Sabemos que existem inúmeras formas de gerar energia elétrica no mundo, porém cada uma utiliza diferentes matérias prima como fonte principal. Neste artigo vamos mostrar algumas fontes para gerar energia elétrica e explicar o funcionamento básico de cada uma.

Hidrelétrica

A Hidrelétrica utiliza fluxo ou queda de água dos rios como “combustível” para gerar energia elétrica e partir da fonte hidráulica, assim movimentando as turbinas que estão ligadas a geradores, que converte energia mecânica em energia elétrica. Para construir uma hidrelétrica é preciso de um projeto de engenharia civil, elétrica, mecânica, profissionais das áreas de hidráulica e outra infinidade de profissionais de diversas áreas, assim obtendo o melhor local para a construção de uma hidrelétrica, levando em conta o projeto de engenharia, os impactos ambientais, sociais e econômicos na região etc.

Funcionamento de uma hidrelétrica.

A hidrelétrica utiliza água dos rios para gera energia elétrica.

Termoelétrica

Na termoelétrica, a fonte de energia elétrica é produzida a partir da energia liberada em forma de calor, obtida pela queima de combustível renovável ou não renovável na câmara de combustão. O vapor produzido é utilizado para movimentar as pás das turbinas ligadas a geradores que converte energia mecânica em energia elétrica. Os combustíveis mais utilizados são gás natural, biomassa e carvão mineral por serem abundantes no meio ambiente.

Gás natural

O gás natural é uma mistura formada ao longo dos anos, composto de hidrocarbonetos gasosos e originados da decomposição de matéria orgânica fossilizada. O gás natural é muito utilizado por ter vantagens em relação a outros combustíveis fósseis com por exemplo, elevado poder calorífico em sua queima, apresentar baixos índices de emissão de poluentes, em caso de vazamentos tem rápida dispersão, baixos índices de odor e contaminantes.

Carvão Mineral

Carvão mineral é uma mistura de carbono, oxigênio, hidrogênio, enxofre e cinza, sendo encontrado por processo de mineração em jazidas localizadas no subsolo em forma rochosa. A queima do carvão mineral é prejudicial ao planeta por emite gases que contribuem para a formação da chuva ácida, do efeito estufa e do aquecimento global.

Biomassa

A biomassa é toda matéria orgânica de origem vegetal ou animal. Na queima da biomassa é liberado dióxido de carbono na atmosfera, mas como biomassa é composta por plantas que deram origem ao combustível, então acontece um balanço de emissões de CO2. Na termoelétrica a biomassa mais usada vem da cana, em média para processar uma tonelada de cana gasta 12 kWh de energia elétrica, que pode ser gerado pelos próprios resíduos da cana.

Tipos de combustíveis mais utilizadas nas termoelétrica.

Na termoelétrica utilizar calor liberada na queima de combustível renovável ou não renovável para gera energia elétrica.

Nuclear

A energia elétrica nuclear é gerada pela a divisão do núcleo do urânio em dois núcleos menores pelo bombardeamento de partículas como nêutrons, esse processo é chamado de fissão, que é realizada em um reator nuclear da usina nuclear. O princípio de funcionamento da usina nuclear é similar ao de uma termoelétrica, porém o calor é produzido pela fissão do urânio.

Na usina nuclear a geração de energia elétrica é feita pelo aquecimento da água a uma temperatura de aproximadamente 320°C, sobre uma pressão de 157 atm, em seguida passa por tubulações que vão até o gerador de vapor, depois vaporiza a água, o vapor produzido é utilizado para movimentar turbinas ligadas a geradores, assim gerando energia elétrica.

Geotérmica

A energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor que existe no interior da Terra. A geotérmica é feita em lugares que tenha grandes volumes de águas geotérmicas vulcânicas, onde é feita uma perfuração para extrair o vapor de água que é utilizado para movimentar as pás das turbinas ligadas a geradores, dessa forma gerando energia elétrica.

Fonte de energia grandes volumes de águas geotérmicas vulcânicas.

A geotérmica produz energia elétrica partir do calor que existe interior da Terra.

Solar

A energia solar é obtida pela luz e calor do Sol, podendo ser usada em aquecimento solar, energia solar fotovoltaica, energia heliotérmica, fotossíntese artificial etc. Atualmente temos duas maneiras para converter energia solar em energia elétrica por meio:

Energia Solar Fotovoltaica

Energia solar fotovoltaica é a conversão da energia luminosa do sol em energia elétrica por efeito fotovoltaico, através de células fotovoltaicas. O efeito fotovoltaico é a criação de tensão elétrica ou corrente elétrica num material por sua exposição à luz solar, resultando no desenvolvimento de tensão elétrica entre dois eletrodos. As células fotovoltaicas são dispositivos elétrico de estado sólido que converter a luz do sol em energia elétrica, que é utilizado em conjunto formando as placas solares utilizadas nas usinas.

Fonte de energia renovável.

Fotovoltaica é conversão da energia luminosa do sol em energia elétrica.

Energia Heliotérmica

Energia heliotérmica ou energia solar térmica concentrada é o mais novo processo de se gera energia elétrica, que é conversão da energia térmica do sol em energia elétrica. A geração de energia elétrica na heliotérmica, consiste em vários espelhos que são instalados em volta de uma torre para espelha a luz do sol, assim luz é refletida e concentrada nos painéis de captação no topo da torre, gerando calor suficiente para esquentar tanques com água que liberam vapor que gira as turbinas que gera energia elétrica.

É o mais novo processo de se gera energia elétrica.

Heliotérmica conversão da energia térmica do sol em energia elétrica.

Marítima

Energia marítima tem com fonte o mar, podendo gerar energia elétrica partir do mar aproveitando as marés, correntes marítimas, ondas, energia térmica etc. Essa energia ainda está sendo estuda e no momento não oferecer custos competitivos às demais fontes energias elétrica. Portugal se destaca nas pesquisas com diversos projetos pilotos.

Não oferecer custos competitivos às demais fontes energias elétrica.

Marítima produz energia elétrica partir do mar.

Eólica

A energia eólica é a transformação da energia cinética obtida pelo o movimento do vento em energia útil. Para transformar energia eólica em energia elétrica é preciso instalar vários aerogeradores em parque eólico com grande espaço.

Aerogeradores são geradores elétrico ligados ao eixo de um “cata-vento gigante”, que através do movimento causado pela energia eólica do evento no cata-vento converte energia mecânica em energia elétrica. Diferente dos combustíveis fósseis a energia eólica é fonte de energia renovável, limpa, não produz gases de efeito de estufa durante a produção e impacto ambiental é menos que o de algumas fontes de energia.

Os aerogeradores ocupam muito espaço.

Eólica é a energia obtida pelo o movimento do vento.

As usinas geradoras de energia elétrica podem ser hidroelétricas, solar, térmica, nuclear, geotérmica, eólica etc. Abaixo temos um vídeo do canal Mundo da Elétrica que mostramos, quais são as maiores usinas de geração de energia elétrica do mundo, vale apena conferir!

No site do Mundo da Elétrica esta repleto de conteúdos sobre geração de energia elétrica, sendo assim fique à vontade para ler outros artigos relacionados ao tema. Qualquer dúvida ou curiosidades deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)