromper a passagem da energia elétrica.

Tipos de interruptores – Interruptor simples

O interruptor simples entre todos os tipos de interruptores é o que possui o tipo de ligação interna mais simplificada, por isso o nome interruptor simples. Com o interruptor simples é possível acionar uma única lâmpada ou conjunto de lâmpadas, este tipo de interruptor contém apenas uma seção.

Tipos de interruptores – Interruptor duplo

O interruptor duplo é utilizado em ambientes onde é preciso obter uma iluminação separada como por exemplo, em salas, áreas externas e outras. Neste caso é possível acionar duas lâmpadas ou conjunto de lâmpadas em momentos diferentes, ou seja, cada tecla do interruptor é responsável por acender e apagar uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas diferentes, pois os condutores de retorno são separados.

Tipos de interruptores – Interruptor paralelo

O interruptor three way, popularmente conhecido como interruptor paralelo é usado para acionar um ponto de iluminação de dois lugares distintos, ou seja, é necessário usar dois interruptores paralelos neste tipo de ligação. O interruptor paralelo é muito usado em corredores e escadas por exemplo.

É muito comum que as pessoas pensem que a ligação do interruptor three way é uma ligação paralela, mas apesar do termo interruptor paralelo, ele recebe essa definição porque são conectados dois cabos ao interruptor, de forma com que fique um cabo paralelo ao outro, mas não se caracteriza um circuito ou ligação paralela, pois estes dois cabos não possuem dois pontos em comum e a corrente não se divide entre os cabos.

Tipos de interruptores – Interruptor intermediário

O interruptor four way, também conhecido como interruptor intermediário, é um interruptor interligado a dois interruptores paralelos sendo capaz de controlar um ponto de iluminação de no mínimo três locais diferentes. Indicado para grandes ambiente que necessitam de diversos pontos de acionamento para uma mesma lâmpada ou conjunto de lâmpadas, comumente utilizado em escadas e corredores por exemplo. A principal característica é que o interruptor four way fica entre dois interruptores three way, podendo instalar vários interruptores intermediários entre os interruptores three way.

Principais tipos de interruptores, características e aplicações.

Principais tipos de interruptores, quais são?

Tipos de interruptores – Interruptores bipolar

Os interruptores bipolares podem possuir as mesmas características dos interruptores citados acima. Esses tipos de interruptores são usados para ligar e desligar uma(s) lâmpada(s) ou conjunto(s) de lâmpada(s) bifásica(s), normalmente de 220V. Em casos de acionamento de lâmpadas ou conjuntos de lâmpadas bifásicos de acordo com as normas técnicas de segurança, é obrigatório interromper as duas fases para dessa forma evitar acidentes.

Tipos de interruptores – Interruptores múltiplos

Assim como o interruptor duplo, os interruptores múltiplos geralmente são usados em ambientes onde é preciso obter uma iluminação separada. Porém neste caso é possível acionar mais de duas lâmpadas ou conjunto de lâmpadas em momentos diferentes, ou seja, cada tecla do interruptor é responsável por acender e apagar uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas diferentes, pois os condutores de retorno também são separados.

Os interruptores múltiplos podem ser encontrados como interruptor triplo, interruptor quadruplo e interruptor quíntuplo, podendo acionar três, quatro, cinco e seis lâmpadas ou conjuntos de lâmpadas de forma separada. É importante destacar que através dos interruptores modulares é possível obter os interruptores múltiplos.

.

Quais são os principais tipos de interruptores?

Tipos de interruptores – Interruptores múltiplos

Para complementar os seus conhecimentos sobre interruptores, o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica mostra os principais tipos de interruptores, as suas características e aplicações.

Queremos te convidar para continuar em nosso site, acessando cada vez mais informações que podem te ajudar a melhorar a sua capacitação pessoal e profissional. Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão é muito bem-vinda! Deixe nos comentários que nós vamos responder, e quem sabe a sua dúvida não seja tema do próximo artigo aqui no Mundo da elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)