Como instalar câmeras de segurança

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como instalar câmeras de segurança, e por isso o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber no artigo de hoje. Então, vamos lá pessoal!

Hoje em dia muito se fala sobre casas automatizadas, e um dos pontos essenciais é a segurança! A câmera de segurança é um dos equipamentos que mais garante a proteção tanto das pessoas quanto de bens materiais!

O primeiro passo para instalar uma câmera de segurança, começa antes mesmo da compra do produto! O planejamento não é apenas para facilitar a instalação, mas para garantir que o seu sistema de segurança se encaixe nas necessidades da sua propriedade.

Muitas pessoas cometem o erro de iniciar o planejamento depois de já terem comprado um sistema de segurança. Em vez disso, comece com uma lista de verificação de segurança e uma avaliação do seu status de segurança atual!

O objetivo desse processo é determinar as suas vulnerabilidades de segurança e identificar os principais pontos de acesso, com o objetivo de determinar qual o tamanho e o tipo de sistema de segurança atenderá às suas necessidades!

Outro fator essencial a ser considerado durante a fase de planejamento é pensar em que tipo de câmera de segurança você precisa. Existem câmeras internas e externas, câmeras de segurança Wi-Fi, além de câmeras com fio e sem fio, por isso é importante sempre pesquisar antes de adquirir um equipamento!

É indispensável fazer um diagrama de vigilância, já que seria caro e ineficiente monitorar cada centímetro quadrado de sua casa. Portanto, você deve priorizar as áreas que deseja assistir mais!

Elabore um diagrama ou imprima as plantas da sua casa e anote onde você deseja colocar as câmeras. Ao terminar, verifique cada local para se certificar de que não está bloqueado e oferece a melhor visualização possível. Você pode querer câmeras para:

Na imagem abaixo, vemos um exemplo de diagrama.

Diagrama de um sistema de segurança.

Sistema de câmeras de segurança.

Existem vários pacotes de sistemas de segurança! No mínimo, o sistema deve ter de 1 a 3 câmeras, um DVR (gravador de vídeo digital), cabeamento adequado (cabos siameses e BNC) e cabos de alimentação. Geralmente, as câmeras de segurança sem fio são mais fáceis de instalar, justamente por não precisarem de cabeamento!

Na imagem abaixo, vemos um exemplo de kit de câmeras de segurança.

Pacotes de sistemas de segurança.

Kit de câmeras de segurança.

De forma resumida, para instalar câmeras em casa, na maioria das vezes você irá precisar de:

Depois de saber quantas câmeras você precisa, será necessário pensar em quais câmeras específicas você deseja. Embora você possa comprar todas as peças separadamente, comprar um conjunto de vigilância completo é geralmente mais barato e fácil de instalar!

Existem vários modelos de câmeras, dentre elas podemos citar:

Para armazenar e visualizar as imagens, você precisa de um gravador de vídeo digital (DVR). Esse dispositivo recebe todos os vídeos e os transmite para um monitor, geralmente uma tela de computador ou uma pequena TV.

Os DVRs têm uma variedade de capacidades de memória que lhes permitem armazenar uma certa quantidade de vídeo, de centenas de horas a um dia de gravação. Se você comprar um conjunto de vigilância completo, o DVR, provavelmente, já estará incluso!

Gravadores de vídeo em rede (NVR) e gravadores analógicos (VCRs) funcionam da mesma maneira que um DVR, usando um sinal de internet ou fitas virgens, respectivamente, para gravar, e por isso as seguintes dicas de instalação são as mesmas!

Outra dica é testar e garantir que os equipamentos estão funcionando antes da instalação!

Instalação de câmeras de segurança

Após escolher as câmeras e os locais onde serão colocadas, é hora de instalá-las!

Primeiro é necessário escolher um ângulo alto e amplo para a sua câmera. Certifique-se de que consegue ver claramente todas as entradas e saídas e que a câmera está perto de uma tomada elétrica!

Se você estiver montando uma câmera do lado de fora, garanta que ela esteja alta o suficiente para não ser facilmente derrubada!

Embora todas as câmeras sejam diferentes, a maioria delas pode ser montada da mesma maneira:

Após isso, é só conectar a sua câmera a uma fonte de energia. Quase todas as câmeras vêm com um adaptador de energia que se conecta a tomadas normais!

As câmeras com fio devem ser conectadas ao DVR usando um conector BNC. Os cabos BNC são simples de usar, eles são idênticos em ambos os lados e você simplesmente os conecta nas entradas apropriadas, girando uma pequena porca na extremidade para travá-la no lugar!

Conecte uma extremidade à saída da sua câmera e a outra a entrada do DVR! Se o seu cabo não tiver uma conexão BNC, é possível comprar um adaptador para torná-lo compatível.

Já as câmeras sem fio são conectadas a computadores. As câmeras sem fio vêm com um disco de software que você precisa instalar para visualizar as imagens. Algumas câmeras têm um pequeno receptor que se conecta ao seu computador através de uma porta USB.

O endereço de IP da câmera se fornecido pode ser usado em qualquer navegador da Web para visualizar as imagens remotamente.

Por último, é necessário conectar o monitor ao DVR. Essa conexão frequentemente usa um cabo BNC, mas alguns DVRs podem ser conectados com cabos HDMI. Uma extremidade deve ser ligada a saída do DVR e a outra a entrada do monitor!

Você pode conectar tantas câmeras quanto seu DVR tiver entradas e ele irá gravar automaticamente todas as câmeras que você instalar.

Viu como é simples? Se você deseja aprender mais, assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica e aprenda sobre câmeras térmicas!

Caso queira continuar aprendendo sobre elétrica, nos acompanhe no site do Mundo da Elétrica e nos siga nas nossas redes sociais!

Caso tenha gostado desse artigo, compartilhe com os seus amigos! Se tiver ficado alguma dúvida sobre o assunto ou tenha alguma sugestão, deixe aqui nos comentários para podermos te ajudar.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário