O que é um filtro de linha e para que serve?

Em Componentes elétricos por Henrique Mattede

A proteção dos aparelhos eletrônicos é um aspecto importante que muitas vezes acaba sendo deixado de lado. Porém, basta um imprevisto na rede elétrica para lembrarmos da utilidade de equipamentos como o filtro de linha. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou um guia completo sobre o que é e para que serve um filtro de linha. Então, vamos lá pessoal!

Embora possam ser imperceptíveis, desordens no fornecimento de energia da rede da concessionária podem causar danos a equipamentos eletroeletrônicos. Para isso, eles não precisam nem estarem ligados, basta simplesmente estarem conectados na tomada.

Leia também

Uma solução é o filtro de linha, item de custo acessível e que pode proteger os equipamentos das oscilações da rede de energia.

O que é filtro de linha?

Extensão e filtro de linha são equipamentos muito parecidos e ambos servem para multiplicar o número de tomadas, possibilitando que você ligue neles vários aparelhos ao mesmo tempo quando não tem tomadas suficientes na parede.

Mas a principal diferença entre eles, é que as extensões não protegem os seus aparelhos contra uma eventual sobrecarga de energia elétrica, sendo essa também a sua desvantagem.

Como o próprio nome indica, a função do filtro de linha é trabalhar como “filtro” contra picos de tensão.

O filtro de linha, também conhecido como régua de energia, é um equipamento que possui uma chave disjuntora e fusíveis, que servem para oferecer proteção aos seus aparelhos. A chave disjuntora é uma espécie de botão on/off e serve para cortar a energia.

Veja na imagem abaixo um exemplo de filtro de linha.

O que é um filtro de linha e para que serve?

Filtro de linha ou régua de energia.

Quando ocorre uma grande variação de energia elétrica, o fusível serve para cortar a passagem de corrente elétrica no circuito, evitando assim um curto-circuito. Já o disjuntor interrompe o fluxo de energia.

Dessa forma, a energia é interrompida antes que possa danificar os equipamentos que estão conectados ao filtro de linha.

Em caso de sobrecarga de energia elétrica ou mesmo em caso de curto-circuito na rede elétrica, o fluxo de energia é interrompido pelo fusível. Assim, os aparelhos que estiverem ligados ao filtro de linha ficam protegidos e não queimam.

Aparelhos que estiverem ligados ao filtro de linha ficam protegidos e não queimam em caso de sobrecarga de energia e curto-circuito.

Por isso, os filtros de linha são mais indicados para ligar aparelhos com alta potência, como forno elétrico, secadora de roupa ou aspirador de pó por exemplo.

Em termos de equipamento de proteção da rede, é considerado o de menor custo. Como são acessíveis e fáceis de trocar, filtros de linha acabam sendo acessórios de segurança bastante úteis!

Outra vantagem do filtro de linha é que ele é ideal para eliminar os ruídos da rede elétrica. Sabe quando você liga o liquidificador, por exemplo, e ele causa uma interferência na televisão que está ligada? Pois então, esse ruído pode ser eliminado com o filtro!

Como escolher um filtro de linha?

Antes de sair às compras, para não errar na sua escolha, avalie bem alguns aspectos dos filtros de linha, como o tamanho do cabo de energia, a quantidade de tomadas e os tipos de entrada.

Tamanho do cabo de energia

Um cabo muito curto pode não chegar onde os aparelhos estão e, se você comprar um formato diferente de entrada, terá que investir também em adaptadores.

Existem vários modelos, formatos e tamanhos de filtros de linha no mercado.

Um dos fatores que você precisa observar diz respeito ao tamanho do cabo. Há filtros de linha, por exemplo, com cabos a partir de 80 cm.

Para escolher o modelo mais adequado para você, avalie quais aparelhos vão ser ligados. Se você vai conectar um aparelho fixo, pode ser que 1 metro de cabo resolva.

Há ainda filtros de linha com o cabo de energia com menos de 1 metro de comprimento, ideal para conectar um aparelho muito próximo da tomada da parede e não deixar fios sobrando pela casa.

Quantidade de tomadas

Outro fator a observar é com relação à quantidade de tomadas que você deseja ligar.

Existem desde as mais simples, para apenas um aparelho, até as com 12 entradas!

Antes de ir às compras, dimensione a quantidade de aparelhos que você irá conectar ao filtro de linha.

Uma dica é comprar sempre um modelo com pelo menos duas tomadas a mais do que você dimensionou para deixá-las prontas para uso assim que surgir um novo aparelho em casa.

Tipos de entrada

Outro ponto importante antes de comprar, são os tipos de entrada que você irá conectar aos aparelhos eletrônicos.

Há modelos com entradas simples paralelas, a 90º, que são ideais para ligar plugs simples.

Mas se você quiser ligar fontes maiores, que ocupam mais espaço, há modelos com entradas de tomadas inclinadas em 45º.

Há versões que possuem entrada USB, que dispensam o uso de adaptador de tomada para você ligar o cabo do carregador do seu celular.

Para continuar aprendendo sobre o filtro de linha, recomendamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Nos acompanhe nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos e compartilhe esse artigo com os amigos. Caso tenha ficado dúvidas ou sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário