O filtro de linha cada vez mais tem tomado conta das residências nas ligações de eletrodomésticos, em alguns lugares o filtro de linha também é chamado de régua por ter um formato retangular. Mas qual é a efetividade deste acessório? Ele realmente protege seus aparelhos contra os relâmpagos (descargas atmosféricas)? Onde sua utilização é mais interessante?

Os circuitos internos de um filtro de linha são composto de um fusível, alguns capacitores, indutores e varistores. Uma das funções deste circuito e evitar que uma alta corrente elétrica chegue aos equipamentos, queimando o fusível antes que isso ocorra. Com a queima do fusível a corrente elétrica que chega aos equipamentos é interrompida.

O nome filtro de linha é dado a este aparelho pois sua principal função é filtrar altas frequências e ruídos da rede elétrica nocivas aos equipamentos elétricos mais sensíveis como computadores, rádios e televisores. Estas altas frequências e ruídos muitas vezes são produzidas por eletrodomésticos que possuam motores como liquidificadores, ventiladores, batedeiras e outros. Este efeito é facilmente perceptível quando se liga um deste aparelhos e se nota uma pequena interferência no áudio do rádio ou pequeno chuvisco na imagem dos televisores.

Filtro ruídos em redes elétricas

Filtro de linha

Esta é sua principal função, filtrar ruídos e frequências, ele não protege contra relâmpagos (descarga atmosférica). A velocidade de uma descarga atmosférica é extremamente alta, a velocidade é tão rápida que o fusível não consegue agir antes que uma boa parte da corrente elétrica proveniente desta descarga consiga danificar seu equipamento. A queima do fusível é para altas correntes constantes como por exemplo o aumento da potência de equipamentos ligados ao mesmo filtro de linha.

É comum usar filtro de linha como uma especie de Benjamim (T) e multiplicar os espaços de tomadas disponíveis, mas esse processo tem de ser feito de acordo com a capacidade do circuito em que este filtro de linha está ligado. O aumento da potência em equipamentos ligados a mesma tomada vai provocar um aquecimento e este pode ser muito perigoso. Muitos incêndios residenciais se iniciam neste tipo de improvisação.

Filtro de linha para energia elétrica

Utilização inadequada de filtro de linha

Deve ainda se tomar bastante cuidado na compra de filtro de linha, pois no mercado existe muitos equipamentos sendo vendidos como filtros de linha, mas internamente nem fusível é encontrado em seu circuito não passando de meras extensões de tomadas.

Sempre averiguar na embalagem se é visível a marca de teste do Inmetro e informações referentes a supressão de surtos e curto circuito, pesquise para não comprar gato por lebre. E por fim sua segurança em primeiro lugar, por isso se informe com um bom eletricista ou técnico para comprar o equipamento de acordo com as caraterísticas de sua instalação elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

18 comentários para “Filtro de linha protege contra relâmpagos?”

  1. Alex

    Essa foto aí parece um pouco o que vejo aqui atrás do móvel do computador…

    Responder
    • Henrique Mattede

      Em muitas instalações isso acontece os usuário de eletricidade nem sempre tem o devido cuidado de manter as instalações organizadas e dentro dos padrões de segurança. :(

      Responder
  2. Flavio Vieira

    Muito bom. Continue assim

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

      Responder
  3. Lino Antonio dos Santos

    Boa noite,
    Eu conheci hoje este site, fiz varias pesquisas, nota dez, muito bom.

    Obrigado
    Lino

    Responder
  4. Lucas

    Boa tarde, parabéns pelo site e canal do youtube.
    Quero saber qual o equipamento para a proteção dos aparelhos elétricos contra relâmpagos?
    Obrigado.

    Responder
  5. Daniela

    Boa tarde! Minha máquina lava e seca já queimou a placa eletrônica 2 vezes, como na segunda vez queimaram lampadas no mesmo dia, provavelmente estavam ocorrendo oscilações de energia (uma equipe da prestadora veio medir e realmente estava acontecendo), agora vou trocar e placa e gostaria de proteger a máquina, seria melhor estabilizador, filtro de linha ou DPS? Obrigada!

    Responder
    • Henrique Mattede

      A equipe prestadora solucionou o problema de oscilação? O que foi constatado por eles?
      Se foi um problema de surto elétricos seria o DPS, caso seja problema de sub tensão seria interessante um estabilizador.

      Responder
      • Daniela

        Pelo que entendi estava mais alta do que o limite, não resolveram, fizeram uma medição de alguns dias 1 semana depois e estava tudo normal… Acredito que devam ocorrer esporadicamente, e que a placa é mais frágil,… A máquina tem um filtro de linha que nunca queimou…

      • Henrique Mattede

        Bem eu acredito que possa ter sido surto elétrico e o uso de DPS resolveria.

  6. Luiz Geraldo Fernandes Conceição

    Estou iniciando na eletrica, portanto ainda sou um aprendiz porém senti que os seus ensinamentos são de grande valia para quem busca conhecimento.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Agradeço pelo apoio. Precisando estamos aqui para ajudar com as dúvidas.

      Responder
  7. Risonaldo de Souza Dias

    Bem claro esclarecer para o cliente, mas o brasileiro sempre vai pro lado brular a norma segurança tecquina

    Responder
    • Henrique Mattede

      Fazemos nossa parte informando, e a informação é que vai mudar este triste cenário.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)