Ar-condicionado split é melhor que o ar-condicionado inverter? O ventilador de parede é melhor que o ventilador de teto? Em dias quentes é mais vantajoso usar ventilador ou ar-condicionado? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai explicar tudo que você precisa saber antes de comprar um ar-condicionado ou ventilador, vamos lá pessoal!

Ventilador x ar-condicionado

Nos dias quentes buscamos várias maneiras para amenizar o calor, e estamos procurando sempre a melhor forma de deixar o ambiente mais agradável, priorizando o melhor custo benefício.

A maioria das pessoas sabem que os aparelhos mais usados em dias quentes são o ventilador e o ar-condicionado, mas saiba que eles são aparelhos completamente diferentes!

Portanto, qual é melhor? Qual consome menos energia elétrica? Isso é o mais importante? Leia atentamente cada dica que vamos passar, e assim você certamente vai fazer a melhor escolha!

Ar condicionado inverter ou ar-condicionado split

Conheça as principais vantagens do ar-condicionado e ventilador!

Ventilador: Características

O ventilador é responsável por fazer o ar circular pelo ambiente, tornando o local mais fresco e com uma sensação térmica menor. Os tipos mais comuns de ventiladores são os ventiladores de teto, parede e mesa!

Ar-condicionado: Características

O Ar-condicionado é responsável por refrigerar, ventilar e na maioria dos casos filtrar o ar do ambiente. Também temos vários tipos de condicionadores de ar como por exemplo, ar-condicionado split, ar-condicionado de janela ou ar-condicionado portátil.

Ventilador x ar-condicionado: Preço

Quando o consumidor vai escolher entre ar-condicionado e ventilador, o primeiro critério é sempre o preço! Neste caso quem leva vantagem é o ventilador, justamente porque o seu preço é bem menor!

Ventilador x ar-condicionado: Consumo elétrico

O segundo fator sem dúvidas é o consumo elétrico! Como o ventilador consome uma quantidade bem menor de energia elétrica, ele é mais vantajoso para quem não quer um aumento na conta de luz!

Caso você não saiba, existe ar-condicionado e ventilador com tecnologia para reduzir os gastos, ou seja, deixar o aparelho mais eficiente. Então o recomendado é sempre escolher os modelos que têm o selo de eficiência energética do PROCEL.

Ventilador x ar-condicionado: Instalação

Outro ponto importante que devemos analisar é a instalação, que também pode acabar gerando um custo maior. Novamente o ventilador é muito melhor, porque é um aparelho mais prático, principalmente se for ventilador portátil.

Porém, se for um ventilador de teto a situação é diferente, porque assim como o ar-condicionado, você vai precisar de um profissional capacitado para fazer a instalação, ou seja, isso também gera custos.

A instalação do ar-condicionado portátil é bem mais prática do que os outros modelos, mas mesmo assim eles precisam de uma janela para a saída do ar quente produzido pela condensadora.

Ventilador x ar-condicionado: Manutenção

O quarto ponto da nossa lista é a manutenção! Sabemos que o ar-condicionado exige um cuidado especial quanto a limpeza e a troca do filtro. Então, o ventilador acaba sendo mais vantajoso por raramente precisar de manutenção!

Ventilador x ar-condicionado: Praticidade

Como o ventilador portátil é leve, fácil para transportar e manusear, quando falamos de praticidade podemos dizer que o ventilador é muito melhor. Entretanto, se for um ventilador de teto a realidade é bem diferente, e neste caso não há diferença prática entre ventilador e ar-condicionado.

Ventilador x ar-condicionado: Refrigeração

A refrigeração é uma parte fundamental para combater o calor. Portanto, o ar-condicionado leva ampla vantagem, porque ao contrário do que muitos pensam, o ventilador não tem capacidade de refrigerar o ambiente.

Ventilador x ar-condicionado: Controle da temperatura

O controle da temperatura é outro ponto importante! Como o ventilador não tem capacidade de refrigeração, nos dias bem quentes o ventilador vai apenas soprar um ar quente na direção apontada. Ao contrário do ventilador, com o ar-condicionado conseguimos uma ótima redução da temperatura do ambiente, permitindo um controle exato da temperatura.

Ventilador x ar-condicionado: Saúde

Sabemos que o filtro do ar-condicionado pode ser um ótimo aliado à saúde, permitindo que o ar fique muito mais limpo. Como o ventilador produz um forte vento, o aspecto saúde pode ser bem diferente, tornando-se uma desvantagem, visto que essa condição favorece uma circulação muito maior de sujeira pelo ambiente.

Ar condicionado inverter ou ar condicionado split

Comparativo entre ventilador e ar-condicionado, saiba qual comprar!

Agora que conhecemos melhor estes aparelhos, fica mais fácil saber qual aparelho escolher na hora de comprar. Quando precisamos resolver o problema do calor e deixar o ambiente o mais agradável possível, sem dúvidas o ar-condicionado é a melhor opção, devido à sua capacidade de refrigeração e controle exato da temperatura.

Também existem situações onde não é possível quebrar a parede para fazer a instalação do ar-condicionado. Nestes casos a melhor opção sem dúvidas é o ventilador! Portanto, o melhor aparelho será aquele que solucionar o seu problema dentro da sua condição financeira e outros aspectos!

O canal Mundo da Elétrica fez um vídeo sobre ar-condicionado, onde várias dúvidas comuns foram respondidas, vale a pena assistir!

É importante que o profissional do Mundo da Elétrica saiba essas informações, pois dessa forma ele pode indicar para seu cliente, qual o aparelho mais adequado de acordo com as suas condições. Um profissional que entende do assunto com certeza vai ter mais clientes!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)