Dicas de segurança contra choques elétricos.

Escrito na categoria "Conceitos de eletricidade" por Henrique Mattede.

Como prevenir choques elétricos? Quanto maior for a sua atenção com as situações de riscos que envolvem eletricidade, menores serão as chances de sofrer qualquer acidente elétrico. Seja no trabalho ou em casa, a prevenção contra choques elétricos é indispensável.

Neste artigo de hoje vamos falar sobre os cuidados que devemos ter e quais as melhores dicas para te manter em segurança e longe dos acidentes que envolvem energia elétrica. Seja você um profissional da área de elétrica ou não!

Você já levou um choque elétrico?

O número de pessoas que já sofreu qualquer tipo de acidente elétrico é muito grande. Desde o ano de 2008, a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade divulga o levantamento estatístico anual dos acidentes de origem elétrica.

No ano de 2015, ocorreram 75 vítimas fatais só no mês de Janeiro, mas apesar de um começo muito assustador, o total de mortes ao longo de todo ano foi de 601, apresentando uma queda de 5% em relação ao ano de 2014 que teve 627 vítimas fatais.

Mudanças importantes

Infelizmente poucos assuntos relacionados à riscos de morte e medidas de precauções são divulgadas e ensinadas seja na mídia ou nas instituições diversas de ensino. O número de pessoas que convive diariamente com o uso de energia elétrica é muito grande! Sendo assim, seria extremamente importante pensar em formar de alertar sobre os ricos, precauções e medidas de segurança com melhor eficiência.

Mas como isso é apenas um desejo que parece não estar perto de se tornar realidade, trouxemos dicas importantes de prevenção com o intuito de te orientar e ajudar na segurança contra os acidentes elétricos.

Dicas para prevenção de choques elétricos

Como evitar acidentes elétricos?

As melhores dicas de segurança contra choques elétricos

Estamos chegando perto de finalizar mais um artigo e queremos sempre chamar a atenção para a necessidade de buscar conhecimento. Grande parte dos acidentes elétricos acontece sim por imprudência, mas ainda existe um número muito alto de pessoas que se acidentam por falta de informação.

Sendo assim, é muito importante que informações como estas alcance o maior número de pessoas possível. Quando você compartilha uma informação assim, seja nas redes sociais ou conversando diretamente com alguém no seu momento de bate papo, talvez você salve uma vida que poderia estar correndo riscos. Quando o assunto é eletricidade, todo cuidado é pouco!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

2 comentários para: “Dicas de segurança contra choques elétricos.”

  • Francisco Ramos da Conceição

    Gostei das informações, é de grande vália para proteger e evitar acidentes. Parabéns pela matéria.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado Francisco!

      Responder

Deixe um comentário