Prevenção de incêndio – As melhores soluções!

É evidente que cada vez mais, a energia elétrica tem se tornado indispensável no dia a dia das pessoas em todo o mundo, porém, pouco se fala dos riscos da má utilização da eletricidade. No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica irá falar tudo o que você precisa saber sobre a prevenção contra incêndios de origem elétrica. Então, vamos lá pessoal!

Uma das principais causas de incêndios no Brasil é a eletricidade! De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigo da Eletricidade (Abracopel), em 2019, ocorreram 656 casos de incêndios causados por sobrecarga de energia elétrica e dentre eles, 74 foram fatais.

Além disso, os incêndios podem gerar grandes prejuízos à empresas e indústrias, em função da pausa causada na produção. Portanto, é de grande importância que atitudes preventivas sejam tomadas para impedir que acidentes e danos ocorram!

Principais causas e prevenções  de incêndios de origem elétrica

Um incêndio de origem elétrica pode surgir por vários motivos e de várias fontes, por isso muitas normas foram criadas ao longo do tempo, visando garantir que as instalações elétricas estivessem protegidas. Contudo, nem sempre estes regulamentos são seguidos e muitos acidentes, que poderiam ser evitados, são causados!

Uma das principais causas de incêndios de origem elétrica, ao se tratar de conjuntos de manobra e comando de baixa tensão, é o descumprimento da norma IEC 61439, da ABNT! Ela prevê as especificações para os circuitos, dentre elas o grau de proteção IP adequado, evitando que acidentes e incêndios ocorram.

A norma IEC 61439 aborda ainda os riscos de curto-circuito, falha de isolamento, arco elétrico dentro das instalações, conexão de cabos, dissipação de calor e aumento de temperatura.

Por isso é recomendável que, ao utilizar painéis elétricos, eles estejam dentro das especificações exigidas pela norma IEC 61439! A Schneider Electric possui inúmeros painéis elétricos compatíveis com a norma e que podem ser escolhidos de acordo com a necessidade de utilização.

Além do mais, muitos acidentes podem surgir a partir de erros provenientes de processos malfeitos durante as instalações, como conexões incorretas de cabos de potência, disjuntores e barramentos. Também é comum que as conexões se deteriorem e afrouxem com o passar do tempo.

Cabos danificados ou com conexões elétricas ruins podem levar a incêndios, pois geram um aumento na resistência do circuito e, consequentemente, na temperatura, causando um superaquecimento. Além de causarem também o surgimento de arcos elétricos, provocando incêndios!

Uma solução eficiente para este problema são os conectores de barramentos, os blocos de distribuição e os alimentadores da linha Linergy da Schneider Electric! Através destes equipamentos, é possível aumentar a confiabilidade das conexões elétricas de potência, diminuindo os riscos de incêndios. Na imagem abaixo, é possível ver alguns modelos.

Conectores de barramentos, blocos de distribuição e alimentadores.

Linha Linergy da Schneider Electric.

Ademais, um bom dimensionamento de condutores é essencial, pois cabos subdimensionados podem sobreaquecer o circuito, causando curtos-circuitos, bem como destruindo assim o isolamento e as suas conexões.

Outro ponto importante é, para algumas situações, a necessidade de utilização dos dispositivos de corrente residual (DR’s). Eles são usados geralmente em circuitos em que um há risco específico de incêndio ou quando as consequências são inaceitáveis. Os DR’s protegem contra a ignição de incêndio, criada devido a uma corrente de fuga, causada por uma falha no isolamento dos condutores.

Além dos equipamentos citados acima, outro aspecto importante para ter um bom sistema de prevenção de incêndios é manter a manutenção em dia, pois isto garante que todo o circuito e os seus equipamentos operem de forma segura, tendo uma vida útil longa!

Para isso, você pode contar com uma empresa líder global na transformação digital do gerenciamento e automação de energia!

A Schneider Electric oferece produtos, softwares, serviços e expertises que ajudam você a antecipar possíveis problemas, além de melhorar a maneira como você projeta, instala e mantém os sistemas elétricos.

Ela disponibiliza também um guia que ajuda você a descobrir como minimizar os riscos de incêndios em instalações elétricas novas ou já existentes!

Para ter ainda mais informações, acesse o Portal, pois lá você encontrará webinars, vídeos e guias que falam sobre os incêndios elétricos e como evitá-los.

No nosso canal do YouTube há também muitos vídeos que falam sobre incêndios e como evitá-los, por isso se você deseja aprender mais, se inscreva no canal do Mundo da Elétrica. Recomendamos que você assista o vídeo abaixo, para aprender sobre sistemas de detecção de incêndios, e não se esqueça de deixar um gostei!

Se você gostou desse artigo, continue a nos acompanhar no nosso site e nos acompanhe também nas nossas redes sociais. Comente abaixo caso você tenha alguma dúvida e iremos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário