A Domótica está atribuída a automação residencial, tecnologia recente que permite automatizar recursos habitacionais. É um conceito de casa inteligente, introduz conforto e comodidade ao realizar atividades diárias, associada a comunicação e segurança de forma remota.

Mas afinal o que é domótica? O que é automação? Vamos ver neste artigo do Mundo da Elétrica como isso pode influenciar no futuro e quais as suas aplicações.

O que é domótica

Domótica vem da palavra “Domus” que significa casa, fazendo fusão com a palavra “Robótica”, ligada ao ato de realizar ações automáticas. Tem como objetivo controlar e automatizar a função dos equipamentos elétricos de forma integrada a um sistema central, podendo ser controlado de forma local ou remota.

O que é automação, o que é domótica

Domótica em casas inteligentes

O que é automação

O conceito de automação serve para buscar soluções que facilitem à necessidade de que as pessoas têm de realizar o mínimo de esforço em suas funções e atividades diárias, incorporando soluções automáticas em suas rotinas. Assim, adaptando conforto e melhoria de vida aos seus utilizadores!

Automação residencial

A Domótica aplicada em residências leva ao usuário a comodidade de operar os recursos das suas casas através de um software, podendo tornar simples diversas funções. É possível automatizar tarefas da casa como ligar e desligar aparelhos, alarmes e lâmpadas através de uma central computadorizada, acessada de forma remota.

É preciso a elaboração de um projeto, identificando todos os pontos eletrônicos do local, por exemplo, internet, telefone, televisão, som, luzes, cortinas, janelas, fechaduras, câmeras e sensores de segurança. Tudo isso, torna possível atender as necessidades de cada família em suas funções diárias.

Exemplos de Domótica:

  • Controlar as luzes: é possível adequar o ambiente e programar fontes de iluminação, gerenciar o ambiente em várias situações, como tonalidade, cor e brilho
  • Acompanhar em tempo real alarmes e sensores de segurança até mesmo longe de casa: detectar incêndios, fuga de água e de gás, quebra de vidros e invasões
  • Controlar janelas com persianas elétricas
  • Desligar todas as luzes da casa ou da empresa por controle
  • Programar todo sistema audiovisual
  • Ver em tempo real imagens das câmeras de segurança em seu circuito fechado, até mesmo longe de casa através do seu smartphone
  • Controlar e programar a temperatura ambiente
  • Programar consumos em horas vagas para diminuir gasto energético
  • Interruptores por comando de voz

Algumas vantagens

Apesar do investimento para aplicação de recursos tecnológicos não ser acessível à todos, o baixo custo dos componentes eletrônicos possibilita a maior divulgação e ganho de mercado da Domótica.

A modernização das construções seguem tendências tecnológicas, as chamada de casas inteligentes vêm ganhando espaço. Atualmente equipar imóveis com esses recursos ergonômicos, torna-se vantajoso, além de aumentar o nível de conforto, existe um alto retorno em valorização do empreendimento, seja você o investidor ou proprietário final.

Estes são alguns dos ganhos ligados a automação:

  • Modernidade
  • Praticidade
  • Fácil controle de recursos
  • Economia energética
  • Segurança
  • Conforto
  • Valorização do imóvel

Tecnologia para o futuro

É importante que a utilização da tecnologia se torne um meio comum! A domótica vai de encontro a um nível melhor de vida para os humanos, apesar de ainda ser pouco divulgada promete ter muitos adeptos, ao associar várias áreas de estudo como eletrônica, elétrica, tecnologia da informação e automação.

A busca para esses campos de recursos pode oferecer benefícios ilimitados e podem ser utilizados em uma única interface, trazendo inovações para os grandes meios construtivos. Está deixando de ser uma utopia para se tornar uma realidade presente nos nossos lares.

Abaixo temos um vídeo do canal Mundo da Elétrica mostrando algumas opções de domótica para fazer em sua casa, vale a pena conferir e ver como é simples automatizar alguns espaços da sua casa!

Aproveite os materiais que disponibilizamos em nosso canal e caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários que nós iremos responder. Não deixe de acessar o canal Mundo da Elétrica para continuar aprendendo sobre elétrica!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)