O profissional autônomo do Mundo da Elétrica deve sempre estar em busca de novos clientes pois o período entre manutenções e novas instalações elétricas a um mesmo cliente em eletricidade pode ser um período longo, não é todo dias que se concerta a mesma máquina ou se instala um ventilador de teto para um mesmo cliente. A busca constante de novos clientes é a garantia do salário do autônomo.

Algumas dicas simples vão ajudar a conquistar novos clientes, e tão importante quanto conquistá-los é mantê-los.

Estamos sempre preocupados com a concorrência nos trabalhos em eletricidade pois é fato que existem muitos profissionais capacitados para exercer atividades elétricas e, outros tantos não capacitados mas que tem conhecimento mínimo ou mesmo conhecimento nenhum e executam instalações elétricas, os chamados “Zé faísca”.  Alguns pontos devem ser lembrados para que se quebre esta idéia de que a concorrência não deixa espaço para todos:

  • Existem milhões de instalações elétricas no Brasil e todas precisão de reformas e manutenções.
  • Milhares de casas, apartamentos e lojas estão sendo construídas neste exato momento e todas vão precisar de profissionais de eletricidade para executar a instalação elétrica e se somar as que no futuro precisarão de reformas e manutenções.
  • Um profissional autônomo tem uma quantidade limitada de tempo, em uma semana por exemplo, para trabalhar, ele não consegue pegar todos os serviços ao mesmo tempo (sempre vai ter espaço para mais profissionais).
  • Eletricidade é fundamental a todas as tecnologias que possuímos hoje, praticamente nada funciona sem eletricidade.

Agora que entendemos que tem espaço para todos o grande problema é achar os clientes. Uma frase interessante para pensarmos sobre o assunto e:

Se ninguém te empregar, se empregue.

Seja fácil de ser achado.

O cliente precisa te achar, e isso precisa ser fácil, o cliente não quer ter trabalho, pelo contrário ele precisa que o trabalho seja feito, desta forma tudo deve ser feito de maneira a facilitar a vida do cliente, começando pela forma como ele te acha.

  • Cartão de visitas;

O cartão é o ponto de contato mais simples, é barato de ser feito, deve conter informações claras de contato, telefone, email, site (quando tiver) redes sociais e etc. Evite cores e desenhos que dificultem a visualização das informações no seu cartão. Faça vários para distribuir em seu bairro e nas regiões próximas de onde mora.

Lembre-se que quanto mais próximo o trabalho menos despesas com deslocamento.

Cartão do Mundo da Elétrica.

Cartão de visita Mundo da Elétrica.

  • Redes sociais;

Ferramentas como Facebook e Instagram são gratuitas e são ótimas para a divulgação de seus trabalhos, a possibilidade de divulgar seu trabalho com fotos é incrível e aumenta a atratividade. Hoje todas as pessoas estão na internet, é o local mais fácil para achar o que precisa, inclusive os profissionais do Mundo da Elétrica.

Procure separar suas redes sociais pessoais das redes sociais para trabalho, isso passa ao cliente uma impressão muito mais profissional e é mais atrativa, um possível cliente que discorde de sua ideologia política por exemplo pode ser um cliente perdido, por isso a necessidade de separar o pessoal do profissional.

Tanto Facebook como Instagram proporcionam a possibilidade de publicidade paga, ou seja por um valor você pode atingir milhares de pessoas de forma direcionada, como por exemplo segmentando por cidade, idade ou gênero. Um pequeno investimento que pode valer a pena.

Seja referência para sempre ser indicado.

Para o autônomo a indicação ainda é a melhor forma de conseguir novos clientes. Sua reputação é sua maior ferramenta profissional e para ser indicado seu serviço precisa ser bem executado e você deve procurar sempre ser referência, a meta é se destacar dos demais.

Ser referência não é somente fazer correto ou com capricho, estes dois pontos não são diferenciais são obrigação.

  • Uniforme;

Apresentar-se com uma camisa que identifique sua empresa ou seu trabalho como eletricista vai mostrar o cliente além de um profissionalismo, um capricho,  que é um diferencial já que nem todos os eletricistas se apresentam uniformizados.

Uma dica é adquirir uma camisa do Mundo da elétrica por exemplo que mostra ao cliente que você se capacita frequentemente e está sempre em busca de novas informações.

Camisetas Mundo da Elétrica

Camisas Mundo da Elétrica.

  • Organização de ferramentas e materiais;

Durante o serviço seja organizado para mostrar ao cliente o quanto se preocupa com a organização, esta organização deve ser em tudo, horários, agenda, ferramentas, compra de material, limpeza do local de trabalho etc. Este é outro ponto que não deveria ser diferencial mas, infelizmente pela grande quantidade de profissionais não capacitados acaba sendo esquecido.

  • Converse com o cliente, explique o que está sendo feito;

Nem sempre o cliente entende de eletricidade, na maioria das vezes não, então deve se explicar de maneira simples o que esta sendo feito, isso mostra ao cliente que você sabe o que esta fazendo e cria um laço de confiança, este laço é um ponto importante para que ele te indique para outros clientes. Ser educado e agradável nestas conversas é essencial.

  • Não se coloque acima do cliente, mas junto a ele para resolver o problema.

Sua principal função em um trabalho com eletricidade é resolver o problema do cliente, se colocar acima do cliente muitas vezes passa um ar de arrogância, mesmo que o cliente não entenda de elétrica escute tudo o que ele e tem pra dizer e pondere as informações que ele te passou, além de aumentar o laço de confiança pode te ajudar a resolver o problema de forma mais rápida e fácil.

Diversifique os trabalhos que costuma realizar.

O eletricista deve estar em constante capacitação, todos os dias novas tecnologias e componentes são lançados e conhecer estes componentes e tecnologias pode angariar mais clientes.

  • Aprenda comandos elétricos;

Comandos elétricos tem aparecido com cada vez mais frequência nas instalações residencias, bombas para piscinas, sistema de hidromassagem, sistemas de irrigação, coleta e reuso de água de chuva e etc. Muitos eletricistas prediais acabam repassando estes comandos para outros profissionais do Mundo da Elétrica por não saberem executar.

  • Aprenda leitura de projetos elétricos;

Ler um projeto elétrico ainda é um diferencial para eletricistas instaladores, e pode render bons clientes, seja na manutenção ou novas instalações residenciais.

Projeto elétrico predial.

Projeto elétrico residencial.

  • Mescle com área de afinidade;
    • Construção civil.
    • Gesso, pintura e drywall.
    • Redes de informática.
    • Segurança eletrônica (alarmes, interfone, combate a incêndio, sistema de vídeo).

Estas áreas podem ser uma carta na manga, seja executando serviço destas áreas ou mesmo fazendo parcerias pontuais com profissionais destas áreas. Um exemplo é que nem todo eletricista quebra paredes para instalar caixas de passagem, aprender um pouco de construção civil para estes casos pode ser uma boa opção ou fazer uma parceria de indicar um pedreiro para estes serviços, provavelmente a indicação do pedreiro em caso de um trabalho de elétrica vai acontecer em contra partida.

Serviços sazonais.

Algumas épocas do ano proporcionam um aumento em certos tipos de serviços, sempre devido as condições climáticas e de meio ambiente, se preparar com antecedência à estas épocas vai garantir uma vantagem com relação aos concorrentes.

  • Período de chuvas e raios.

Nesta época do ano a quantidade de equipamentos eletroeletrônicos que queimam é muito grande e a necessidade de proteção contra descargas atmosféricas aumenta. Atividades como instalação de DPS e sistemas de aterramento são muito comuns, além é claro da manutenção dos equipamentos danificados.

  • Inverno.

No inverno o principal equipamento que merece atenção são os chuveiros elétricos, considerado vilão do gasto energético em algumas instalações elétricas, no inverno, seu uso na potência mais alta pode provocar a queima da resistência e nas instalações mais velhos um sobreaquecimento de cabos e emendas. A manutenção dos chuveiros e circuitos, torna-se no inverno uma excelente oportunidade de serviço.

Outros aparelhos de aquecimento devem ter atenção redobrada nesta época, torneiras elétricas, estufas de aquecimento, condicionadores de ar com opção de aquecimento e etc.

  • Verão.

Ao contrário do inverno o calor do verão torna a atividade de instalação de ar condicionado e circuitos para condicionadores de ar uma atividade constante, saber dimensionar corretamente estes circuitos e fazer a instalação correta dos condicionadores de ar é um grande diferencial e pode render muitos clientes.

O ventilador de teto é um equipamento que tem muito destaque no verão por ser barato se comparado aos condicionadores de ar, sua instalação exige, na grande maioria dos casos, passagem de novos cabos, o que agrega valor ao serviço. Veja abaixo um vídeo sobre controlador de ventilador e passagem de seus cabos.

A época de sazonalidade deve ser preparada com antecedência, tendo alguns materiais como resistências de chuveiro em estoque, ou mesmo caixa para disjuntor e tomada de ar condicionado, isso vai garantir um atendimento rápido ao cliente e vai render pontos no quesito indicação, aumentando seu “indicômetro”.

Para alcançar novos clientes a pró atividade é muito importante, você precisa dos clientes, os clientes precisam de um eletricista e existem vários no mercado, a pró atividade faz com que os clientes escolham você ao invés do concorrente. Este é um dos maiores segredos para se ter novos clientes.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

14 comentários para “Eletricista, 4 dicas para conseguir novos clientes.”

  1. Marcos

    Muito bom ter como nossos orientador.

    Responder
  2. Carlos

    Muita paz, muito boa noite, agradeço bastante a compartilha dessa magnifica experiência, irei por em pratica, Deus vos abençôe ricamente…

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado por nos prestigiar Carlos! Amém!

      Responder
  3. Jader

    Suas colocações são úteis e beneficiam o faça-você-mesmo.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Jader!

      Responder
  4. Celso Piqui

    Gostei muito!

    Responder
  5. Cloves

    Ótimas dicas, em época de crise temos que está atualizados.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Cloves!

      Responder
  6. Quissanga

    Obrigado pela paciência de descrever estas informaçôes!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sempre a disposição!

      Responder
  7. Christiane Evangelista Valério

    Artigo útil e muito bem explicado, parabéns.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Christiane!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)