Entenda quais são os tipos de botoeiras e como escolher!

Em Comandos Elétricos por Henrique Mattede

As botoeiras são dispositivos usados para ligar e desligar, além de realizarem várias outras funções, portanto, estão presentes em praticamente todos os comandos elétricos. No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ajudar a entender quais são os tipos de botoeiras e como escolher o melhor botão para cada comando. Então, vamos lá pessoal!

A melhor botoeira ou botão de acionamento é o que se adapta ao seu projeto elétrico e que atende aos requisitos das normas regulamentadoras, como a NR10 e a NR12, reduzindo assim os riscos de acidentes no ambiente de trabalho.

As máquinas e equipamentos devem possuir comandos elétricos que possibilitam ligá-los ou desligá-los em casos de emergência, bem como devem ter meios que impeçam o funcionamento automático ao serem energizados.

Como cada projeto elétrico possui necessidades específicas, é preciso sempre analisá-lo para fazer a melhor escolha!

Existem cores padronizadas para os tipos de botões, são elas:

Para a instalação das botoeiras, também existe um padrão: o botão “desliga” deve ficar em cima do botão “liga“ em posição vertical e o botão “desliga” deve ficar à direita do botão “liga“ em posição horizontal.

As botoeiras possuem funcionalidades diferentes para atender às diversas necessidades dos projetos. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou os principais tipos de botoeiras para te ajudar na hora de escolher!

Botão com retenção

A botoeira com retenção, conhecida também como botoeira liga desliga, funciona acionando e desligando o circuito, ou parte dele, quando pressionada.

Esse tipo de botoeira não retorna para a posição inicial quando pressionada e, portanto, deve-se pressioná-la novamente para voltar ao estado de posição inicial ou, em alguns casos, apertar um segundo botão que destrava o primeiro.

Uma desvantagem do uso deste componente é que, em caso de falta de energia, o  botão permanecerá comutado na posição ligado no momento que o circuito estiver em funcionamento. Então, quando houver o restabelecimento da energia, o circuito voltará a funcionar automaticamente.

Na imagem abaixo, é possível observar um modelo de botoeira com retenção.

Tipos de botoeiras e botões.

Imagem de uma botoeira com retenção.

Botão liga e desliga conjugado

A botoeira liga e desliga conjugada possui dois atuadores de botão sem retenção em apenas um cabeçote. No entanto, diferente do botão com retenção, ela possui ambos os acionamentos com os contatos sendo divididos, um lado possuindo o botão liga na cor verde e o outro lado possuindo o botão desliga na cor vermelha.

Botão sem retenção

A botoeira sem retenção, conhecida também como botão pulsante, possui ação momentânea, ou seja, permanece ligado ou desligado enquanto estiver pressionado, retornando à posição inicial quando o botão for liberado.

Ela é muito usada pela segurança proporcionada, uma vez que, em falta de energia elétrica, o contato de selo do circuito é desligado e a religação só ocorre se o botão for acionado novamente. Já uma desvantagem da botoeira sem retenção é a necessidade de outro botão para desligar o circuito, aumentando o espaço e o custo da instalação.

Na imagem abaixo, é possível observar um modelo de botoeira sem retenção.

Tipos de botoeiras e botões.

Imagem de uma botoeira sem retenção.

Botão de pulso simples

A botoeira de pulso simples ou botão pulsante simples é caracterizado por retornar à posição inicial quando o usuário deixa de pressioná-lo.

Frequentemente é usado para o reset e reinicialização do ciclo em máquinas e equipamentos, entre outras funções.

Na imagem abaixo, é possível observar um modelo de botoeira pulsante.

Tipos de botoeiras e botões.

Imagem de uma botoeira pulsante.

Botão de pulso duplo

A botoeira de pulso duplo, que possui um pulsador duplo, conta com duas funções combinadas para acionamento manual e desligamento, reduzindo assim a quantidade de botões no painel.

É utilizado com frequência, pois em conjunto com os contatores ou outros dispositivos, permite impedir o religamento automático de máquinas e equipamentos em caso de falta de energia, garantindo a segurança.

Botão comutador

A botoeira comutadora, conhecida também como chave seletora, permite transferir um circuito elétrico ou parte dele, a fim de realizar uma segunda função ou ligar outro dispositivo.

Na imagem abaixo, é possível observar um modelo de botoeira comutadora.

Tipos de botoeiras e botões.

Imagem de uma botoeira comutadora.

Botão com chave

A botoeira com chave funciona como uma botoeira de emergência! Porém, ao invés de uma simples trava rotativa para retorno dos contatos à posição inicial, nesta botoeira é necessário que uma chave destrave o sistema para ocorrer o retorno dos contatos à posição inicial.

Na imagem abaixo, é possível observar um modelo de botoeira com chave.

Tipos de botoeiras e botões.

Imagem de uma botoeira com chave.

Botão cogumelo ou botão de emergência

A botoeira de emergência é usada para desligar um comando em caso de alguma anormalidade, possibilitando a realização de alguma manutenção.

Esse botão possui atuação por pressão e possui trava com retenção, além de ser conhecido também como botão com acionamento por soco ou tapa.

Para que este botão retorne ao seu estado normal é necessário girá-lo de modo a promover o destravamento, tornando o dispositivo muito seguro e evitando manobras de religamento inadvertidas.

Na imagem abaixo, é possível observar um modelo de botoeira cogumelo.

Tipos de botoeiras e botões.

Botoeira cogumelo ou de emergência.

Recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica para aprender ainda mais!

Se você gostou desse artigo, compartilhe com outras pessoas! Deixe abaixo nos comentários dúvidas e sugestões para que possamos te responder!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário