Você sabe o que é NR12? Conhece os principais pontos abordados na NR12? Sabe quando deve ser aplicada a Norma Regulamentadora 12? Neste artigo vamos apresentar todas estas respostas e trazer muitas outras informações sobre esta importante norma que trata de máquinas e equipamentos industriais, vamos lá pessoal!

Com todos estes avanços tecnológicos e econômicos que ocorreram nas últimas décadas, o crescimento industrial foi muito grande. Junto com este crescimento, houve a necessidade de criar normas a sempre aplicadas na indústria nacional e em 8 de julho de 1978, a Norma Regulamentadora 12 foi aprovada.

O que é NR12?

A NR12 é a norma regulamentadora do ministério do trabalho que tem como objetivo estabelecer as normas de segurança para a operação de Máquinas e Equipamentos industriais. Ela também se aplica ao armazenamento de materiais, ou seja, eles deverão obedecer os requisitos de segurança específicos para cada tipo de material. A última atualização da NR12 aconteceu em 2010.

O que é NR12?

A NR12 é uma importante norma regulamentadora! Veja como ela é aplicada normatizando o uso de equipamentos e máquinas industriais.

NR12: Quais os pontos abordados mais importantes?

  • Princípios Gerais
  • Arranjo físico e instalações
  • Instalações e dispositivos elétricos
  • Dispositivos de partida, acionamento e parada
  • Sistemas de segurança
  • Dispositivos de parada de emergência
  • Meios de acesso permanentes
  • Componentes pressurizados
  • Transportadores de materiais
  • Aspectos ergonômicos
  • Riscos adicionais
  • Manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos
  • Sinalização
  • Manuais
  • Procedimentos de trabalho e segurança
  • Projeto, fabricação, importação, venda, locação, leilão, cessão a qualquer título, exposição e utilização
  • Capacitação
  • Outros requisitos específicos de segurança

Encontramos um vídeo bem interessante sobre a NR12, saiba quais são os documentos necessários para atender as exigências desta norma e como eles são importantes. Confira a seguir:

NR12: Aspectos indispensáveis

Segundo a norma, todas as máquinas e equipamentos devem possuir um manual de instruções que é fornecido pelo fabricante. Nele deve haver todas as informações relativas à segurança em todas as fases de utilização. É importante frisar que este manual também deve seguir os requisitos conforme descreve a norma NR12. Caso haja perda ou inexistência do manual, o mesmo deve ser reconstituído pelo empregador, seguindo as orientações de um profissional legalmente habilitado.

Todas os trabalhos realizados devem possuir um procedimento de realização e segurança específicos, padronizados e contando com uma descrição detalhada de cada tarefa de acordo com a norma. É necessário realizar inspeções rotineiras das condições de operacionalidade e segurança a cada início de turno de trabalho, ou depois de uma nova preparação da máquina ou equipamento.

Seguindo a norma, todas as operações, manutenções, inspeções e demais serviços em máquinas e equipamentos devem ser realizados somente por profissionais capacitados, habilitados, qualificados ou autorizados para a realização daquela função especifica. Portanto, fica sob total responsabilidade daquele empregador promover a capacitação compatível com a função que cada funcionário irá desempenhar. Esta capacitação também deve seguir um padrão conforme descreve a norma.

Para ser considerado um profissional qualificado, é necessário comprovar a conclusão de curso nesta área especifica de atuação. Este curso também deve seguir todos os procedimentos descritos na norma. Geralmente o curso de capacitação tem uma carga mínima de 8 horas por tipo de máquina que é citada no anexo IX da norma NR12.

A norma NR12 conta com diversas informações adicionais que são referentes à diversos tipos de maquinas e procedimentos descritos através de figuras, tabelas e textos nos anexos. Não podemos deixar de citar que é de total responsabilidade do empregador manter o inventário das maquinas e equipamentos sempre atualizado com identificação por tipo, capacidade, sistemas de segurança, além da localização em planta baixa.

Agora que você sabe da importância da NR12 é necessário aprofundar ainda mais em cada ponto e compreender que cada item pode ser fundamental para permitir um ambiente de trabalho adequado e seguro.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para “NR12, o que é?”

  1. Diclei Ap.correa

    Hoje se alguém me perguntar o que é nr12 posso responder com segurança.com essa explicação fica facil entender.muito bom.!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom que gostou Diclei! Obrigado por nos prestigiar!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)