Como ajudar o cliente e com isso ter mais vendas.
Hoje vamos falar do seu relacionamento com o cliente. Vejam como a interação entre vocês pode ajudar na decisão do cliente na hora de contratar o seu serviço, e como ele pode ser um ótimo aliado para seu negócio.
O cliente é um dos maiores aliados na hora de divulgar seu trabalho, mas isso só será possível se você conseguir conquistar a sua confiança. Neste artigo trouxemos algumas dicas para que você alcance este objetivo. A conversa preliminar com o cliente é muito importante, todos os detalhes tem de ser acertados antes, isto é uma forma de ajudar o cliente, mostrando tudo que vai ser feito e onde tudo vai ser gasto e ao mesmo tempo uma forma de fazer com que o cliente tenha plena confiança no seu serviço e futuramente isso vai te ajudar a se promover com as indicações que virão deste cliente.
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Respeite as suas limitações
A maior parte das empresas e pessoas tem o maior orgulho de mostrar o que podem fazer pelo cliente e que tudo será sucesso absoluto. De certa forma isso é muito bom, mas alguns acabam sendo desonesto e oferecem serviços que não podem cumprir.
Seja simples e objetivo. Converse com o cliente e deixe bem claro o que você não pode, ou não consegue fazer. É muito mais interessante ter esta atitude do que realizar um serviço ruim e com isso manchar de vez a sua imagem.
Atender as expectativas
É fundamental estar sempre atencioso e pronto para sanar todas as dúvidas do cliente. Atualmente, existe muita informação de fácil acesso e isso acaba causando muita dúvida. Durante o orçamento, a prestação do serviço e depois disso, esteja sempre aberto para conversas.
Você deve mostrar que fazer negócios com você é fácil e seguro. Como fazer isso? Atendendo as necessidades do cliente, oferecendo um serviço honesto e eficaz, mas principalmente sendo bem claro na comunicação com o cliente.
- O contato com você é fácil e a resposta é rápida e eficaz?
- No caso de dúvidas e divergências elas serão ouvidas?
- É importante explicar porque o cliente nem sempre tem razão.
Antecipar-se ao cliente
Esta dica é muito importante. Se você souber atender o cliente, certamente ele irá gostar da sua proposta e contratar o seu serviço. Esteja capacitado e atualizado, desta forma você será capaz de responder todas as objeções do cliente antes mesmo que ele tenha lhe perguntado. Apresente para ele a importância de contar com um trabalho seguro e de qualidade, mostre por que o barato pode sair caro.
Honestidade no preço
Jamais aumente o valor do serviço para depois chegar ao valor real com falsos descontos. Esta relação desonesta com o cliente é ruim e futuramente pode desgastar a relação.
Indique o valor real do trabalho. Com um trabalho bem realizado e um relacionamento honesto com seu cliente, as chances de você conseguir mais serviços e consequentemente mais dinheiro é muito maior.
Quando mostrar o orçamento, explique para o cliente o porquê deste valor, de preferência, mostre o valor das peças de reposição se assim for caso. Desta forma o cliente entenderá que o preço é justo e não haverá aquele joguinho do desconto desonesto.
Já que falamos do orçamento, entramos em outro ponto polêmico. Cobrar ou não cobrar a visita de orçamento? Não estamos aqui para criar regras, mas a nossa dica é que não se deve cobrar o orçamento.
O cliente sempre irá buscar o valor mais em conta e certamente ele irá escolher pelo prestador de serviço que não cobra o orçamento. Mesmo que seu serviço seja melhor, dificilmente ele irá optar por você.
Quando é o primeiro contato com este cliente, ai sim é que não se deve cobrar mesmo. É a chance de criar uma boa relação e ganhar a confiança deste cliente através da eficiência do seu trabalho.
As indicações que um cliente satisfeitos faz para outras pessoas é muito mais vantajoso do que o lucro financeiro momentâneo da visita de orçamento. Um cliente feliz é a ferramenta mais forte que você terá na sua área de marketing.
Ouvir os clientes
Por mais louco que pareça, os clientes estão sempre nos dando dicas. Em algumas opiniões, eles podem te ajudar a melhorar o seu serviço, seu atendimento, sua divulgação, etc.
Sendo assim, jamais esnobe as opiniões dos clientes. Atualmente as redes sociais oferecem uma aproximação fantástica com os clientes, lhe permitindo obter um feed back quase que imediato.
Lembre-se que esta opinião está vindo das pessoas que podem buscar o seu serviço, ou seja, o que elas dizem é justamente o que gostariam de ouvir e receber no momento da prestação do serviço.
É lógico que não devemos levar tudo que é dito, porque existem pessoas totalmente sem noção. Devemos filtrar aquilo que pode potencializar e melhorar o nosso serviço prestado.
Para finalizar, esteja sempre bem disposto durante o trabalho. As pessoas mal educadas, mal humoradas deixam transparecer isso facilmente e nenhum cliente gosta destas personalidades. Faça o seu trabalho com amor e isso lhe renderá ótimos frutos.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
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2 comentários para: “Como ajudar o cliente e com isso ter mais vendas.”
Fábio Rocha
Parabéns pelas dicas, foi instrutivo e valiosas as informações…
Equipe Mundo da Elétrica
Sempre a disposição!