Com os reservatórios de água apresentando níveis cada vez mais baixos, o aumento na conta de energia elétrica tem sido constante. As pessoas devem se preocupar em economizar ao máximo, evitando os gastos desnecessários. No artigo de hoje vamos falar se os aparelhos em stand by geram um gasto desnecessário, além das vantagens e desvantagens desta função.

Deixar os aparelhos elétricos em stand by é um hábito muito comum, a comodidade de usar o controle remoto para ligar os aparelhos fez com que grande parte das pessoas aprovassem a função stand by mas qual é o preço disso? Muitas dicas de eletricidade para a sua casa.

Aparelhos em stand by gastam muita energia?

Os aparelhos em stand by também consomem energia elétrica e um estudos realizado aponta que alguns aparelhos podem apresentar um gasto muito maior quando estão no modo de espera do que quando está sendo utilizado.

Um bom exemplo disso é o aparelho de DVD, que pode passar horas sem utilização e consumindo energia constantemente por estar no modo stand by. Se este DVD é utilizado por 2 horas em dois 2 dias da semana, permanecendo o resto do tempo em stand by, o gasto gerado em um mês é o suficiente para usar o DVD por 4 meses, se o mesmo fosse ligado apenas no momento em que realmente seria utilizado.

Quais as indicações sobre o uso do stand by?

Os especialistas alertam que a soma de todos os aparelhos em stand by de uma residência pode totalizar até 12% do consumo total de energia elétrica desta casa. Sendo assim, a indicação é retirar da tomada todos os aparelhos que são pouco utilizados.

A melhor dica é utilizar um filtro de linha que possui um botão que permite cortar o fornecimento de energia para todos os aparelhos que estão conectados nele, desta forma, a pessoa tem a certeza de que desligou completamente todos eles.

Quando usar o modo stand by?

Tudo sobre a função stand by dos aparelhos

Quais as desvantagens do modo stand by?

Sem dúvidas a principal desvantagem é o aumento no consumo de energia elétrica. Aquela luzinha que fica acessa quando o aparelho está no modo de espera, pode gerar um gasto de energia elétrica até 20% mais do que se o aparelho fosse desligado direto no botão ou da tomada.

O Inmetro informou que cada aparelho da residência que permanece ligado no modo stand by, pode aumentar em até R$ 2 por mês o valor da conta de energia elétrica. Talvez você esteja pensando que este valor é pequeno, mas quando analisar todos os aparelhos que ficam em stand by em sua casa, este número pode representar um valor muito maior, principalmente quando somamos o valor gasto no ano inteiro.

Quais as vantagens do modo stand by?

A principal vantagem do modo de espera é a manutenção das configurações dos aparelhos. Alguns deles perdem a configuração ao ser desligado na tomada, outros vão exigir a realização de logins todas as vezes que o aparelho for religado.

Sendo assim, fica por conta do usuário determinar se o gasto mensal produzido pelo consumo do modo stand by vale o investimento para não ter que configurar novamente o aparelho praticamente todo dia.

Atualmente, grande parte dos aparelhos eletrônicos não exigem mais o uso do modo de espera para manter salva as configurações definidas pelo usuário. Portanto, para essas pessoas, o uso do stand by é ainda menos aconselhado. Em grande parte dos aparelhos, esta função serve apenas para deixá-los prontos para serem ligados pelo usuário com rapidez e praticidade através do controle remoto.

Economizar energia é muito importante não somente para o bolso, mas também para o meio ambiente, principalmente nos dias atuais. A nossa dica final, é deixar o controle remoto sempre próximo ao aparelho que irá utilizar, desta forma quando você for pegá-lo, você já estará próximo do botão geral que liga o aparelho.

Com esta simples mudança, você vai conseguir diminuir e muito o consumo de energia elétrica, visto que a função stand by só será usada quando o aparelho realmente estiver próximo de ser usado!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Um comentário para “Aparelhos em stand-by, gasto desnecessário?”

  1. Filipe

    Faz tempo que uso filtro de linha ou estabilizador nos meus aparelhos eletrônicos, sempre deixando eles desligados totalmente.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)