Em dias quentes, qual é o melhor aparelho para se refrescar? Ventilador, ar-condicionado, climatizador de ar, circulador de ar ou umidificador de ar? São muitas opções de equipamentos. Por isso, antes de investir o seu dinheiro é necessário conhecer as características, aplicações, vantagens e desvantagens. Pensando nisso o Mundo da Elétrica resolveu trazer neste artigo, o TOP 5 de aparelhos usados no calor, então vamos lá pessoal!

Ventilador

O primeiro aparelho da lista é o ventilador que é relativamente prático, econômico e faz com que o ar circule pelo ambiente, tornando o local mais fresco e com uma sensação térmica menor. Existem diversos tipos de ventilador, mas os mais comuns são os ventiladores de teto, parede e mesa. As principais vantagens do ventilador são:

  • Possibilidade de ser instalado em vários ambientes
  • Estrutura leve, assim sendo fácil para transportar
  • Simplicidade no manuseio das velocidades
  • Investimento para comprar um ventilador é relativamente baixo
  • Consumo menor de energia elétrica se comparado com um ar-condicionado

Como sabemos todos aparelhos tem vantagens e desvantagens, e o ventilador não é diferente dos demais aparelhos. As principais desvantagens são:

  • Não umidifica o ar do ambiente;
  • Em dias de muito calor não é muito eficiente, porque não tem capacidade de refrigeração;
  • Limitação no alcance da flecha de vento, pode ser menos eficaz em ambientes maiores;
Em dias de muito calor não é muito eficiente.

Investimento para comprar um ventilador é relativamente baixo.

Circulador de ar

O segundo aparelho é o circulador de ar, muito confundido com o ventilador, inclusive é considerado por alguns como uma categoria de ventilador. Mesmo o circulador de ar sendo parecido com o ventilador o seu funcionamento é diferente, pois o ventilador têm o fluxo de ar fixo, ou seja, com o vento direcionado para um ponto específico. Já o circulador faz com que o ar circule por todo o ambiente, criando uma circulação de ar mais ampla e uniforme por todo o espaço, assim tendo algumas vantagens como por exemplo:

  • Produz menos ruídos ao ser ligado
  • O ar é distribuído, não gerando incômodo excessivo devido ao vento direcionado direto ao usuário

A principal desvantagem do circulador de é:

  • O circulador portátil é menos eficiente em espaços maiores, justamente por ter menor capacidade para refrescar estes ambientes.
Mais silencioso, por produz menos ruídos ao ser ligado

Circulador de ar, muito confundido com o ventilador.

Umidificador de ar

O umidificador de ar é o terceiro aparelho da lista e ele tem a função de deixar o ambiente mais climatizado através da evaporação da água. Um detalhe importante a ser falado é que muita gente confunde umidificador e purificador de ar, mas são aparelhos com funções distintas! O umidificador tem a função de deixar o ar mais úmido, enquanto o purificador tem a função de filtrar e melhorar a qualidade do ar. Abaixo temos algumas vantagens umidificador.

  • A função de umidificar o ar melhora sensação térmica do ambiente;
  • Possui um baixo custo de manutenção;
  • Reduz os problemas causados pela suspensão de poeira;

Além das sua vantagens o umidificador tem algumas desvantagens que são:

  • Nos locais onde a umidade é muito alta alta, os umidificadores possuem baixa eficiência;
  • Em locais com baixas temperaturas o umidificador não é aconselhado, principalmente pelos riscos de proliferação de bactérias;
A função de umidificar o ar melhora sensação térmica do ambiente.

Muita gente confunde umidificador e purificador de ar.

Climatizador

Os climatizadores são aparelhos que têm a função de promover a circulação do ar em todo o ambiente, além de aumentar a umidade do ar através da evaporação da água e filtrar o ar que entra no ambiente. Dependendo do modelo do climatizador é possível reduzir a temperatura do ambiente em até 2 graus. As principais vantagens do climatizador são:

  • Função filtrar o ar que entra no ambiente;
  • Baixo custo de manutenção

Em alguns casos, o uso de climatizador em indústrias pode ser muito importante para os trabalhadores, justamente por conseguir reduzir bastante a suspensão de poeira. Porém o climatizador tem desvantagens como por exemplo:

  • Baixa eficiência nas regiões com muita umidade, porque dificulta a evaporação da água do seu reservatório.
  • Nas regiões onde o calor é extremamente intenso, o climatizador não é tão eficiente na diminuição da temperatura do ambiente.
Função filtrar o ar que entra no ambiente.

O climatizador pode reduzir a temperatura do ambiente em até 2 graus.

Ar-condicionado

Por último, mas não menos importante é o famoso ar- condicionada! Em relação aos aparelhos citados anteriormente o ar-condicionado é o mais completo, por atender as expectativas em dias mais quentes, permitindo controlar a temperatura do local.

Permite controlar a temperatura do local mesmo em dias de muito calor.

O ar-condicionado é o mais completo.

Nos modelos mais completos de condicionadores de ar, além de reduzir a temperatura do local e ventilar, também aquecer o local e purificar o ar do local. Abaixo temos algumas vantagens do ar-condicionado.

  • Permite controlar a temperatura do local mesmo em dias de muito calor;
  • O filtro ajuda a limpar o ar, retirando as partículas de sujeira do ambiente.

Mesmo o ar-condicionado sendo mais completo que os demais aparelhos, os seus gastos podem ser desvantagens para algumas pessoa pois:

  • Dos aparelhos citados o ar-condicionado é o que consome mais energia elétrica,
  • O ar-condicionado exige alguns cuidados especiais quanto à instalação e realização de manutenções.

A excelente tecnologia envolvida no ar-condicionado que permite as melhores vantagens, também implica nestes gastos maiores, podendo ser um motivo para que você desista de comprar um ar-condicionado. No mercado existem aparelhos que são muito eficientes e outros nem tanto. Por isso, o recomendado é você escolher os modelos que têm o selo do PROCEL, que apresenta os produtos de acordo com os níveis de eficiência energética.

Agora você conhece melhor os aparelhos usados para se livrar do calor! Ficou mais fácil de escolher na hora de comprar, mas caso fique em dúvida entre o ventilador e o ar-condicionado, abaixo temos um vídeo do canal Mundo da Elétrica onde mostramos qual é melhor ar-condicionado ou ventilador.

Finalizamos aqui outro artigo e agora que você já sabe as principais informações para escolher o aparelho mais adequado para você, queremos te convidar para acessar outros artigos do site Mundo da Elétrica.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)