Aprenda como fazer cálculo de consumo de energia!

Você sabe como calcular o consumo de energia elétrica? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber sobre o consumo de energia elétrica em kWh. Então vamos lá pessoal!

É comum equipamentos e dispositivos eletroeletrônicos possuírem na descrição a grandeza potência. Isso ocorre, pois esses aparelhos necessitam de energia elétrica para funcionar. Eles funcionam transformando a energia elétrica em outra forma de energia, por exemplo, no caso do chuveiro a energia elétrica é transformada em energia térmica.

Essa energia consumida por esses aparelhos é fornecida pelas concessionárias de energia, e é cobrada mensalmente. O consumo de energia elétrica é medido e contabilizado de formas diferentes para cada tipo de consumidor!

Existem 2 grupos de consumidores, que são:

Nos dois casos é importante saber fazer os cálculos do consumo de energia elétrica, pois dessa forma é possível controlar os gastos mensais e reduzir o valor da conta de energia. Para isso, deve-se evitar o desperdício, o que acaba também aumentando a vida útil dos aparelhos elétricos usados.

Tanto as máquinas nas indústrias, quanto os eletrodomésticos nas residências, possuem as informações elétricas descritas no próprio equipamento, na caixa ou em manuais. Com os dados de potência somos capazes de calcular o consumo de energia!

Porém, ao falarmos sobre os valores cobrados nas contas de energia elétrica e sobre como calcular a energia mostrada no medidor de energia, é importante entender o que nós pagamos e como é composta a tarifa!

Como é composta a tarifa de energia elétrica

No Brasil, a tarifa de energia elétrica é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). De acordo com as resoluções da ANEEL, o cálculo da tarifa considera:

O custo da transmissão e distribuição da energia é chamado de Tarifa de Uso dos Sistemas de Distribuição (TUSD). Além desta tarifa, também existem outras taxas cobradas pelo governo, são elas:

Os encargos não são de responsabilidade da ANEEL, mas estão presentes no cálculo por conta da instituição de leis.

Desde 2004, o valor da energia adquirida das geradoras pelas distribuidoras passou a ser determinado também em leilões públicos, contribuindo para menores preços devido à competição entre os vendedores.

Na imagem abaixo, estão as porcentagens de quanto cada parte do cálculo representa no custo total de energia, sendo:

Tributos pagos na conta de energia elétrica.

Valor final da energia elétrica.

Cálculo do consumo de energia para consumidores de baixa tensão

A cobrança da conta de energia é feita com base em uma tarifa unitária de energia. O total da fatura em Real (R$) é o resultado da multiplicação da energia consumida (medida em quilowatt hora) no mês pela tarifa aplicada, somado às taxas e aos impostos definidos pela ANEEL.

Por isso, é preciso estar atento a quantidade de energia que os equipamentos elétricos estão consumindo, e para fazer os cálculos é muito simples! Basta saber a potência do equipamento e o intervalo de tempo em que ele geralmente funciona, a potência é dada em Watts e o tempo precisa estar em horas. Veja a fórmula na imagem abaixo.

Fórmula da energia consumida.

Fórmula do consumo de energia elétrica.

Exemplos de cálculo do consumo de energia

Apesar do cálculo ser muito simples, em alguns casos é necessário fazer uma avaliação da potência que será consumida, como no caso da utilização de chuveiros elétricos.

A potência elétrica do chuveiro varia de acordo com a posição da chave. Ela pode variar de 4.500 a 6.000 watts no modo inverno, e no modo verão ou morno, varia entre 2.100 e 3.500 watts. O consumo por hora de uso é de 4,5 a 6 kWh no modo quente, e de 2,1 a 3,5 kWh no modo morno!

Vamos considerar um chuveiro elétrico 5500W ligado durante 15 minutos! Podemos ver na imagem abaixo a energia consumida em kWh.

Como calcular a energia.

Cálculo da energia consumida.

Sabendo a energia consumida em kWh, podemos descobrir o valor que será cobrado na tarifa da concessionária! Considerando uma tarifa fixa de R$ 0,64463 por kWh, é possível ver na imagem a seguir, o valor que será cobrado na conta de energia.

Como calcular os gastos com energia elétrica.

Cálculo do custo da energia consumida.

Observe nesta outra imagem que podemos calcular também o custo mensal. Sendo assim, podemos saber o consumo em 30 dias, numa residência com quatro moradores que tomam banho de 15 minutos diariamente.

Como calcular os gastos mensais com energia.

Cálculo do custo da energia mensal consumida.

Apesar de todos os cálculos serem feitos utilizando como base um chuveiro elétrico, podemos calcular o consumo de energia para todos os equipamentos elétricos!

Além disso, existem muitas tabelas de consumos de eletrodomésticos disponíveis na internet, caso você não tenha mais acesso à informação de potência do seu equipamento!

Atenção, lembre-se de que a tarifa do quilowatt hora varia de concessionária para concessionária! Então, é importante se adequar a tarifa da sua região para fazer os cálculos ensinados.

Cálculo do consumo de energia para consumidores de média e alta tensão

Diferentemente dos consumidores de baixa tensão, as empresas e as indústrias precisam fazer a contratação de energia necessária em distribuidoras de energia, e isso é chamado de demanda contratada.

Por isso, é muito importante que esses consumidores determinem e calculem o volume necessário de potência elétrica para que haja um bom funcionamento de todos os maquinários, bem como de todos os equipamentos elétricos.

É essencial que esses cálculos sejam bem corretamente, para que as negociações com as distribuidoras de energia sejam mais vantajosas e assertivas. Além disso, é fundamental ressaltar que quando ultrapassados os limites de consumo estabelecidos, haverá cobrança de multas!

Para calcular o valor é preciso multiplicar o consumo de energia no período faturado (geralmente em kWh), pela soma das tarifas de energia e de uso do sistema de distribuição, de acordo com o posto tarifário.

O mesmo é utilizado para o cálculo de consumo de demanda: multiplica-se a demanda contratada ou registrada pelo valor da tarifa de uso do sistema de distribuição, de acordo com o posto tarifário.

Se você deseja aprender mais sobre os cálculos do consumo da energia elétrica, sugerimos que você veja o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Caso esse artigo tenha sido útil para você, compartilhe com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender também! Continue nos acompanhando no site Mundo da Elétrica e nos siga nas redes sociais, pois estamos sempre postando conteúdos de qualidade. Abaixo nos comentários você pode deixar dúvidas ou sugestões que iremos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário