Atualmente, a utilização de energia eólica tem sido cada vez mais abordada por apresentar diversas vantagens, principalmente quando comparada aos outros tipos de energias renováveis. Apesar das aparentes vantagens para a produção de energia, o sistema eólico também apresenta desvantagens e impactos significativos, e é sobre estes benefícios e malefícios que que vamos falar neste artigo, vamos lá pessoal!

Energia eólica: O que é?

Pra você que não sabe o que significa, a energia eólica é aquela que é gerada através da força do vento. Podendo ser definida também como a força capaz de transformar a energia do vento, em energia aproveitável.

Energia eólica: Como funciona?

Tudo se deve à forma de captação e utilização desta força do vento! Isso pode ocorrer através de 3 estruturas diferentes, são elas:

  • Aerogeradores – Estes geradores são as estruturas que possibilitam a produção de eletricidade.
  • Moinhos de vento – Através da captação por moinhos de vento, a energia eólica é utilizada principalmente na produção de energia mecânica, que geralmente é utilizada em engenhos.
  • Velas – Está força também é útil para impulsionar o movimento de embarcações.
O que é energia eólica?

Entenda melhor como funciona a energia eólica e quais são as suas principais vantagens!

Energia eólica: Quais as vantagens?

Quando pensamos na criação de usinas para a captação da energia eólica, sem dúvidas o principal benefício está na redução do impacto ambiental, que é muito menor do que o impacto causado pelas grandes indústrias, mineradoras, hidrelétricas e etc.

As usinas eólicas não realizam queima de combustível e nem produzem dejetos que possam vir a poluir ar, solo ou a água. São excelentes formas de gerar empregos em áreas menos favorecidas e é uma energia válida economicamente, justamente por ser bem mais barata.

Com o desenvolvimento tecnológico, outras formas de utilização da força eólica estão sendo estudas e apresentadas, mas sem dúvidas a mais conhecida e explorada é para a geração de força elétrica. Apesar de ainda não ter a visibilidade que merece, passa a ser cada vez mais viável a utilização de turbinas movidas pelo vento para gerar energia elétrica.

Essa função fica por conta dos aerogeradores que ficam instalados no eixo dos cata-ventos e convertem a força cinética dos ventos, em energia elétrica. A quantidade total de energia que será produzida vai depender de vários fatores, dentre eles podemos citar: a velocidade do vento no local e a capacidade do sistema eólico instalado.

Energia eólica Quais as desvantagens?

Apesar de ser uma fonte de energia que não polui e é renovável, é importante frisar que ela causa sim alguns impactos no ambiente e na sequência vamos apresentar todas estas principais desvantagens da energia eólica.

Área de instalação – Para que os parques eólicos sejam construídos, é necessário utilizar uma enorme extensão de terra, e isso ocorre porque as turbinas precisam resguardar determinadas distâncias de segurança. Estudos estão sendo realizados para apresentar sugestões de reaproveitamento deste enorme espaço.

Impacto sonoro – Como o ruído emitido pelas turbinas em um parque eólico é bem intenso, o som atinge decibéis que são classificados como fora do limite permitido, ou seja, causam poluição sonora. Portanto, os parques eólicos não podem ser construídos próximos às áreas residenciais.

Impacto visual – Para muitos, aquelas enormes hélices provocam desconfortos visuais, interferindo na estética das paisagens naturais e gerando sombras e reflexos que as vezes não são bem vindos, principalmente próximos às áreas residenciais.

Impacto na fauna – Como as aves têm dificuldades em visualizar o movimento das enormes hélices, o número de mortalidade destes animais em áreas com parques eólicos é muito alta.

Interferência eletromagnética – Quando existem receptores e transmissores de ondas de rádio e TV próximos aos parques eólicos, as hélices refletem grande parte desta radiação eletromagnética, o que acaba prejudicando consideravelmente a qualidade do sinal.

Energia Eólica: Existe no Brasil?

A resposta é sim! A energia eólica já é realidade no Brasil e o nosso país atualmente conta com diversos parques e usinas eólicas já em atividade. Especialistas acreditam que, a tendência é que a geração de energia através dessa tecnologia cresça cada vez mais nas próximas décadas. Caso isso realmente aconteça, será possível visualizar vários parques eólicos espalhados pelo Brasil.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)