Chegou a fatura da companhia de energia elétrica referente ao consumo de energia gasta no mês, e você ficou com aquela dúvida de como fazer o cálculo de kWh? O Mundo da Elétrica vai explicar neste artigo como calcular o consumo por hora e como calcular em kWh, para você conseguir checar aos cálculos cobrados e saber quais eletrodomésticos são os vilões do consumo de energia. Então, vamos lá pessoal!

Consumo de energia

Na hora de pagar a conta de energia elétrica, sempre fica aquela dúvida ao conferir o medidor de energia para saber se estamos gastando em excesso e de como entender os cálculos. É possível saber quais dos eletrodomésticos têm os maiores consumos. Para isso precisamos fazer alguns cálculos e considerar alguns dados antes de começar.

Primeiro é necessário saber a potência dos aparelhos eletrônicos e dos eletrodomésticos, geralmente essas informações são fornecidas na unidade de potência apresentada em Watts ou W. Normalmente esta referência vem estampada no próprio produto. Lâmpada de 100W, geladeira de 300 W e chuveiro de 5.500 W, por exemplo.

Para as potências mais altas superando os 1.000 watts, é costume usar a unidade kW que significa quilowatts, pode se usar tanto 1.000 watts como 1kW seguindo os critérios de conversão. Quanto maior o número de watts ou quilowatts, maior a quantidade de energia que será consumida por um aparelho.

O consumo de energia sempre vem relacionado ao período de tempo em que for usado um aparelho. Portanto, quanto maior a potência e maior o tempo de utilização, maior será o gasto de energia elétrica.

Consumo de energia, energia elétrica, cálculo de kwh

Calcular consumo por hora

Como calcular consumo em kwh

Para calcular o consumo por hora, deve-se multiplicar a potência em kW pela quantidade de horas em que um aparelho for utilizado. Este resultado será obtido em quilowatt hora ou kWh. Em seguida basta multiplicar a sua potência em kW pela quantidade de dias e horas em que ele foi utilizado.

Por exemplo, para saber o cálculo de kwh mensal de um chuveiro com potência de 5.500 watts. Primeiro é preciso achar o valor em kW, dividindo o valor da potência por 1.000, obtendo 5,5 kw (5.500/1.000).

O segundo passo é saber o tempo de utilização no período, supondo que ele seja ligado durante 15 minutos por dia, é só multiplicar o valor pelo total de dias, neste caso o total mensal (15×30), depois temos que transformar em horas, dividindo 450 por 60, obtendo 7,5 horas de utilização no mês. Assim, o aparelho terá consumido 5,5 kW multiplicado por 7,5 horas, totalizando 41,25 kWh no mês.

O cálculo de kWh serve para qualquer aparelho, sabemos que dispositivos de iluminação têm um baixo consumo de energia. Uma lâmpada com potência de 15 W ou 0,015 kW ligada por 6 horas por dia, por exemplo, consumirá 0,015 kW x 180 horas por mês.

O total consumido será apenas 2,7 kWh, portanto podemos dizer que os vilões da história são os aparelhos de maior potência, como o chuveiro por exemplo. Mas é preciso ter atenção àqueles que ficam ligados o tempo todo, por exemplo, a geladeira que geralmente tem 300W de potência, mas fica ligada 24 horas por dia.

Vilões do consumo de energia

Os aparelhos vilões da fatura mensal com maior consumo de energia, geralmente são aqueles que possuem resistência ou aqueles que têm função de congelamento.

O chuveiro, por exemplo, tem potência muito elevada em comparação com outros aparelhos domésticos. O chuveiro, ligado na posição inverno tem 5,4 kW ou 5.400 W de potência. Se em uma casa com duas pessoas que costumam tomar um banho de 15 minutos cada, o período mensal acumulado será de 15 horas durante o mês e seu consumo total será 81 kWh.

Os refrigeradores mesmo com uma potência relativamente baixa, respondem por consumo mensal elevado, pois seus motores ficam ligados por longos períodos. A geladeira, por exemplo, pode chegar a utilizar seu motor por até metade do tempo em que estiver ligada a tomada, seu motor permanece ligando e desligando, chegando a quase 12 horas de consumo em apenas um dia.

Aplicando os cálculos

Vamos fazer os cálculos de consumo de energia mensal e ver a sua relação de gastos!

Veja nos exemplos abaixo como usar a expressão e realizar os cálculos!

Consumo de energia elétrica em kwh.

Calcular energia elétrica

O consumo total considerando apenas esses dois aparelhos é de 189 kWh/Mês (81+108). Este cálculo deve ser feito para todos os equipamentos elétricos para se chegar ao total registrado pelo medidor de energia elétrica.

Depois de todas essas contas prontas, é preciso calcular qual valor será pago na fatura mensal. Esse valor depende de cada região, onde é cobrado o valor por kWh de acordo com a concessionária de energia local. Esta informação pode variar de acordo com a empresa prestadora do serviço, mas está indicada na própria conta de luz.

Após consultar o valor do kWh, basta multiplicar este valor pelo consumo de todos os aparelhos calculados. Valor do kWh x Consumo total.

Conceitos usados

Calcular consumo em kwh

Potência Elétrica – Fórmula

Para achar esses cálculos, foi usado um conceito de potência elétrica, para isso foi considerado a seguinte expressão P = U x I. Onde P é a potência elétrica, unidade representada por Watt ou W, no sistema internacional de unidades.

U é a tensão elétrica, normalmente 220 V ou 110 V e a sua unidade representada é o Volt ou V, no sistema internacional de unidades. I é a corrente elétrica, que circula na instalação, sua unidade representada é o Ampere ou A, no sistema internacional de unidades.

Vimos que potência elétrica é P = U x I em Watts e a relação com consumo = potência/1000 x tempo de uso em quilowatt hora.

Agora que você aprendeu sobre consumo de energia, separamos esse vídeo do canal Mundo da Elétrica falando um pouco sobre medidor de energia, vale a pena conferir!

Aproveite os materiais que disponibilizamos em nosso canal e caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários que nós iremos responder. Acesse e se inscreva no canal do Mundo da Elétrica para continuar aprendendo sobre elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)